Boa noite.
Uma saudação geral aos membros desta comunidade.
Esta é a minha primeira apresentação aqui, pelo que relevem alguma regra que eu porventura não cumpra.
A questão que tenho para aqui colocar, na expectativa de alguma luz na direcção de solução, é a q se segue ao seguinte contexto:
1 - Uma instalação elétrica existente (baixa potência), com alimentação trifásica, com distribuição interna em vários circuitos, uns monofásicos e outros trifásicos.
2 - Intenção de instalação de sistema de painéis solares, gerador eólico e baterias, que só é, segundo sei, monofásico.
3 - Intenção de tornar o sistema em híbrido, ou seja consumir ou armazenar a energia produzida pelo sistema e injectar o sobrante, se existir, na rede publica. Em caso do consumo interno ser superior à produção interna, consumir energia da rede externa.
Todo o sistema tem os seus componentes próprios, como controladores de corrente (carga) e inversores simples ou hibridos, relativamente aos quais não tenho grandes questões. Do inversor (do sistema interno) sai uma fase de 220V e um neutro, cuja energia ou é consumida nas instalações (num dos circuitos monofásicos) ou é injectada (após compatibilização de tensão, frequência e fase) na rede externa "publica". A Questão é que essa rede "publica" fornece-me 3 fases. Eu não conheço inversores (Grid Tied Inverters) trifásicos para equiparar meu sistema de paineis fotovoltaicos com a rede trifásica q chega ao meu quadro geral.
Assim, as questões são estas:
A - A Entidade publica gestora da rede aceita que eu injecte a sobra de energia de produção interna (minha) em apenas uma das fases da rede "publica"?
B - Apesar do contador de entrada nas minhas instalações ser trifásico, poderei ter um contador de saída monofásico para contabilizar a energia fornecida pelo meu sistema à rede publica? Ou o contador de saída tem de ser também trifásico, com duas fases "mortas"?
C - Existirá algum "Grid Tied Inverter" que produza três fases e as sincronize com as da rede publica?
Grato antecipadamente pela atenção que dispensarem ao assunto e para a luz que dai advier.
Sistema de Paineis Solares - e rede Trifásica
-
- Aprendiz
- Registado: 20 abr 2017, 16:19
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 26 times
Re: Sistema de Paineis Solares - e rede Trifásica
Bom dia,
Qualquer uma das marcas mais comercializadas em Portugal têm inversores trifásicos nas suas gamas de produtos.
Qualquer uma das marcas mais comercializadas em Portugal têm inversores trifásicos nas suas gamas de produtos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Boas,
na sua instalação não tem circuitos a consumir em mono? claro que tem.
portanto, qual será o problema de injectar em mono?
Ohmico
na sua instalação não tem circuitos a consumir em mono? claro que tem.
portanto, qual será o problema de injectar em mono?
Ohmico
- nonuke
- Curioso
- Registado: 01 mar 2012, 11:14
- Has thanked: 1 time
Boa tarde,
Espero poder ajudá-lo.
Tenho uma instalação trifásica e instalei há 2 anos 10 painéis fotovoltaicos, um inversor trifásico e um contador bidirecional trifásico.
Tudo funciona normalmente.
Se fosse agora, teria feito uma instalação monofásica e não trifásica mas infelizmente tenho vários circuitos trifásicos cá em casa. Se está a pensar em comprar um carro elétrico ou PHVE, e se puder, mude para monofásico.
Espero poder ajudá-lo.
Tenho uma instalação trifásica e instalei há 2 anos 10 painéis fotovoltaicos, um inversor trifásico e um contador bidirecional trifásico.
Tudo funciona normalmente.
Se fosse agora, teria feito uma instalação monofásica e não trifásica mas infelizmente tenho vários circuitos trifásicos cá em casa. Se está a pensar em comprar um carro elétrico ou PHVE, e se puder, mude para monofásico.