Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4724
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por admin »

25 JUL 08 às 16:50
Cientistas norte-americanos da Universidade do Estado de Ohio criaram um novo material termo-eléctrico que converte em electricidade o calor dos motores dos automóveis.

Foi testado por cientistas norte-americanos um novo material termo-eléctrico que capta o calor dos automóveis e converte-o em electricidade.

O novo material converte em electricidade o calor gerado pelo motor do automóvel, que é desperdiçado, em grande parte, pelo escape.

O dispositivo termo-eléctrico tem como função captar o calor desperdiçado e convertê-lo em energia.

Os cientistas consideram que este novo material possui o dobro da eficiência de qualquer outro existente no mercado, pois tem um maior rendimento.

De acordo com Joseph Heremans, responsável pelo projecto no departamento de Nanoctecnologia da Universidade, estes materiais termo-eléctricos podem ser testados com base na quantidade de calor que convertem em electricidade a uma determinada temperatura.

Joseph Heremans acrescenta ainda que o material tem total responsabilidade no processo, já que produz electricidade directamente através do uso de electrões como fluidos, em vez de água ou gases.
Fonte: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/I ... _id=971610
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5438
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Calor dos motores pode ser usado como electricidade

Mensagem por nelmindo »

o pricipio é o mesmo que está por de trás dos termopares, gerar tensão a partir de uma diferença de temperatura.
Tecnologia já usada no passado, nas sondas espacias, do espaço profundo (Voyager, cassini, pionnier, etc.), onde os paineis solares não produzem energia, por causa do tamanho relativo do sol e pela duração das missões que inviabilizam a tecnologia das baterias e células de combustivel.
São os chamados RTG ou geradores de termoeléctricos de rádio-isotopos.
Aqui na terra, a sua utilização apenas está reservada a locais extremamente romotos, onde a energia sob qualquer forma não chega, como por exemplo no polos. São usados para alimentar estações de rádio de triangulação e pequenas balizas sinalizadores ou farois.

http://en.wikipedia.org/wiki/Radioisoto ... _generator
Responder

Voltar para “Notícias”