Boa tarde,
Tenho um cliente que solicita que a botoneira de corte geral de energia tenha chave para que só possa ser accionada pela brigada de incêncio.
Tenho 3 dúvidas,
1. Existe algo na legislação que contemple este tipo de requisito?
2. O senso comum diz-me que uma botoneira deste tipo deverá estar disponível para uma acção imediata, caso seja necessário
3. Não conheço botoneiras de corte geral, das tradicionais, com bloqueio por chave
Alguém pode comentar?
Obrigado.
Botoneira de Corte Geral com Chave
Re: Botoneira de Corte Geral com Chave
Boa tarde,
Obrigado pela resposta.
Sim, com essa função sei que existe, esta por exemplo.
No entanto o cliente, no seu requisito, diz que a botoneira só deve ser accionada pela brigada de incêndio e por isso deverá ter um encravamento com chave.
O que me occorre é colocar a botoneira dentro de uma caixa com chave, mas penso que esta solução de limitar o acesso a um equipamento deste tipo não será correcta. Até porque uma das situações que requer o uso deste tipo de botoneira é o facto do quadro não estar acessível, junto da entrada do edifício, etc.
O meu problema é não conseguir justificar, de forma clara esta ideia, com legislação.
Existe o velho ditado de "Albarda-se o burro a vontade do dono", mas penso que tem limites.
Obrigado pela resposta.
Sim, com essa função sei que existe, esta por exemplo.
No entanto o cliente, no seu requisito, diz que a botoneira só deve ser accionada pela brigada de incêndio e por isso deverá ter um encravamento com chave.
O que me occorre é colocar a botoneira dentro de uma caixa com chave, mas penso que esta solução de limitar o acesso a um equipamento deste tipo não será correcta. Até porque uma das situações que requer o uso deste tipo de botoneira é o facto do quadro não estar acessível, junto da entrada do edifício, etc.
O meu problema é não conseguir justificar, de forma clara esta ideia, com legislação.
Existe o velho ditado de "Albarda-se o burro a vontade do dono", mas penso que tem limites.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Botoneira de Corte Geral com Chave
A chave é para rearmar. Só e apenas com autorização das entidades competentes é que é para rearmar.
Para evitar que o corte não seja feito com razão:
- colocar a botoneira de corte numa sala ou posto de segurança.
- colocar a botoneira dentro de uma caixa com vidro quebrável.
Quanto ao empreiteiro, por vezes esse comportamento é tipico.
Experimente ligar para a Autoridade Nacional de Protecção Civil
Para evitar que o corte não seja feito com razão:
- colocar a botoneira de corte numa sala ou posto de segurança.
- colocar a botoneira dentro de uma caixa com vidro quebrável.
Quanto ao empreiteiro, por vezes esse comportamento é tipico.
Experimente ligar para a Autoridade Nacional de Protecção Civil