Bom dia,
desde já peço desculpa caso as minhas perguntas sejam básicas mas facto é que sou leigo neste tema, daí solicitar ajuda.
Estando aproximar-se o Natal, estou a fazer, pela primeira, vez instalação de luzes de natal exteriores.
A minha questão é:
para não estar a colocar extensões de dentro para fora de casa, posso ligar uma extensão à ligação de um foco de luz exterior? e assim ligar e desligar no interruptor interior?
Isto porquê? compramos casa há muito pouco tempo e reparei que num dos pontos exteriores onde levava um foco de luz, não tem esse foco porque estava estragado. no entanto tem os 3 cabos (fase, neutro e terra) à mostra mas com os condutores protegidos.
A minha ideia seria comprar cabo elétrico como este
e ligar na ponta esta tomada,
ou até mesmo esta
e possível fazer isto que estou a planear?
Desde já obrigado.
ligação elétrica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 28 out 2024, 10:34
- Profissão: Gestor
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Enviou: 15 vezes
- Agradecimento recebido: 37 vezes
Re: ligação elétrica
Boa noite.
Isso é possível, e eu próprio também fiz, precisamente para evitar estar a passar os fios pela porta da varanda.
Só deverá fazer, se o candeeiro não apanhar chuva, para evitar infiltrações de água.
Existem adaptadores para isso (experimente a pesquisar por "suporte ladrao lampada" ). Nesses só vai ficar com fase e neutro, o que para as luzes de natal costuma ser suficiente.
Se em alternativa quiser ligar o cabo, basta ligar com os fios da mesma cor que estão a chegar à lâmpada (nota: quer o fio preto, quer o castanho são a fase, por isso, esse castanho pode ligar a um castanho ou a um preto (depende do que usaram no candeeiro)).
Assumo que sabe ligar na ficha fêmea, pois se não souber, corre o risco de apanhar um choque elétrico depois ao utilizá-la.
Isso é possível, e eu próprio também fiz, precisamente para evitar estar a passar os fios pela porta da varanda.
Só deverá fazer, se o candeeiro não apanhar chuva, para evitar infiltrações de água.
Existem adaptadores para isso (experimente a pesquisar por "suporte ladrao lampada" ). Nesses só vai ficar com fase e neutro, o que para as luzes de natal costuma ser suficiente.
Se em alternativa quiser ligar o cabo, basta ligar com os fios da mesma cor que estão a chegar à lâmpada (nota: quer o fio preto, quer o castanho são a fase, por isso, esse castanho pode ligar a um castanho ou a um preto (depende do que usaram no candeeiro)).
Assumo que sabe ligar na ficha fêmea, pois se não souber, corre o risco de apanhar um choque elétrico depois ao utilizá-la.