Boa noite a todos,
Estou com uma dificuldade no hall da minha casa.
O hall é composto por 4 interruptores dois de um botão e outros dois de 2 botões.
O interruptor logo a entrada de casa partiu e estou a tentar substituir por um, que julgo ser comutador de escadas duplo, Lexman Lika (Leroy Merlin).
Este interruptor tem 2 botões um para acender uma lâmpada exterior e o outro para acender as lâmpadas do hall.
Na caixa tenho 2 fios pretos, 1 deles vai direto á lâmpada de fora e 3 fios castanhos e não estou a conseguir por a comutação a funcionar.
Este interruptor tinha um parafuso do lado esquerdo
Conseguem-me ajudar a por acomutação a trabalhar?
Obrigado a todos.
Comutacao Hall Entrada
-
jonasvmeira
- Faça a sua apresentação

- Registado: 22 ago 2025, 21:05
- Profissão: Informatico
-
pedro caetano
- Velha Guarda

- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 426 vezes
- Agradecimento recebido: 90 vezes
Re: Comutacao Hall Entrada
boas. isso é complicado pois não sabemos o que esta ai feito, é um suponhamos. mas posso dar uma dica.diz que na caixa tem 2 pretos, um vai á lampada da rua, esse liga no 1. o outro deve ser a fase liga no 5, agora liga o 5 com o 2, com um bocado de fio preto ou castanho. os 2 castanhos que estão na caixa liga um no 3, e o outro no 6. se for assim deve funcionar caso contrario não faço ideia.
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2025-08-22 215851.png (779.19 KiB) Visto 696 vezes
-
jonasvmeira

Obrigado pedro caetano, pela resposta.
Ao referenciar os fios castanhos ficou a faltar um dos fios, porque são 3 e para ajudar a perceber envio uma foto da caixa. Espero assim ficar mais claro para resolução.
Ignorem os ligadores, porque fui eu que os coloquei para testar ligações sem danificar os fios da caixa.
Obrigado.
Ao referenciar os fios castanhos ficou a faltar um dos fios, porque são 3 e para ajudar a perceber envio uma foto da caixa. Espero assim ficar mais claro para resolução.
Ignorem os ligadores, porque fui eu que os coloquei para testar ligações sem danificar os fios da caixa.
Obrigado.
-
pedro caetano
- Velha Guarda

boas. assim não é facil, tem de saber para onde vão todos esses fios. apesar de os comutadores serem iguais no funcionamente tem de se saber o sitio certo onde colocar os fios e isso tem de ser feito na altura que se desmancha o velho e colocar no novo. assim convem pedir ajuda pois nesse caso não posso ajudar. cump
-
jonasvmeira

Claro tem razão, enganei-me na imagema a carregar, abaixo a imagem correta O fio preto com a linha azul e a fase para os interruptores do hall.pedro caetano Escreveu: 23 ago 2025, 15:31 boas. assim não é facil, tem de saber para onde vão todos esses fios. apesar de os comutadores serem iguais no funcionamente tem de se saber o sitio certo onde colocar os fios e isso tem de ser feito na altura que se desmancha o velho e colocar no novo. assim convem pedir ajuda pois nesse caso não posso ajudar. cump
O fio preto com a linha vermelha e a corrente para a lampada exterior, o neutro é um dos fios azuis no interior da caixa.
Os 3 fios com a linha laranja são os fios utilizados para a comutação que vem do interior da caixa.
Os fios identificados a laranja já os conjuguei de todas as formas mas não consigo fazer com que a comutação funcione.
Espero que assim vos ajude a ajudarem-me.
-
pedro caetano
- Velha Guarda

boas. assim o esquema que fiz esta proximo do que pretende. o fio preto da corrente liga no 5 e o fio preto da lampada liga no 1.agora os castanhos, tem de haver um, que liga no 2, e os outros liga um no 3 e o outro no 6.se for isto tem de funcionar. cump
-
jonasvmeira

Funcionou perfeitamente, muito obrigado pela ajuda.pedro caetano Escreveu: 24 ago 2025, 07:46 boas. assim o esquema que fiz esta proximo do que pretende. o fio preto da corrente liga no 5 e o fio preto da lampada liga no 1.agora os castanhos, tem de haver um, que liga no 2, e os outros liga um no 3 e o outro no 6.se for isto tem de funcionar. cump