Relé de alternancia invertido

Responder
AlamBique64
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 set 2024, 12:03
Profissão: Analista

Relé de alternancia invertido

Mensagem por AlamBique64 »

Geralmente usamos esse relé para alternar uma fonte entre dois equipamentos. mas poderia usar para alternar duas fontes em um único equipamento?

Pergunto porque divido uma bomba de água com meu vizinho. E hoje ela é ligada por um djuntor que fica na própria caixa da bomba (na rua) e ligada direto na energia do meu vizinho (que paga toda a conta).

Estava pensando em colocar dois djuntores um em cada casa, controlados com um relé de alternância, pra quando um for ligado, automaticamente desligar o outro. Acham viável? Entendo pouco de eletrica.
JagMonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2024, 01:06
Profissão: Eletricista

Re: Relé de alternancia invertido

Mensagem por JagMonteiro »

Boas,
Não sei se comercialmente será interessante o que propõe. Implica uma segunda alimentação que certamente terá custos. A nivel de comando, pode alojar numa caixa estanque ou quadro próximo da bomba um contactor especifico 2NA + 2NF. Poderá alimentar a bobine do contactor a partir de uma das alimentações e o comando será feito deste modo: bobine energizada, utilizador 1 ( o mesmo que alimenta a bobine), bobine em repouso, utilizador 2. Se for possivel, utilizem a mesma fase, caso a rede seja comum. Só vejo boa aplicação nesta solução num esquema de alternancia de periodos pré acordados. De outra forma poderá gerar confusão como comutar a alimentação da bomba inadevertidamente ou não ter qualquer alimentação.
Houve uma fase em que a terra era neutra...

Cumprimentos
JagMonteiro
JagMonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2024, 01:06
Profissão: Eletricista

Re: Relé de alternancia invertido

Mensagem por JagMonteiro »

A solução proposta é para uma bomba monofásica. Para trifásico, deverá ser um esquema similar, mas com 2 contactores.
Houve uma fase em que a terra era neutra...

Cumprimentos
JagMonteiro
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”