HELP!!! Passar Fibra pelas Tomadas Electricas (POF)

Responder
bronco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 out 2008, 10:01

HELP!!! Passar Fibra pelas Tomadas Electricas (POF)

Mensagem por bronco »

Viva,

Necessito de passar fibra (POF - Plastic Optical Fiber) pelas tomadas electricas entre piso 0 e piso 2 de uma moradia.
Para tal comecei por desmanchar a tomada do sotão e tentei passar uma guia de silicone que retirei por não conseguir evoluir e depois uma guia metalica mas passado um bocado não consigo mexer nada. Perguntas:
1-Os troços por onde estou a passar a guia já tem cabo(3) bem grosso para tomadas.
Passando uma guia por uma ponta, e esperando-a noutra ponta, como ter a certeza que o cabo deverá sair em determinado sitio?
Dá para passar fumo, som, pó? Desligando o troço previamente da electricidade existe algo que possa comprar para assegurar que existe continuidade no troço que estou a testar?
É que já passei quase dez metros de guia, a certa altura prende, e não sei se a guia deverá sair por onde estou á espera. A distancia entre tomadas é cerca de 5 metros. Se tiver a certeza que a guia deverá sai em determinado sitio então insisto. O problema é que não sei se a guia (tomada ou piso) já saiu noutro sitio onde eu não estava á espera...
(Estou a fazer isto sozinho)
(Desmanchei todas as tomadas do sotão)
(Não tenho os planos de electricidade e já aconteceu passar uma guia na sala e acabar com a guia na garagem, apenas porque fecharam a porta de acesso á garagem mas deixaram o buraco para o interruptor na sala??? Eu a julgar que era para um "aplique"???)

2- Os tubos de alimentação de tomadas não sobem á caixas de derivação?(Circulam todos pelo chão até ao disjuntor?)
3- É normal a instalação das tomadas ser em serie? (Passar tubo de continuidade duma para outras?)
Obrigado
Última edição por bronco em 13 out 2008, 11:25, editado 1 vez no total.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: HELP!!! Passar Fibra pelas Tomadas Electricas (POF)

Mensagem por nelmindo »

meus Deus, que imbrólio. Geralmente é dificil de passar a guia, já com condutores no tubo e ainda mais dificil será rebocar o quer que seja, mesmo que consigas introduzir a guia, porque podem ficar entrelaçados. Na prática, constuma-se desenfiar, mas usando os condutores antigos para rebocar a guia, juntar os condutores que necessitamos e agora rebocar os condutores novos e antigos, com a ajuda da guia que anteriormente foi introduzida.
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

isso mesmo mas tendo o cuidado de desligar a corrente nessas tomadas especialmente se tiver a utilizar a guia metalica

por acaso nao tem caixas de derivaçao por perto?
Melhores cumprimentos
bronco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bronco »

Obrigado.

"por acaso nao tem caixas de derivaçao por perto?"

Tem mas não percebo nada daquilo que está a acontecer.

Dada uma determinada tomada A, chegam um conjunto de fios e partem dela um igual conjunto de fios.
Se eu desligar um desses fios (preto) a tomada B seguinte (e todas as outras) deixa de ter electricidade o que parece fazer sentido e indicar que daquela tomada segue uma fase para a outra tomada.
Se voltar a ligar tudo e desligar um fio (preto) na tomada B todas as outras tomadas do piso deixam de ter electricidade á excepção da A e B.
Isto parece querer indicar que existe um fio que liga as 2 tomadas.
A guia que passo no entanto do ponto A no sentido para B entra cerca de 5 metros e depois esbarra.
No entanto quando enfio em sentido contrário (de B para A) acontece exactamente a mesma coisa ou seja entra cerca de 5 metros e depois esbarra.
Isto parece querer indicar que por algum motivo não existe comunicação entre A e B mas entre outro ponto qq que não estou a perceber...

Alguem me ajuda? (Desenfiar os condutores antigos não é opção)

Obrigado
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

boas

como ja foi dito em cima por um colega, é muito mais dificil fazer passar cabos onde ja la existem outros e uma soluçao seria de enfiar os cabos todos de uma vez.

porque nao contrata alguem com experiencia que lhe resolve isso facilmente e sem correr riscos de andar a desligar fios etc

seria mais sensato a meu ver
Melhores cumprimentos
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36
Has thanked: 3 times

Mensagem por nsilva »

boas.

só te vais safar retirando os fios existentes e passar de novos todos ao mesmo tempo.

normalmente, as electrificações ficam a tubo erfe 16mm, como tens três fios de 2,5mm, complica as coisas.

Cuidado com a passagem da fibra requer alguns cuidados para não partir!

boa sorte.

Cumprimentos.
bronco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bronco »

Quanto a pedir a alguem para retirar/passar cabo, o problema já nem se coloca porque esgotei todo o orçamento do projecto ....na fibra optica e connectores.

A fibra utilizada é de plástico (POF - Plastic Optical Fiber) e portanto suporta mais do que a
habitual.

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Como boa pratica não se deve passar comunicações perto de outros condutores de tensão, dado poder criar interferências nos sinais de comunicação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Já para não falar em curto-circuitos
bronco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bronco »

A passagem da fibra não gera interferencia nem é afectada pela passagem de corrente electrica.
A capacidade de gerar curto circuitos não existe
(os alemães já tem cabos com os habituais 3 condutores e mais um de fibra)
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36

Mensagem por nsilva »

boas.

aos comentários anteriores:

As fibras são imunes aos ruidos, assim como também não transmitem ruidos na rede!
são apenas feixes de luz!

Cumprimentos
Ammasl
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 dez 2008, 10:35

Mensagem por Ammasl »

Caro amigo, já pensou que a cabeça da guia pode estar a bater no remate da caixa de aparelhagem e não passa para dentro da mesma?
Como foi referido, pode usar os fios como guia, mas atenção, se a instalação for algo antiga, poderá correr mal, além disso, o tubo pode estar danificado.
bronco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por bronco »

Ammasl Escreveu:Caro amigo, já pensou que a cabeça da guia pode estar a bater no remate da caixa de aparelhagem e não passa para dentro da mesma?
Como foi referido, pode usar os fios como guia, mas atenção, se a instalação for algo antiga, poderá correr mal, além disso, o tubo pode estar danificado.
Já comprei 2 guias (uma metálica e outra de silicone).
O problema parece ser de desenho mesmo. (Quem desenha geralmente nunca implementa...)
Aparentemente tenho que passar fibra entre pisos e a fazê-lo do piso 1 para o piso 0, alguem decidiu em vez de fazer uma prumada vertical, levar cabo em cerca de 15 metros entre pisos e contornar paredes.
O inacreditável é que apesar de o tubo ser extremamente largo , tambem o cabo é igualmente largo e passados cerca de 13 metros nada anda mais.
Vou agora retirar cabo e rebocar com antigo.
Infelizmente não se consegue comprar cá guias de fibra optica que suportam forças de mais de 100Kg (>220 Libras), mas o preço tambem é incomportavel... mas penso que isto resolveria a questão.

Obrigado no entanto pela dica
e Bom Ano.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”