Cabo de alimentação ao quadro geral
-
- Curioso
- Registado: 20 set 2014, 10:04
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Cabo de alimentação ao quadro geral
Bom dia a todos,
Que cabo aconselham para alimentação do contador ao quadro geral ?
Enterrado, distância 70m, potência 10,35KVA e vai ter certificação.
Obrigado
Que cabo aconselham para alimentação do contador ao quadro geral ?
Enterrado, distância 70m, potência 10,35KVA e vai ter certificação.
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
Re: Cabo de alimentação ao quadro geral
boas. para 10.35 kva a 70m tem de ser cabo de 70mm em aluminio, com duas caixas de transição,digo aluminio por ser mais economico.a entrada é monofasico. cump
- PVolt
- Curioso
- Registado: 20 nov 2022, 15:32
- Profissão: Electricista
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 6 times
Bom dia!
Alguns factores a ter em conta:
- Tipo de isolamento e bainha (materiais);
- Natureza (cobre ou alumínio - o caro colega Pedro Caetano tinha proposto, no comentário anterior, condutores em alumínio, o que, dado o comprimento dos mesmos, é uma boa hipótese em termos de preço);
- Características do solo (temperatura, níveis de humidade, resistividade térmica, ...).
Umas boas entradas e feliz ano novo para todos!
Alguns factores a ter em conta:
- Tipo de isolamento e bainha (materiais);
- Natureza (cobre ou alumínio - o caro colega Pedro Caetano tinha proposto, no comentário anterior, condutores em alumínio, o que, dado o comprimento dos mesmos, é uma boa hipótese em termos de preço);
- Características do solo (temperatura, níveis de humidade, resistividade térmica, ...).
Umas boas entradas e feliz ano novo para todos!
-
- Aprendiz
- Registado: 14 dez 2020, 11:49
- Has thanked: 17 times
Boas,
Fiquei com dúvidas em relação ao primeiro post.
Fiz cálculos básicos, numa app e deu 16mm2, com 70m 40 °C. Está certo?
Obrigado
Obrigado
-
- Curioso
- Registado: 08 nov 2013, 21:23
- Has thanked: 21 times
- Been thanked: 5 times
Ia fazer a mesma pergunta. Para 10,35kVA e 70m deu-me secção de 16mm.
Há legalmente alguma secção mínima que se tem de respeitar quando o cabo está enterrado e daí terem sugerido os 70mm ou as minhas contas estão mal?
Há legalmente alguma secção mínima que se tem de respeitar quando o cabo está enterrado e daí terem sugerido os 70mm ou as minhas contas estão mal?
-
- Velha Guarda
boas. amigos para que é que serve a tabela certiel?.fiz instalações por ela nunca tive problemas, ate para alguns inspetores devia ser mais. leem-na antes de falar. cump
- PVolt
- Curioso
Verdade! Nestas coisas, tem que se seguir o estipulado.pedro caetano Escreveu: 31 dez 2022, 21:08 boas. amigos para que é que serve a tabela certiel?.fiz instalações por ela nunca tive problemas, ate para alguns inspetores devia ser mais. leem-na antes de falar. cump
-
- Curioso
Peço desculpa por ter incomodado com a minha pergunta.pedro caetano Escreveu: 31 dez 2022, 21:08 boas. amigos para que é que serve a tabela certiel?.fiz instalações por ela nunca tive problemas, ate para alguns inspetores devia ser mais. leem-na antes de falar. cump
Precisamente por querer seguir o estipulado é que questionamos...
As minhas contas estavam mal feitas. Estava a considerar um máximo de 5% de queda de tensão mas os condutores à entrada das instalações têm regras específicas. Segundo as RTIEBT:Promax Escreveu: 31 dez 2022, 17:33 Boas,
Obrigado
"803.2.4.4.2 As secções dos condutores usados nos diferentes troços das instalações colectivas e
entradas devem ser tais que não sejam excedidos os valores de queda de tensão seguintes:
a) 1,5 %, para o troço da instalação entre os ligadores da saída da portinhola e a origem da
instalação eléctrica (de utilização), no caso das instalações individuais; "
Portanto se refizer o cálculo considerando uma queda de tensão máxima de 1,5% verá que a secção mínima deverá ser de 50mm se utilizar um condutor de cobre ou 70mm se for de alumínio.
- PVolt
- Curioso
Espero que não me leve a mal, caro colega.elfo106 Escreveu: 31 dez 2022, 22:24Peço desculpa por ter incomodado com a minha pergunta.pedro caetano Escreveu: 31 dez 2022, 21:08 boas. amigos para que é que serve a tabela certiel?.fiz instalações por ela nunca tive problemas, ate para alguns inspetores devia ser mais. leem-na antes de falar. cump
Precisamente por querer seguir o estipulado é que questionamos...
As minhas contas estavam mal feitas. Estava a considerar um máximo de 5% de queda de tensão mas os condutores à entrada das instalações têm regras específicas. Segundo as RTIEBT:Promax Escreveu: 31 dez 2022, 17:33 Boas,
Obrigado
"803.2.4.4.2 As secções dos condutores usados nos diferentes troços das instalações colectivas e
entradas devem ser tais que não sejam excedidos os valores de queda de tensão seguintes:
a) 1,5 %, para o troço da instalação entre os ligadores da saída da portinhola e a origem da
instalação eléctrica (de utilização), no caso das instalações individuais; "
Portanto se refizer o cálculo considerando uma queda de tensão máxima de 1,5% verá que a secção mínima deverá ser de 50mm se utilizar um condutor de cobre ou 70mm se for de alumínio.
Olhe, sem querer desmerecer qualquer software, ou a sua utilidade prática para certas coisas, não há nada como as regras. É um apoio e essencial para o ofício, se bem que este fórum também existe para que haja entreajuda e troca de informação, o que é excelente.
Pessoalmente, considero que o livro das RTIEBT, que é boa leitura, só peca por não ser tão organizado quanto isso a nível do índice. Mas, como tudo, com o uso e com a experiência, lá se vai conhecendo "os cantos à casa".
Boas entradas e bom 2023 para todos!
-
- Curioso
Não levo a malPVolt Escreveu: 31 dez 2022, 22:46 Espero que não me leve a mal, caro colega.
Olhe, sem querer desmerecer qualquer software, ou a sua utilidade prática para certas coisas, não há nada como as regras. É um apoio e essencial para o ofício, se bem que este fórum também existe para que haja entreajuda e troca de informação, o que é excelente.
Pessoalmente, considero que o livro das RTIEBT, que é boa leitura, só peca por não ser tão organizado quanto isso a nível do índice. Mas, como tudo, com o uso e com a experiência, lá se vai conhecendo "os cantos à casa".

Para esclarecer, eu não usei nenhum software. Fiz as contas com base na parte 5 e considerando as quedas de tensão descritas na secção 525 (neste caso considerei os 5%) porque não sabia que o condutor à entrada estava sujeito a regras diferentes que estão descritas na parte 8 das RTIEBT.
Refazendo as contas já bate certo, eu é que simplesmente não estava a perceber o porquê da diferença entre o meu resultado e o vosso.
- PVolt
- Curioso
Peço desculpa, nem sei de onde tirei a ideia de que tinha recorrido a um software. Perdoe-me o lapso.elfo106 Escreveu: 31 dez 2022, 23:04Não levo a malPVolt Escreveu: 31 dez 2022, 22:46 Espero que não me leve a mal, caro colega.
Para esclarecer, eu não usei nenhum software. Fiz as contas com base na parte 5 e considerando as quedas de tensão descritas na secção 525 (neste caso considerei os 5%) porque não sabia que o condutor à entrada estava sujeito a regras diferentes que estão descritas na parte 8 das RTIEBT.
Refazendo as contas já bate certo, eu é que simplesmente não estava a perceber o porquê da diferença entre o meu resultado e o vosso.
Fez o cálculo analiticamente, o que é sempre bom (para mim, que também gosto dessas coisas).
Bom, isso foi apenas uma distração, coisas normais quando se fazem cálculos no papel, que foi rapidamente emendada da sua parte!

Sinceros cumprimentos, caros colegas!
- PVolt
- Curioso
PVolt Escreveu: 01 jan 2023, 00:59Peço desculpa, nem sei de onde tirei a ideia de que tinha recorrido a um software. Perdoe-me o lapso.elfo106 Escreveu: 31 dez 2022, 23:04Não levo a malPVolt Escreveu: 31 dez 2022, 22:46 Espero que não me leve a mal, caro colega.
Fez o cálculo analiticamente, o que é sempre bom (para mim, que também gosto dessas coisas).
Bom, isso foi apenas uma distracção, coisas normais quando se fazem cálculos no papel, que foi rapidamente emendada da sua parte!![]()
Sinceros cumprimentos, caros colegas!
-
- Curioso
Bom Ano a todos…pedro caetano Escreveu: 31 dez 2022, 12:12 boas. para 10.35 kva a 70m tem de ser cabo de 70mm em aluminio, com duas caixas de transição,digo aluminio por ser mais economico.a entrada é monofasico. cump
Que tipo de cabo ?
Para que servem as caixas de transição e que tipo de caixas são ?
Obrigado
-
- Velha Guarda
boas. terá de pedir a um tecnico para executar esse trabalho, as caixas são para fazer a transição do cabo de aluminio para o de cobre, e só ele é que sabe como executar, assim como o cabo. cump
-
- Curioso
Boas, então pode ser fio V em tubo enterrado ?pedro caetano Escreveu: 02 jan 2023, 12:04 boas. terá de pedir a um tecnico para executar esse trabalho, as caixas são para fazer a transição do cabo de aluminio para o de cobre, e só ele é que sabe como executar, assim como o cabo. cump