Troca de fusiveis na caixo PC/P 100

Responder
CAMT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 out 2024, 15:02
Profissão: Informático

Troca de fusiveis na caixo PC/P 100

Mensagem por CAMT »

Boa tarde,

Na minha vivenda tenho um contador trifásico e tenho de potência contratada 10,35kVa.
Quando chega o Inverno e ligo o A/C, não posso ter a chaleira ligada ou o forno (isto se for à noite) que o quadro vai abaixo.
Atráves da AP da EDP Comercial (tenho 3 paíneis solares para autoconsumo), verifico que raramente ultrapasso de potência usada 7kVa.
Aqui há tempos descobri que na caixa PC/P 100 os fusiveis são de 16A.
Houve uma pessoa conhecida que me disse que deveria pedir para trocar esses fusíveis de 16A para 64A que assim deveria resolver o problema.
Podem ajudar-me a perceber se esta troca de fusíveis na PC/P 100 resolve este problema que tenho?

Obrigado,
CT
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Troca de fusiveis na caixo PC/P 100

Mensagem por Mário »

Boas

Em principio não.

O contador ainda não deve de ser dos digitais "inteligentes", porque era o 1º a desligar.

Se desliga o disjuntor regulador de potencia, só pedindo aumento de potência, ou se não houver necessidade de ter trifásico a hipótese é passar para monofásico, se a instalação o permitir.

Aconselho que contacte um técnico de electricidade, porque indo ao local é que pode verificar se é possível ou não.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CAMT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 out 2024, 15:02
Profissão: Informático

Mensagem por CAMT »

Obrigado pela pronta resposta.
Farei o que recomenda.

Cumpts,

Carlos
JagMonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2024, 01:06
Profissão: Eletricista

Mensagem por JagMonteiro »

Viva.
Se, sendo um regime trifásico, 10,35, serão 15A por fase, o que é sem dúvida muito ingrato relativamente a equilibrio. Quando não for a chaleira, será outro equipamento de alto consumo que ligue. A proteção na P100 de 3 x 16A não é comum. Por norma, a margem costuma ser superior. A bem da funcionalidade, o calibre deveria ser revisto, caso contrário, poderá ficar temporariamente sem uma ou mais fases. De resto, o ideal, seria migrar para um regime monofásico, procedendo ás necessárias alterações da instalação.
Cumprimentos.
Houve uma fase em que a terra era neutra...

Cumprimentos
JagMonteiro
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”