Bom dia,
Tenho um balastro de 2 lampadas flurescentes Led T8 Glass de 120cm .
Fui comprar lampadas novas e pedi lampada flurescente led T8 de 120cm.
Quando cegamos a asa reparamos que a nossa armadura não tem arrancador.
Mas as lampadas que compramos trás arrancador, podemos usar na mesma??
Obrigado.
Substituição de lampada flurescente led T8
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Substituição de lampada flurescente led T8
Bom dia
Possivelmente tem um balastro eletrónico para as duas lâmpadas por isso não tem arrancadores.
as lâmpadas que comprou são mesmo florescentes? normalmente as lâmpadas que trazem uns chantes em formato de arrancador são as de LED
Possivelmente tem um balastro eletrónico para as duas lâmpadas por isso não tem arrancadores.
as lâmpadas que comprou são mesmo florescentes? normalmente as lâmpadas que trazem uns chantes em formato de arrancador são as de LED
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 set 2023, 09:41
- Profissão: Assistente técnica
Obrigado por nos responder.
Pois na embalagem em letras muito.pequenas diz.
Atenção, não utilizar em eluminaria com balastro electonico. Substituir o arrancador da lampada flurescente pelo led fuse.
Utilizar apenas em luminarias com circuitode balastro electromagnético e uma lampada ou em luminarias de circuito recomenfafas no manual de instalação.
Como devem calcular esta conversa para mim é latim
.
Quando comprei a almafura com as lampafas led ja vinha tudo incluido eu não sei se quer o qie é balastro electrico , electromagnético, meu deus.
O que faço devi chamar um eletricista para avaliar as lampafas e o abalastro?
Obrigado
Pois na embalagem em letras muito.pequenas diz.
Atenção, não utilizar em eluminaria com balastro electonico. Substituir o arrancador da lampada flurescente pelo led fuse.
Utilizar apenas em luminarias com circuitode balastro electromagnético e uma lampada ou em luminarias de circuito recomenfafas no manual de instalação.
Como devem calcular esta conversa para mim é latim

Quando comprei a almafura com as lampafas led ja vinha tudo incluido eu não sei se quer o qie é balastro electrico , electromagnético, meu deus.
O que faço devi chamar um eletricista para avaliar as lampafas e o abalastro?
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. se comprou lampadas led, agora só alterando as ligações da armadura e assim pode utilizar essas. chame alguem entendido na materia. cump
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 set 2023, 09:41
- Profissão: Assistente técnica

Ainda está talbe qual as comprei. Sobagora me apercebi que tinham arrancador.
Vou chamar um eletricista para nos ajudar.
Obrigado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. se é led não são arrancadores, são shunts para colocar no lugar dos arrancadores. cump
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
O melhor mesmo é chamar um eletricista.
Só para clarificar melhor a situação das lâmpadas tubulares de led, é que existem de 2 tipos: 1ª geração e 2ª geração.
Ambas têm exatamente a mesma forma, mas a forma de ligar é diferente.
Nas de 1ª geração (casa vez menos usuais, mas ainda estão à venda e normalmente são mais baratas), a ligação consiste em colocar a frase de um dos lados da lâmpada (em qualquer 1 dos 2 pinos), e o neutro do outro lado. Nas de 2ª geração, só um dos lados recebe a energia, ficando a fase num pino e o neutro no outro.
Do outro lado, os pinos estão ligados um ao outro, pelo que se virar a lâmpada, poderá dar curto circuito. Alternativa:
A forma de termos as ligações na armação compatíveis com estes 2 tipos de lâmpadas, é a ligação igual à que se fazia com as florescentes com balastro magnético, mas retirando o balastro, e para as lâmpadas de 1ª geração, não colocar o arrancador, e para as de 2ª geração, colocar o shunt que vem com a lâmpada no lugar do arrancador (ou seja, o diagrama que está para a 2ª geração, sendo a única diferença colocar ou não o shunt na posição do arrancador).
Fonte: https://evolux.cl/blog/2016/8/23/correc ... -tubos-led
Só para clarificar melhor a situação das lâmpadas tubulares de led, é que existem de 2 tipos: 1ª geração e 2ª geração.
Ambas têm exatamente a mesma forma, mas a forma de ligar é diferente.
Nas de 1ª geração (casa vez menos usuais, mas ainda estão à venda e normalmente são mais baratas), a ligação consiste em colocar a frase de um dos lados da lâmpada (em qualquer 1 dos 2 pinos), e o neutro do outro lado. Nas de 2ª geração, só um dos lados recebe a energia, ficando a fase num pino e o neutro no outro.
Do outro lado, os pinos estão ligados um ao outro, pelo que se virar a lâmpada, poderá dar curto circuito. Alternativa:
A forma de termos as ligações na armação compatíveis com estes 2 tipos de lâmpadas, é a ligação igual à que se fazia com as florescentes com balastro magnético, mas retirando o balastro, e para as lâmpadas de 1ª geração, não colocar o arrancador, e para as de 2ª geração, colocar o shunt que vem com a lâmpada no lugar do arrancador (ou seja, o diagrama que está para a 2ª geração, sendo a única diferença colocar ou não o shunt na posição do arrancador).
Fonte: https://evolux.cl/blog/2016/8/23/correc ... -tubos-led