Equipotencialização Contentores de Obra

Responder
sx4
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 fev 2008, 18:38

Equipotencialização Contentores de Obra

Mensagem por sx4 »

Caros Colegas,

Tenho um dilema que me esta a fazer confusão em ralação a equipotencialização das terras.
Tenho um conjunto de contentores interligados entre si através de condutor H07V-R1G16 e nos 4 cantos foi instalado um eléctrodo de terra.
Tendo a alimentação ao Q.geral dos contentores sido feita a cabo XV5G16 proveniente do Q.G.B.T do edifício a remodelar, o sistema de terras existente no foi realizado mediante vários piquets espalhados pelo exterior do edifício em 1942.
Ora, a minha duvida reside no facto de se ao ligarmos a estrutura metálica dos contentores ao barramento do Q.geral dos contentores não haverá problema de diferenças de potencial, visto termos duas terras no sistema e não uma.
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Re: Equipotencialização Contentores de Obra

Mensagem por apb »

Viva
Essa questão não se coloca pois estas a falar de um condutor "teoricamente" sem tensão, que tem como função descarregar correntes de defeito. Ao interligar os contentores c/ terras independentes ao terra do QGBT apenas estás a fazer um reforço de terras, que em caso de descarga acciona a protecção diferencial.

Cumprimentos
sx4
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 fev 2008, 18:38

Mensagem por sx4 »

eu liguei para a certiel que me confirmou que poderia ser feito, mas duvidei, porque ja fui induzido algumas vezes em erro por eles. Depende do técnico que nos atende.
Para a mesma questão já cheguei a ter 3 pareceres diferentes.
DMCB
Curioso
Curioso
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Mensagem por DMCB »

Viva, muito bem observado da sua parte. Deve ser garantido que em qualquer ponto da instalação não existem massas simultaneamente acessíveis ligadas a electródos diferentes, ou seja, a diferentes potêcnciais. Nesse caso, sugiro que sejam interligados ambos os circuitos, desde que o seu paralelo não ultrapasse os valores regulamentares de segurança.

Abraço
DB
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 79 times

Mensagem por ohmico »

DMCB Escreveu:Nesse caso, sugiro que sejam interligados ambos os circuitos, desde que o seu paralelo não ultrapasse os valores regulamentares de segurança.
DB
Boas,

está tudo entendido, à excepção do paralelo a que se refere, que se não for abuso gostaria que explicasse

Obrigado
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”