Bom dia.
Caros surgiu-me uma situação diferente do que tenho feito, e pedia o vossa apoio para a sua resolução.
Temos em mãos um prédio antigo em com 4 andares e 56 frações, que no seu inicio foi atribuído a cada fração 3,45Kva.
Ao longo dos anos alguns condóminos foram aumentado a sua potência para os 6,9Kva, sendo que neste momento apenas 7 frações não têm os 6,9Kva, ao que se apurou porque foi atingido o limite da coluna.
Para possibilitar que estas frações possam também ter acesso a aumento de potência terá que ser revista/substituída a coluna.
A pergunta é, esta situação carece de projeto elétrico, ou basta FE?
E este projeto elétrico, a ser necessário, é apenas para a coluna montante, certo?
Possivelmente é um tema mais que comum para os demais, mas como nunca tive uma situação destas estou com muitas dúvidas.
Muito Obrigado pela vossa atenção e ajuda.
Alteração de Coluna Montante
- alfaxander
- Curioso
- Registado: 19 jul 2018, 10:20
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 3 times
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: Alteração de Coluna Montante
Boas,
Sim terá de haver projeto de Instalações Elétricas das zonas comuns só FE não dá.
Esse mesmo projeto servirá à posteriori para certificação das instalações.
Pode ser uma coisa simples ou pode ser uma dor de cabeça vai depender muito do edifício em si, da instalação existente e mais importante quem vai pagar essa obra, se o condominio no seu todo ou apenas os 7 inquilinos.
Sim terá de haver projeto de Instalações Elétricas das zonas comuns só FE não dá.
Esse mesmo projeto servirá à posteriori para certificação das instalações.
Pode ser uma coisa simples ou pode ser uma dor de cabeça vai depender muito do edifício em si, da instalação existente e mais importante quem vai pagar essa obra, se o condominio no seu todo ou apenas os 7 inquilinos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica