Carregamento VE condomínio

Responder
Artur80Electric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mai 2024, 01:01
Profissão: Técnico de Farmácia

Carregamento VE condomínio

Mensagem por Artur80Electric »

Boa noite a todos.

Desde já peço que tenham paciência para ler, é só isso que peço.
Pode ser também que este poste ajude algumas pessoas como eu, num tema que é cada X mais frequente e que pode dar mão de obra a mais profissionais de instalações eléctricas.

Depois de alguns orçamentos e de sondar algumas empresas/electricistas certificados que têm o serviço de instalação de carregamento para veículos eléctricos, estou a considerar um deles, pela experiência que têm (tenho feedback positivo) e pelo valor da operação.

O meu prédio tem 3 andares, sendo que eu estou no rés do chão, imediatamente abaixo da garagem e praticamente estou em baixo do MEU lugar de garagem.

Como há possibilidade (pelas caixas de ar, penso que seja o termo certo) e pelo aval do condomínio, decidi escolher fazer uma instalação directa desde a minha fracção/quadro até ao local de garagem para carregar a minha viatura (não é box, é espaço comum, com lugares delimitados consoante os apartamentos).

Estou a escrever aqui porque não sou expert em electricidade (apenas sei o básico) e estou reticente de certa maneira, em relação à opção que me deram, talvez porque quatro dos seis orçamentos de instalação incluíam Wallbox e somente dois, tomada.

A minha fracção tem potência assinalada de 6.9, mas no futuro segundo a E-redes e se eu assim achar válido, posso subir para 10.35.

O electricista certificado, o qual me enviou o orçamento com tomada, depois do nosso encontro inicial em que avaliou o local do quadro da minha casa até ao local de carregamento, disse-me que ele podia instalar Wallbox se eu quisesse, mas que ele não costuma "indicar" Wallbox para quem faz cerca de 50km diários na cidade (o meu caso), mas sim uma tomada industrial (CEE 32A) que sai mais barato e que fica tudo pronto para que no futuro, se eu quiser subir a potência contratada, não ter que mexer em mais nada da instalação....

Mas foi neste ponto que eu fiquei com muitas dúvidas....talvez seja porque sou pai de duas crianças e o perigo do à vontade desse electricista, esbarrou com a segurança que quero para os meus filhos.....(ou prédio) Porque com electricidade não se brinca....

As minhas dúvidas são (e desculpem se for parvo, mas eu não percebo muito de instalações):

Posso instalar sem problema uma tomada de 32A (industrial) no lugar de carregamento, mesmo que o quadro só tenha 6.9 de potência para já?

Se sim, tenho sempre de escolher no EVSE que pode ir a 32A(carregador portátil) a potência de 16A para evitar situações de maior para já?

Geral:

1-Quadro na origem, assinatura a 6.9.
2- Cabo de 6mm .
3- Disjuntor/Diferencial tipo C32 / 30mA
4- Ficha CEE (industrial)

Posso estar tranquilo com a segurança?!

Muito obrigado a todos .
SlowOldAndRusty
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 jan 2024, 16:13
Profissão: Eng IT

Re: Carregamento VE condomínio

Mensagem por SlowOldAndRusty »

Viva, eu sei que a resposta vai um pouco tarde, mas de qualquer forma:

"Puxar" 16A de corrente numa tomada com capacidade de 32A, significa que a mesma estará somente a 50% de capacidade, pelo que por aí estará seguro. Uma coisa é o consumo, outra coisa são as especificações.

Em termos de cabo, creio, não tenho a certeza, que a corrente máxima para 4mm2 é de 28A, mas depende da distância, pelo que se for mesmo "puxar" 32A, terá de usar o cabo de 6mm2.

Adicionalmente existem especificações exactas para colocar no quadro de "serviço" ao pé da tomada, nomeadamente interruptor de corte geral, disjuntor diferencial e disjuntor de corrente. Terá também de colocar um disjuntor de onde sai o cabo, para proteger o mesmo.

Espero que tenha ajudado :D
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”