Tenho aqui um circuito de cabo 2.5 que vai para um anexo onde tenho duas máquinas. No quadro esta obviamente protegido por um disjuntor de 16a. No entanto o que eu gostaria de fazer era colocar um disjuntor para cada uma dessas máquinas.
Portanto seria algo assim no quadro o disjuntor de 16a que vai ligar a 2 disjuntores de 16 (tem de ser pois pelo manual podem necessitar de 13a). Cada uma máquina tinha a sua tomada ligada um a cada disjuntor que podia desligar independentemente e em caso de uso das duas ao mesmo tempo superior a 16a estava o circuito na mesma protegido pelo primeiro disjuntor certo? Podia até assim aumentar o primeiro disjuntor para 20a pois é suportado por cabo de 2.5? E as tomadas de parede que apenas suportam 16 estariam na mesma protegidas cada uma pelo disjuntor de 16a? Isto podia facilitar muito a vida quando as duas funcionam ao mesmo tempo.
Dois disjuntores no mesmo circuito
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Dois disjuntores no mesmo circuito
Se o cabo é de 2,5 mm^2 e não excede o cconsumo e até poderia sustituir por de 20 A, das duas uma, ou coloca dois cabos, ou coloco um "quadro " que alimenta essas máquinas e se medir melhor a de 13 A se calhar, é de 12,99 A