Uma tomada TV-R pode ser usada para injetar sinal?

Responder
jotenko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 abr 2011, 02:06

Uma tomada TV-R pode ser usada para injetar sinal?

Mensagem por jotenko »

Boa noite meus amigos.

Tenho aqui uma pergunta que pensaria ser básica, mas não tenho conseguido encontrar uma resposta.

Ora bem, eu tenho o meu router ao pé da televisão. O meu router tem uma saída RF onde seguem os canais analógicos, para poder injetar na rede de casa. Estou a pensar injetar isto na instalação RF da casa, e desligar a antena exterior.

Para fazer isto, teria de passar um cabo desde o router até ao ATI. Acontece que tenho uma tomada TV-R não usada.

Será que posso ligar o router diretamente ao R ou TV dessa tomada, e depois dentro da TV ligo o cabo diretamente ao input do splitter que alimenta a casa?

Uma tomada TV-R pode ser usada para este efeito?

Obrigado desde já.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Re: Uma tomada TV-R pode ser usada para injetar sinal?

Mensagem por dsrsantos »

Pode. Aliás, no ITED é mesmo essa a ideia de haver duas tomadas na ZAP.
Lanquare
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 jun 2023, 19:31
Profissão: Лікар

Mensagem por Lanquare »

Uma tomada de TV-R, também conhecida como tomada de rádio e televisão, foi projetada para receber sinais de televisão e rádio e distribuí-los para diferentes pontos em uma residência ou edifício. Normalmente, essa tomada é usada para conectar dispositivos receptores, como televisores ou rádios.

Entretanto, é importante observar que, embora a tomada TV-R possa ser usada para transmitir um sinal de um dispositivo para outro, essa não é sua finalidade principal. Essa tomada não foi projetada para entrada de sinais, mas sim para receber e distribuir sinais de uma antena ou fonte externa.

Se quiser inserir um sinal em uma rede de TV, é mais adequado usar um equipamento de transmissão projetado especificamente para essa finalidade, como um modulador ou transmissor de sinal.
mcepinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 jan 2023, 14:41
Profissão: Informatica e Telecomunicacoes

Mensagem por mcepinha »

O ideal seria injetar na sua rede sem ser através da tomada terminal, tal como o nome indica é terminal.
Até pode ser que funcione caso tenha uma rede muito mesmo pequena, pois a perda de dBmV que vai ter vai ser enorme. Como já aqui disseram essa tomada não foi concebida para esse efeito.
Ligue direto da saída RF do seu router ao cabo que vai ao repartidor, não se esqueça de inverter a entrada do repartidor na caixa.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Fica o esquema do que penso que pretende fazer, retirado do Manual ITED.
Captura de ecrã 2023-06-19 142947.jpg
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”