Boa tarde,
Estou na minha casa nova desde o inicio deste ano. Estou agora a começar a olhar para paineis fotovoltaicos e acho que percebi que o meu quadro não está bem.
A unica proteção que tenho dentro de casa é um disjuntor diferencial de 300ma AC, isto para todos os circuitos.
Pelo que percebi deveria ter um interruptor diferencial + N diferenciais sendo que nas tomadas deveria ser no maximo de 30 ma correcto?
Só um diferencial
-
- Curioso
- Registado: 23 jan 2018, 14:36
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Só um diferencial
Bom dia
Quanto às tomadas gerais, podem perfeitamente estar protegidas por diferencial de 300mA (desde que resistência de terra seja inferior a 160Ohms).
Já quanto à instalação da casa de banho, à partida, deveria ter à parte uma proteção diferencial de 30mA, mas não é absolutamente necessário se, estiver separada por transformador de isolamento.
Portanto, a solução mais simples será toda a casa estar protegida por diferencial de 30mA. Não perde nada por isso (ainda aumenta a proteção), salvo se ele disparar frequentemente com o usos de alguns equipamentos eletrônicos (ar condicionado por exemplo). Se isso acontecer, então o melhor é manter o geral de 300mA e separar o circuito das casas de banho e fazer a proteção desse a 30mA.
Quanto às tomadas gerais, podem perfeitamente estar protegidas por diferencial de 300mA (desde que resistência de terra seja inferior a 160Ohms).
Já quanto à instalação da casa de banho, à partida, deveria ter à parte uma proteção diferencial de 30mA, mas não é absolutamente necessário se, estiver separada por transformador de isolamento.
Portanto, a solução mais simples será toda a casa estar protegida por diferencial de 30mA. Não perde nada por isso (ainda aumenta a proteção), salvo se ele disparar frequentemente com o usos de alguns equipamentos eletrônicos (ar condicionado por exemplo). Se isso acontecer, então o melhor é manter o geral de 300mA e separar o circuito das casas de banho e fazer a proteção desse a 30mA.
Mbox Tecnologia - www.mtecno.pt
-
- Curioso
- Registado: 19 ago 2024, 21:18
- Profissão: Eng. Informatico
Obrigado MIranda!
O transformador de isolamento é um componente no quadro certo?
É que só tenho mesmo 1 diferencial onde é conectada a energia da distribuidora e outro para o VE.
O transformador de isolamento é um componente no quadro certo?
É que só tenho mesmo 1 diferencial onde é conectada a energia da distribuidora e outro para o VE.
-
- Curioso
- Contacto:
Não creio que a existir esteja no quadro geral... estaria em uma caixa ou quadro à parte.
-
- Curioso
- Registado: 19 ago 2024, 21:18
- Profissão: Eng. Informatico
OK não tenho nada disso.
Preciso então de um de 30ma para as casas de banho no minimo entendo.
Preciso então de um de 30ma para as casas de banho no minimo entendo.
-
- Curioso
- Contacto:
Sim é isso. Experimente apenas trocar o de 300mA por um de 30mA... Se ele não for abaixo "por tudo e por nada", fica a situação resolvida dentro do previsto pelo regulamento das instalações.