boas pessoal... gostaria de que alguem me ajudasse em relaçao a ligaçao de reles e contactos .No . Nc ..
trabalho num ramo que tenho contacto regular com relés e muitas vezes deparo-me com duvidas em ligar relés pelas fontes de alimenbtaçao e como fazer o contacto que me pedem e tal..
se alguem souber algum site ou desenhos ilustrativos de esquemas de ligaçoes..ficaria muito grato!!
Obrigado e continuaçao do bom trabalho! cumprimentos
RELÈS
Re: RELÈS
Não tenho um esquema, mas a parte básica é bastante simples...
1º Bobine de Comando
A bobine de comando poderá ser de varias voltagens e em corrente alterna ou continua, conforme o tipo de sinal de corrente que pretendemos utilizar.
Exemplos:
12VDC = 12Voltos Corrente Continua
230VAC = 230Voltos Corrente Alterna
2º Contactos de Comando
Normalmente encontrarás estes relés, mas existem centenas deles diferentes...
NC > Contacto aberto com a bobine em repouso
0 > Ligação do fio de alimentação do circuito
NF > Contacto fechado com a bobine em repouso
Os contactos NC e NF invertem o seu estado, quando a bobine de comando é colocada á carga.
Podes ver muitos esquemas na página da Finder
Abraços
1º Bobine de Comando
A bobine de comando poderá ser de varias voltagens e em corrente alterna ou continua, conforme o tipo de sinal de corrente que pretendemos utilizar.
Exemplos:
12VDC = 12Voltos Corrente Continua
230VAC = 230Voltos Corrente Alterna
2º Contactos de Comando
Normalmente encontrarás estes relés, mas existem centenas deles diferentes...
NC > Contacto aberto com a bobine em repouso
0 > Ligação do fio de alimentação do circuito
NF > Contacto fechado com a bobine em repouso
Os contactos NC e NF invertem o seu estado, quando a bobine de comando é colocada á carga.
Podes ver muitos esquemas na página da Finder
Abraços
Re: RELÈS
BOAS se me permitem, para facilitar a vida ao pessoal que faz dum relé um bicho de 7 cabeças, e na verdade não existe nada mais simples eis as resposta. um relé não é nada mais do que um simples interruptor, que ou liga ou desliga qqer coisa, a diferença é que este interruptor não é comandado pela mãozinha mas sim automaticamente através de uma determinada tensão electrica . Agora os relés podem ser encontrados de forma simples em que nós temos de ligar neles os condutores da alimentação + os outros 3 do interruptor (C,NO,NC), ou podemos encontrar os reles já colocados numa placa de circuito impresso de um determinado equipamento. E aí nesse caso já não precisamos de ligar os condutores de alimentação, pois o proprio equipamento encarregar-se á de alimentar o relé automaticamente.
Dados dum relé simples : (dois pontos de alimentação (bobine), C (comum), NA ou NO (normalmente aberto ou normal open) NF ou NC (normalmente fechado ou normal close) pois podemos encontra-los em versão nacional ou estrangeira que é mais usual. Agora na letra C (comum) é onde ligamos o nosso sinal de tensão que queremos ultilizar para alimentar ou desalimentar qqer coisa (exemplo um negativo de uma sirene que só toca com positivo e negativo ligados permanentemente) é esse negativo que vamos utilizar, esse mesmo negativo estará a sair pelo contacto NC pois o interruptor está ligado sempre assim, C apontar para NC, e no NO não temos nada, quando alimentamos o relé o que estava a sair em NC desaparece e passa a sair no terminal NO. Num circuito que tenha o relé já acoplado, ao mudar de estado (exemplo em alarme) automaticamente muda o estado do relé, a história é sempre a mesma ou está em NC ou em NO. e o C (comum) é onde ligamos o sinal- ou + que pretendemos usar. espero ter ajudado com este testamento
Dados dum relé simples : (dois pontos de alimentação (bobine), C (comum), NA ou NO (normalmente aberto ou normal open) NF ou NC (normalmente fechado ou normal close) pois podemos encontra-los em versão nacional ou estrangeira que é mais usual. Agora na letra C (comum) é onde ligamos o nosso sinal de tensão que queremos ultilizar para alimentar ou desalimentar qqer coisa (exemplo um negativo de uma sirene que só toca com positivo e negativo ligados permanentemente) é esse negativo que vamos utilizar, esse mesmo negativo estará a sair pelo contacto NC pois o interruptor está ligado sempre assim, C apontar para NC, e no NO não temos nada, quando alimentamos o relé o que estava a sair em NC desaparece e passa a sair no terminal NO. Num circuito que tenha o relé já acoplado, ao mudar de estado (exemplo em alarme) automaticamente muda o estado do relé, a história é sempre a mesma ou está em NC ou em NO. e o C (comum) é onde ligamos o sinal- ou + que pretendemos usar. espero ter ajudado com este testamento

FILIPE NETO