Boa tarde. Desde ja peco desculpa sou novato por estas andanças. Mas estava a ver se conseguia tirar aqui uma duvida e mesmo receber uma ajuda.
Tenho este ventilador que esta no foto no wc com essa ligação, e depois tenho na entrada do wc esse interruptor de dois botoes. Supostamente um para ligar a luz, outro para ligar o ventilador. O que acontece e que o botao do lado esquerdo esta a ligar a luz e o ventilador ao mesmo tempo, e o botao do lado direito nao esta a fazer nada. Eu queria separar. Ou seja luz num botao ventilador no outro. Os fios estao dessa forma que aparece na fotografia. Alguem me consegue dar uma ajuda pf? Obrigado
Ajuda com interruptor de ligar luz de wc + ventilador do wc
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 fev 2025, 17:02
- Profissão: Operario fabril
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Re: Ajuda com interruptor de ligar luz de wc + ventilador do wc
Boa noite,
Aparentemente ligou tudo da forma correta.
Parece-me que a instalação está feita para essa luz estar ligada no mesmo ponto do que o ventilador.
É provável que tenha outro ponto de luz no wc que agora até esteja desativado (por exemplo no espelho; ou até em alguns casos de instalações antigas que têm uma tomada controlada pelo interruptor).
Se for este o caso, o que pode fazer é ativar esse ponto de luz que está desativado, e assim poderá ter luz sem ligar o ventilador
Aparentemente ligou tudo da forma correta.
Parece-me que a instalação está feita para essa luz estar ligada no mesmo ponto do que o ventilador.
É provável que tenha outro ponto de luz no wc que agora até esteja desativado (por exemplo no espelho; ou até em alguns casos de instalações antigas que têm uma tomada controlada pelo interruptor).
Se for este o caso, o que pode fazer é ativar esse ponto de luz que está desativado, e assim poderá ter luz sem ligar o ventilador