Boa tarde a todos.
Tenho uma dúvida que carrego comigo desde que comprei meu apartamento. Quando comprei, ele já tinha um ar condicionado springer 220v split, instalado em 2011, que usa um transformador, já que a ligação aqui é monofásica. Ele funciona bem, mas por ter 12 anos e o transformador esquentar bastante durante o uso, sempre me questionei se um ar condicionado 127v inverter novo não consumiria muito menos, a ponto de valer o investimento, já que eu gastaria pelo menos uns 3 mil reais com o aparelho mais a instalação. Se a redução na conta de luz for vantajosa, a longo prazo a troca valeria a pena.
Atualmente meu ar é de 12000 BTUs e tem um consumo real em torno de 1300w, medido com um wattímetro. Pelo tamanho do quarto, creio que um de 9000 BTUs dê conta sem problemas. Se eu soubesse o consumo real de um ar 127v nessas especificações ficaria mais fácil tomar essa decisão. Digo consumo real pois o meu nominalmente consumiria 1100w, mas consome 1300w (talvez por conta do transformador).
Alguém teria uma opinião sobre esse assunto?
Vale a pena trocar um ar 220v antigo que usa transformador por um 127v?
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Re: Vale a pena trocar um ar 220v antigo que usa transformador por um 127v?
Esse wattimetro funcionava quer a 127V, quer a 220?
Se sim, meça antes e depois do transformador, e já pode tirar as conclusões de qual o desperdício por conta do transformador.
Outra questão é o rendimento de um equipamento novo comparado com esse.
Teria de ver as especificações do novo, e mesmo assim ficas-se na dúvida, pois o valor que é anunciado pode não refletir a utilização real.
De qualquer das formas, se conseguir medir a quantidade de energia que gasta em média por dia antes e depois do transformador, já é uma ajuda para calcular o valor que iria poupar com um equipamento novo (assumindo quer o novo seria com consumos idênticos ao atual).
Se sim, meça antes e depois do transformador, e já pode tirar as conclusões de qual o desperdício por conta do transformador.
Outra questão é o rendimento de um equipamento novo comparado com esse.
Teria de ver as especificações do novo, e mesmo assim ficas-se na dúvida, pois o valor que é anunciado pode não refletir a utilização real.
De qualquer das formas, se conseguir medir a quantidade de energia que gasta em média por dia antes e depois do transformador, já é uma ajuda para calcular o valor que iria poupar com um equipamento novo (assumindo quer o novo seria com consumos idênticos ao atual).