Boa tarde,
Desculpem, sou apenas um novato com uma dúvida que penso ser simples.
É possível instalar um aplique (candeeiro) numa caixa de derivação?
Se sim, a minha dúvida é:
- Tenho um quarto, com dois interruptores (que ligam ao mesmo candeeiro de teto).
Depois tenho uma caixa de derivação onde gostaria de colocar um aplique, mas não sei quais o par de cabos (azul/preto) ligar ao aplique, pois existem 3 pares (como na foto). Ou seja, para ligarem aos mesmos interruptores do quarto, que ligam o do teto(não fazia mal ligarem os dois candeeiros ao mesmo tempo). Como seria possível verificar isso facilmente? Ou não é possível...
Mt obrigado desde já, CPTS
Caixa Derivação para aplique
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Caixa Derivação para aplique
Essa caixa não parece ser caixa de derivação referente a circuito de iluminação, porque só tem fios azuis e pretos e parecem ser de 2,5mm2, veja no quadro qual o calibre do disjuntor que corta a energia se for do circuito de tomadas em princípio será de 16 Amp. não deve ligar aí nenhum aplique, a não ser que por uma questão de conveniência. Poderá instalar aplique alterando o calibre do disjuntor para 10 Amp. se não for profissional da área, aconselho a contratar um que o ajude na melhor solução.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. mas se for um circuito de tomadas tem de colocar um interruptor não vai ter a lampada sempre acesa, nesse caso aconselho a falar com um tecnico. cump
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 ago 2023, 20:04
- Profissão: PTPT
Ok, mt obrigado a todos.
Já de inicio previa que "nem fizesse sentido" por de facto ser um circuito de tomadas, mas perguntei aqui só para ter uma ideia antes de chamar algum profissional.
Secalhar vou é abdicar da idea
, certamente chamarei um electricista se necessário. Cpts pessoal