Oscilação de tensão/cavas de tensão

Responder
DGil
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jan 2025, 14:07
Profissão: Fabricante instrumentos musicais

Oscilação de tensão/cavas de tensão

Mensagem por DGil »

Bom dia,

Mudei-me para uma casa situada numa aldeia na zona de Viseu e que fica em final de linha. Tenho oscilações do fornecimentos de energia constantes, a voltagem diminui conforme se ligam equipamentos elétricos, oscila constantemente entre 240V e 190V, a pior cava acontece no arranque de um compressor de ar por exemplo em que o mesmo se “engasga” com a voltagem a cair para os 150V, luzes a piscar, e o compressor dispara o protetor do motor e não arranca. Ora, tais oscilações são registadas também no padrão de entrada o que me leva a crer que o problema é mesmo da E-redes. Venho aqui pedir opiniões de quem já lidou com situações parecidas de como foi o processo de resolução, e o espaço temporal que o mesmo demorou, assim como qual foi a solução encontrada.

Já estou em contacto com a E-redes sem nenhuma resposta ainda por parte da mesma. Gostaria de me preparar para a interação com a mesma com a experiência de alguém que tenha passado por situações similares.

Já tive também eletricistas a avaliar as ligações de casa e a confirmar que o problema era exterior. Nunca os disjuntores dispararam, nem o contador inteligente desarmou.

No entretanto gostaria de saber a opinião de quem tem conhecimento na matéria, em relação à instalação de um Estabiliazador automático de tensão com servomotor, acham que poderia evitar desgaste dos eletrodomésticos da casa nesta situação (AC, televisão, bimby, máquinas de lavar e secar roupa, etc) enquanto a mesma não é resolvida ?

Agradeço desde já.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”