HELP!!! Passar Fibra pelas Tomadas Electricas (POF)
HELP!!! Passar Fibra pelas Tomadas Electricas (POF)
Viva,
Necessito de passar fibra (POF - Plastic Optical Fiber) pelas tomadas electricas entre piso 0 e piso 2 de uma moradia.
Para tal comecei por desmanchar a tomada do sotão e tentei passar uma guia de silicone que retirei por não conseguir evoluir e depois uma guia metalica mas passado um bocado não consigo mexer nada. Perguntas:
1-Os troços por onde estou a passar a guia já tem cabo(3) bem grosso para tomadas.
Passando uma guia por uma ponta, e esperando-a noutra ponta, como ter a certeza que o cabo deverá sair em determinado sitio?
Dá para passar fumo, som, pó? Desligando o troço previamente da electricidade existe algo que possa comprar para assegurar que existe continuidade no troço que estou a testar?
É que já passei quase dez metros de guia, a certa altura prende, e não sei se a guia deverá sair por onde estou á espera. A distancia entre tomadas é cerca de 5 metros. Se tiver a certeza que a guia deverá sai em determinado sitio então insisto. O problema é que não sei se a guia (tomada ou piso) já saiu noutro sitio onde eu não estava á espera...
(Estou a fazer isto sozinho)
(Desmanchei todas as tomadas do sotão)
(Não tenho os planos de electricidade e já aconteceu passar uma guia na sala e acabar com a guia na garagem, apenas porque fecharam a porta de acesso á garagem mas deixaram o buraco para o interruptor na sala??? Eu a julgar que era para um "aplique"???)
2- Os tubos de alimentação de tomadas não sobem á caixas de derivação?(Circulam todos pelo chão até ao disjuntor?)
3- É normal a instalação das tomadas ser em serie? (Passar tubo de continuidade duma para outras?)
Obrigado
Necessito de passar fibra (POF - Plastic Optical Fiber) pelas tomadas electricas entre piso 0 e piso 2 de uma moradia.
Para tal comecei por desmanchar a tomada do sotão e tentei passar uma guia de silicone que retirei por não conseguir evoluir e depois uma guia metalica mas passado um bocado não consigo mexer nada. Perguntas:
1-Os troços por onde estou a passar a guia já tem cabo(3) bem grosso para tomadas.
Passando uma guia por uma ponta, e esperando-a noutra ponta, como ter a certeza que o cabo deverá sair em determinado sitio?
Dá para passar fumo, som, pó? Desligando o troço previamente da electricidade existe algo que possa comprar para assegurar que existe continuidade no troço que estou a testar?
É que já passei quase dez metros de guia, a certa altura prende, e não sei se a guia deverá sair por onde estou á espera. A distancia entre tomadas é cerca de 5 metros. Se tiver a certeza que a guia deverá sai em determinado sitio então insisto. O problema é que não sei se a guia (tomada ou piso) já saiu noutro sitio onde eu não estava á espera...
(Estou a fazer isto sozinho)
(Desmanchei todas as tomadas do sotão)
(Não tenho os planos de electricidade e já aconteceu passar uma guia na sala e acabar com a guia na garagem, apenas porque fecharam a porta de acesso á garagem mas deixaram o buraco para o interruptor na sala??? Eu a julgar que era para um "aplique"???)
2- Os tubos de alimentação de tomadas não sobem á caixas de derivação?(Circulam todos pelo chão até ao disjuntor?)
3- É normal a instalação das tomadas ser em serie? (Passar tubo de continuidade duma para outras?)
Obrigado
Última edição por bronco em 13 out 2008, 11:25, editado 1 vez no total.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: HELP!!! Passar Fibra pelas Tomadas Electricas (POF)
meus Deus, que imbrólio. Geralmente é dificil de passar a guia, já com condutores no tubo e ainda mais dificil será rebocar o quer que seja, mesmo que consigas introduzir a guia, porque podem ficar entrelaçados. Na prática, constuma-se desenfiar, mas usando os condutores antigos para rebocar a guia, juntar os condutores que necessitamos e agora rebocar os condutores novos e antigos, com a ajuda da guia que anteriormente foi introduzida.
isso mesmo mas tendo o cuidado de desligar a corrente nessas tomadas especialmente se tiver a utilizar a guia metalica
por acaso nao tem caixas de derivaçao por perto?
por acaso nao tem caixas de derivaçao por perto?
Melhores cumprimentos
Obrigado.
"por acaso nao tem caixas de derivaçao por perto?"
Tem mas não percebo nada daquilo que está a acontecer.
Dada uma determinada tomada A, chegam um conjunto de fios e partem dela um igual conjunto de fios.
Se eu desligar um desses fios (preto) a tomada B seguinte (e todas as outras) deixa de ter electricidade o que parece fazer sentido e indicar que daquela tomada segue uma fase para a outra tomada.
Se voltar a ligar tudo e desligar um fio (preto) na tomada B todas as outras tomadas do piso deixam de ter electricidade á excepção da A e B.
Isto parece querer indicar que existe um fio que liga as 2 tomadas.
A guia que passo no entanto do ponto A no sentido para B entra cerca de 5 metros e depois esbarra.
No entanto quando enfio em sentido contrário (de B para A) acontece exactamente a mesma coisa ou seja entra cerca de 5 metros e depois esbarra.
Isto parece querer indicar que por algum motivo não existe comunicação entre A e B mas entre outro ponto qq que não estou a perceber...
Alguem me ajuda? (Desenfiar os condutores antigos não é opção)
Obrigado
"por acaso nao tem caixas de derivaçao por perto?"
Tem mas não percebo nada daquilo que está a acontecer.
Dada uma determinada tomada A, chegam um conjunto de fios e partem dela um igual conjunto de fios.
Se eu desligar um desses fios (preto) a tomada B seguinte (e todas as outras) deixa de ter electricidade o que parece fazer sentido e indicar que daquela tomada segue uma fase para a outra tomada.
Se voltar a ligar tudo e desligar um fio (preto) na tomada B todas as outras tomadas do piso deixam de ter electricidade á excepção da A e B.
Isto parece querer indicar que existe um fio que liga as 2 tomadas.
A guia que passo no entanto do ponto A no sentido para B entra cerca de 5 metros e depois esbarra.
No entanto quando enfio em sentido contrário (de B para A) acontece exactamente a mesma coisa ou seja entra cerca de 5 metros e depois esbarra.
Isto parece querer indicar que por algum motivo não existe comunicação entre A e B mas entre outro ponto qq que não estou a perceber...
Alguem me ajuda? (Desenfiar os condutores antigos não é opção)
Obrigado
boas
como ja foi dito em cima por um colega, é muito mais dificil fazer passar cabos onde ja la existem outros e uma soluçao seria de enfiar os cabos todos de uma vez.
porque nao contrata alguem com experiencia que lhe resolve isso facilmente e sem correr riscos de andar a desligar fios etc
seria mais sensato a meu ver
como ja foi dito em cima por um colega, é muito mais dificil fazer passar cabos onde ja la existem outros e uma soluçao seria de enfiar os cabos todos de uma vez.
porque nao contrata alguem com experiencia que lhe resolve isso facilmente e sem correr riscos de andar a desligar fios etc
seria mais sensato a meu ver
Melhores cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
- Has thanked: 3 times
boas.
só te vais safar retirando os fios existentes e passar de novos todos ao mesmo tempo.
normalmente, as electrificações ficam a tubo erfe 16mm, como tens três fios de 2,5mm, complica as coisas.
Cuidado com a passagem da fibra requer alguns cuidados para não partir!
boa sorte.
Cumprimentos.
só te vais safar retirando os fios existentes e passar de novos todos ao mesmo tempo.
normalmente, as electrificações ficam a tubo erfe 16mm, como tens três fios de 2,5mm, complica as coisas.
Cuidado com a passagem da fibra requer alguns cuidados para não partir!
boa sorte.
Cumprimentos.
Quanto a pedir a alguem para retirar/passar cabo, o problema já nem se coloca porque esgotei todo o orçamento do projecto ....na fibra optica e connectores.
A fibra utilizada é de plástico (POF - Plastic Optical Fiber) e portanto suporta mais do que a
habitual.
Obrigado
A fibra utilizada é de plástico (POF - Plastic Optical Fiber) e portanto suporta mais do que a
habitual.
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Como boa pratica não se deve passar comunicações perto de outros condutores de tensão, dado poder criar interferências nos sinais de comunicação.
Cump.
Mário
Como boa pratica não se deve passar comunicações perto de outros condutores de tensão, dado poder criar interferências nos sinais de comunicação.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
A passagem da fibra não gera interferencia nem é afectada pela passagem de corrente electrica.
A capacidade de gerar curto circuitos não existe
(os alemães já tem cabos com os habituais 3 condutores e mais um de fibra)
A capacidade de gerar curto circuitos não existe
(os alemães já tem cabos com os habituais 3 condutores e mais um de fibra)
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
boas.
aos comentários anteriores:
As fibras são imunes aos ruidos, assim como também não transmitem ruidos na rede!
são apenas feixes de luz!
Cumprimentos
aos comentários anteriores:
As fibras são imunes aos ruidos, assim como também não transmitem ruidos na rede!
são apenas feixes de luz!
Cumprimentos
Caro amigo, já pensou que a cabeça da guia pode estar a bater no remate da caixa de aparelhagem e não passa para dentro da mesma?
Como foi referido, pode usar os fios como guia, mas atenção, se a instalação for algo antiga, poderá correr mal, além disso, o tubo pode estar danificado.
Como foi referido, pode usar os fios como guia, mas atenção, se a instalação for algo antiga, poderá correr mal, além disso, o tubo pode estar danificado.
Já comprei 2 guias (uma metálica e outra de silicone).Ammasl Escreveu:Caro amigo, já pensou que a cabeça da guia pode estar a bater no remate da caixa de aparelhagem e não passa para dentro da mesma?
O problema parece ser de desenho mesmo. (Quem desenha geralmente nunca implementa...)
Aparentemente tenho que passar fibra entre pisos e a fazê-lo do piso 1 para o piso 0, alguem decidiu em vez de fazer uma prumada vertical, levar cabo em cerca de 15 metros entre pisos e contornar paredes.
O inacreditável é que apesar de o tubo ser extremamente largo , tambem o cabo é igualmente largo e passados cerca de 13 metros nada anda mais.
Vou agora retirar cabo e rebocar com antigo.
Infelizmente não se consegue comprar cá guias de fibra optica que suportam forças de mais de 100Kg (>220 Libras), mas o preço tambem é incomportavel... mas penso que isto resolveria a questão.
Obrigado no entanto pela dica
e Bom Ano.