Dúvidas sobre aterramento

Responder
SalvadorP
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mai 2024, 02:12
Profissão: Camera

Dúvidas sobre aterramento

Mensagem por SalvadorP »

Boas pessoal. Estou a reabilitar uma casa abandonada, diy, construção de 79. Já tenho a coisa bem avançada. Esta semana tenho estado a fazer a instalação elétrica, depois de meses a aprender sobre eletricidade online.
A casa não tem aterramento. Quando procuro sobre o assunto só me aparecem resultados do brasil em que eles junta o terra com o neutro e aqui no fórum não há, ou não encontrei, nenhum tutorial.
A casa tem 40m2 mais 40m2 de adega e garagem. Vai ter 3 disj. 10a para luz, 3 disj. 16a tomadas gerais e 3 específicos de 16, 20 e 25 respectivamente. Protegidos por um ID de 40a 30ma.
Vou meter fio de 10mm no terra pois não vejo necessidade de mais, porque a casa é pequena. Já tenho o conduíte passado para o exterior da casa.
Só uma vara chega para esta instalação? O cabo de 10mm sai daqui directamente da vara/varas para a régua de terra no quadro no interior da casa ou está a falhar-me algo?

abraços,
Salvador :geek:
JagMonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2024, 01:06
Profissão: Eletricista

Re: Dúvidas sobre aterramento

Mensagem por JagMonteiro »

Viva,
Provavelmente já não irei a tempo, mas pode servir para futuro.
O ideal seria previamente medir a resistividade do solo. Isso exige recurso a equipamento especifico. Alternativamente, pode funcionar bem apenas uma análise visual. Se é mais ou menos arenoso, rochoso, se está próximo de linhas de água, etc. Posteriormente, enterrando 2 eletrodos espaçados por alguns metros (qto mais, melhor) interligados por cobre nú, acessórios em latão ou cromados a pelo menos 80cm de profundidade estará bem. Antes do tapamento da vala, cobrir o conjunto com uma camada generosa de terra vegetal e no fim, ter um valor abaixo dos 20 ohm, será a solução ideal e que lhe permitirá usar um diferencial menos sensivel (300mA), tendo assim uma maior margem no que toca a escoamento de correntes de fuga. Se as carateristicas/ area do terreno/ orçamento, não permitirem esse "luxo", o diferencial mais sensivel, será uma solução para fazer face a resistências de terra mais elevadas.
Houve uma fase em que a terra era neutra...

Cumprimentos
JagMonteiro
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”