Sendo este o meu primeiro post no fórum, aproveito para me apresentar. (Peço desculpa se tinha que criar 2 posts separados, mas como também queria criar este, acaba por ficar mais fácil assim).
Sou o Guilherme, tenho 26 anos, sou Programador (Curso Técnico Superior Nivel 5) com 3 anos de experiência e atualmente trabalho numa consultora na àrea de TI. Infelizmente não gosto da minha profissão e estou a estudar a possibilidade de mudar para outra, uma que me dê gozo de desempenhar e que me dê condições financeiras para poder levar uma vida com independência, liberdade e algum conforto (não preciso de ser rico, mas também não quero ter uma vida precária), sendo que a mais atraente para mim e aquela que eu acho que me identifico mais é a de Eletricista. Mais concretamente Eletricista Predial / Residencial, e a cereja no topo do bolo seria a trabalhar por conta própria.
Posto isto, venho aqui tentar obter algum feedback de alguém que trabalhe como Eletricista (por contra própria ou não) em casas / prédios, ou que já tenha estado numa situação parecida, em que não estavam felizes na vossa primeira àrea de estudos e quiseram mudar e se acham que foi uma boa decisão. Darem-me a vossa opinião sobre como é trabalhar como prestador de serviços nesta àrea, ou se acham que mais vale trabalhar por conta de outrém, ou ainda se é mais vantajoso trabalhar com eletricidade que não seja residencial e sim industrial / empresarial. Se as vantagens compensam as desvantagens, se há muita procura (muita clientela) ou se é um mercado que está a cair (assim por palpite eu diria que pode estar a crescer, talvez com o aparecimento da automação nas casas), se é bem paga, etc. Enfim aquilo que acharem que é relevante passar para uma pessoa que está a pensar enveredar por esta profissão.
Coloco em baixo uma tabela que fiz com alguns cursos que encontrei na internet. Se por acaso conhecerem outros que aconselham deixem aqui também pfv, seria uma grande ajuda

A minha ideia é decidir um deles nestas próxima semanas porque quero ainda começar neste próximo ano letivo.
Se por acaso tiverem alguma duvida sobre a minha profissão fiquem a vontade para me perguntar

Obrigado!!
Lista de cursos: