Projecto rita

Responder
bjcf
Curioso
Curioso
Registado: 26 ago 2008, 12:57

Projecto rita

Mensagem por bjcf »

olá Boa noite a todos, ainda sou novo aqui,mts parabens pelo forum,está excelente a todos os niveis...
Tenho um projecto rita para fazer,uma vez que a instalação ainda n ffoi certificada e precisa de um projecto para a sua certificação.Alguem me pode disponibilizar um projecto Rita de uma instalação so para me orientar.
depois de o fazer coloco-o aqui para me darem umas dicas.

Atenciosamente, bernardino
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Projecto rita

Mensagem por Varejo »

bjcf Escreveu:olá Boa noite a todos, ainda sou novo aqui,mts parabens pelo forum,está excelente a todos os niveis...
Tenho um projecto rita para fazer,uma vez que a instalação ainda n ffoi certificada e precisa de um projecto para a sua certificação.Alguem me pode disponibilizar um projecto Rita de uma instalação so para me orientar.
depois de o fazer coloco-o aqui para me darem umas dicas.

Atenciosamente, bernardino
Boas, só é possível fazer e certificar instalações RITA, se o projecto tiver entrado na câmara municipal (projecto RITA) incluído, até 31/12/2004, a partir de 01/01/2005 é obrigatório ITED, como tal se não entrou até 31/12/04 tem de ser projecto ITED!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
bjcf
Curioso
Curioso
Registado: 26 ago 2008, 12:57

Mensagem por bjcf »

olá varejo,
sim tens razão, mas neste caso foi uma remodelação desse edificio á qual a instalação la realizada ainda é rita.
A instalação foi certificada na parte de telefones. o problema surgiu qd lá foi colocado um elevador que necessita de uma linha.ai pediram me pa fazer o projecto rita com data de 2004 e enviar pa lisboa para eles aprovarem.
Abraco e obrigado por colaborares.alguma coisa que necessites da minha parte estou disponivel pa ajudar
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

bjcf Escreveu:olá varejo,
sim tens razão, mas neste caso foi uma remodelação desse edificio á qual a instalação la realizada ainda é rita.
A instalação foi certificada na parte de telefones. o problema surgiu qd lá foi colocado um elevador que necessita de uma linha.ai pediram me pa fazer o projecto rita com data de 2004 e enviar pa lisboa para eles aprovarem.
Abraco e obrigado por colaborares.alguma coisa que necessites da minha parte estou disponivel pa ajudar
Boas, nunca vi pedirem um projecto novo por causa de uma linha de telefone de elevador ainda por cima data com 4 anos de atraso, para "eles" aprovarem em 2008 com data de aprovação em 2004, já agora quem são "eles"??? :roll:

P.s Tou curioso de saber o enredo desta novela!!! 8)
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53
Been thanked: 1 time

Mensagem por JoaoB »

Pelo menos na Zona de Alcobaça e Nazaré, têm existido alguns casos em que para licenciar instalações que já existem á muito tempo mas não existe nada na câmara, junta-se um projecto RITA com o que lá está e faz-se uma exposição a dizer que como é uma "legalização" de uma instalação anterior a 2004 o projecto é RITA e como não é possível aprová-lo vai mesmo assim! :lol:
No fundo é só para completar o processo... até agora ninguém levantou problemas, até porque depois como é que explicam que uma empresa que existe á mais de 10 anos com licença de utilização não tenha qualquer projecto no processo? :wink:

Eu acho estranho é alguem pedir um projecto RITA por causa de 1 linha nova e a aprovação quando não existe ninguém credenciado para aprovar projectos RITA!! :roll:
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

JoaoB Escreveu:Pelo menos na Zona de Alcobaça e Nazaré, têm existido alguns casos em que para licenciar instalações que já existem á muito tempo mas não existe nada na câmara, junta-se um projecto RITA com o que lá está e faz-se uma exposição a dizer que como é uma "legalização" de uma instalação anterior a 2004 o projecto é RITA e como não é possível aprová-lo vai mesmo assim! :lol:
No fundo é só para completar o processo... até agora ninguém levantou problemas, até porque depois como é que explicam que uma empresa que existe á mais de 10 anos com licença de utilização não tenha qualquer projecto no processo? :wink:

Eu acho estranho é alguem pedir um projecto RITA por causa de 1 linha nova e a aprovação quando não existe ninguém credenciado para aprovar projectos RITA!! :roll:
Boas, isso só é possível se for mais ou menos nestas situações:

L13. Sou proprietário de uma moradia com infra-estrutura de telecomunicações instalada, isenta de projecto ao abrigo do anterior regime. A Câmara Municipal exige um certificado de conformidade ITED para emitir a licença de utilização. O que fazer?

Aos projectos de instalação telefónica que tenham sido entregues nos serviços municipais ou remetidos à concessionária do serviço público antes da data de entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril http://www.anacom.pt/content.jsp?contentId=12436, aplica-se o anterior regime de aprovação do projecto, consagrado no Decreto-Lei n.º 146/87, de 24 de Março (nos termos da disposição transitória prevista no artigo 52º do Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril).

Nos casos de isenção de projecto, ao abrigo do anterior Decreto-Lei n.º 146/87, de 24 de Março, como é o caso das moradias, não há necessidade de elaboração de projecto, uma vez que a disposição transitória do artigo 52º do Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril, remete para o referido regime e, nos termos deste, tal era dispensado.

Assim, a emissão de certificado de conformidade, a existir, deve ter em conta apenas o cumprimento das prescrições técnicas aplicáveis (que deverão ser as do RITA http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryId=1420), atendendo a que o projecto não era obrigatório.

Para que se comprove a aplicação deste regime, dado não haver projecto, deve ser admitida a recepção da declaração a que se referia o n.º 2 do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 146/87, de 24 de Março, ou a data de licença de construção, se anteriores à data de entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=484647

P.s agora também depende se essas fracções eram clandestinas, ou se tinha projecto de construção etc.!!! :?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”