Energias renováveis são estratégia certa contra choque petro

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4724
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Energias renováveis são estratégia certa contra choque petro

Mensagem por admin »

Energias renováveis são estratégia certa contra choque petrolífero


2008-09-18

A forte aposta que Portugal está a fazer nas energias renováveis desde há três anos é a estratégia certa para fazer face ao choque petrolífero, disse o Primeiro-Ministro no lançamento da primeira pedra de uma fábrica de pás de rotor para torres eólicas em Viana do Castelo, em 18 de Setembro. «É absolutamente fundamental que o país tome consciência que não deve estar tão dependente do petróleo, e a melhor forma de reduzir essa dependência é aumentar a percentagem de electricidade baseada em energias renováveis, aproveitando a energia que podemos produzir aqui», afirmou José Sócrates.

O PM recordou que nos dois anteriores choques petrolíferos todos os actores políticos e económicos concordaram que era necessário reduzir a dependência do petróleo, mas «nada se fez». «Não estou disponível para que tudo volte a acontecer sem ninguém fazer nada. Ninguém nos perdoaria se, daqui a 15 ou 20 anos, aqui estivessem os actores da nova geração dizendo que vivemos o terceiro choque petrolífero e nada fizemos».

«Três anos depois [da aprovação da Estratégia Nacional para a Energia], podemos dizer que Portugal está numa situação no Mundo que nos coloca no conjunto de países mais evoluídos em termos de energias renováveis», frisou Sócrates.

De facto, Portugal é o 5.º país na Europa que usa mais energias renováveis na produção de electricidade, produzindo 42% da sua electricidade com energias renováveis; o objectivo para 2020 é chegar aos 60%. O Ministro da Economia e da Inovação, que citou estes números, referiu também que Portugal passou de uma potência instalada de 500 megawatts de energia eólica em 2004 para os actuais 2500 mega-watts, um valor que até 2010 subirá para 5000. No conjunto a substituição do petróleo para produção de electricidade representa uma poupança de mil milhões de euros por ano, quer em termos de CO2 quer em termos de combustíveis fósseis.

A fábrica representa uma investimento de 55 milhões de euros que criará 500 postos de trabalho e integra-se num cluster eólico que a empresa alemã Enercon está a instalar em Portugal. Este conjunto de unidades fabris engloba Este uma outra fábrica de pás de rotor, uma fábrica de geradores, uma unidade de mecatrónica, uma fábrica de torres de betão e um centro administrativo e de formação. No total, significa um investimento de 200 milhões de euros e vai criar 2500 postos de trabalho directos e 7500 indirectos. Ao mesmo tempo, permitirá aumentar as exportações já existentes numa área onde ainda há três anos Portugal era importador
Fonte: http://www.governo.gov.pt/Portal/PT/Pri ... vaveis.htm
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”