Boa tarde,
Desculpem, sou apenas um novato com uma dúvida que penso ser simples.
É possível instalar um aplique (candeeiro) numa caixa de derivação?
Se sim, a minha dúvida é:
- Tenho um quarto, com dois interruptores (que ligam ao mesmo candeeiro de teto).
Depois tenho uma caixa de derivação onde gostaria de colocar um aplique, mas não sei quais o par de cabos (azul/preto) ligar ao aplique, pois existem 3 pares (como na foto). Ou seja, para ligarem aos mesmos interruptores do quarto, que ligam o do teto(não fazia mal ligarem os dois candeeiros ao mesmo tempo). Como seria possível verificar isso facilmente? Ou não é possível...
Mt obrigado desde já, CPTS
Caixa Derivação para aplique
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Caixa Derivação para aplique
Essa caixa não parece ser caixa de derivação referente a circuito de iluminação, porque só tem fios azuis e pretos e parecem ser de 2,5mm2, veja no quadro qual o calibre do disjuntor que corta a energia se for do circuito de tomadas em princípio será de 16 Amp. não deve ligar aí nenhum aplique, a não ser que por uma questão de conveniência. Poderá instalar aplique alterando o calibre do disjuntor para 10 Amp. se não for profissional da área, aconselho a contratar um que o ajude na melhor solução.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. mas se for um circuito de tomadas tem de colocar um interruptor não vai ter a lampada sempre acesa, nesse caso aconselho a falar com um tecnico. cump
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 ago 2023, 20:04
- Profissão: PTPT
Ok, mt obrigado a todos.
Já de inicio previa que "nem fizesse sentido" por de facto ser um circuito de tomadas, mas perguntei aqui só para ter uma ideia antes de chamar algum profissional.
Secalhar vou é abdicar da idea
, certamente chamarei um electricista se necessário. Cpts pessoal
Já de inicio previa que "nem fizesse sentido" por de facto ser um circuito de tomadas, mas perguntei aqui só para ter uma ideia antes de chamar algum profissional.
Secalhar vou é abdicar da idea