Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=27857&op=allFalta pouco tempo - já está a ser testado - para a introdução no mercado de um novo contador que fará uma pequena revolução no que respeita à tarifagem da electricidade na casa cada um.
A data para a sua utilização não está ainda definida, mas o novo projecto da EDP, o InovGrid, impulsionado pela saída do decreto-lei relativo à microprodução, foi tornado possível pelo Instituto de Engenharia e de Sistemas e Computadores do Porto (INESC) e “vai permitir criar casas energeticamente inteligentes”, afirmou a Ciência Hoje o coordenador da instituição, João Peças Lopes.
O sistema passará pela substituição do actual contador pelo Energy box – “uma caixa que permite contar a energia consumida e produzida nos lares” – com um investimento mínimo e que ocupará exactamente a mesma dimensão, em termos de espaço.
Qualquer pessoa poderá “medir a energia consumida e produzida em sua casa, desde que tenha a instalação de microgeração”. Sendo assim, “a informação da contagem é enviada através de um processo de comunicações próprio e elimina-se a inspecção visual do contador que é feita periodicamente pela companhia eléctrica e evita erros de leitura dado o rigor do método”, continuou o investigador.
Tudo será feito automaticamente por esse computador que “tem uma componente com funcionalidades avançadas que melhoram a eficiência da energia dentro de uma instalação de utilização”. O InovGrid faculta aos detentores a possibilidade de explorar melhor planos de tarifação que serão disponibilizados e isso traduzir-se- a na redução da factura de electricidade.
Consumidor/Produtor
Qualquer pessoa que tenha este sistema poderá, no futuro, tornar-se consumidor/produtor. João Peças Lopes explicou ao Ciência Hoje que os clientes “podem admitir que alguns dos seus equipamentos, sejam eles o fogão, o cilindro ou outros, possam ser desligados por um determinado tempo, quando na rede eléctrica existir uma situação de stresse”. Quando diminuir o consumo é uma solução, o adquiridor da caixa estará "a prestar um serviço à rede, aliviando-a e este será remunerado, sendo descontado em facturas posteriores”, concluiu. Para isso, o consumidor terá de assinar um contrato de disponibilidade e estipular a duração da prestação. O processo não interferirá com a comodidade, apenas atrasará as tarefas em questão.
Na Europa, apenas a Itália dispõe de um sistema de telecontagem semelhante, mas não tão desenvolvido. O sistema italiano foi o primeiro do género, mas é limitado e padece de flexibilidade quando comparado com o InovGrid.
O projecto conta, numa primeira fase, até 2010, com um investimento de 12 milhões de euros e é uma medida sem data prevista. Também ainda não está definido de quem será a responsabilidade de substituir o contador. Poderá ficar a cargo do próprio consumidor, da empresa distribuidora ou de um prestador de serviços.
Vem aí o aparelho que permite poupar nas contas da electrici
- admin
- Admin
- Mensagens: 4724
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Localização: Algarve
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Vem aí o aparelho que permite poupar nas contas da electrici
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum