Chuveiro desligando

Responder
Lucas1405
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 mar 2022, 13:56

Chuveiro desligando

Mensagem por Lucas1405 »

Bom dia!

Estou com um problema que creio que deva ser simples mas está me incomodando bastante.

Eu fiz a instalação de um novo chuveiro na minha casa e ele não para "ligado". Sempre que uso, ele fica no quente por alguns minutos e depois parece que desarma, sem desligar disjuntor e coisas do tipo. Quando isso acontece, eu vou lá na conexão dos fios (instalei com aquele quadradinho que tem alguns parafusos para apertar) e desconecto, conecto de novo e aperto. Quando faço isso, o chuveiro volta a funcionar mas acontece o mesmo processo logo logo e tenho que repetir.

Eu tentei fazer a instalação com uma fita isolante mas com alguns minutos saiu uma fumaça. Desconectei por receio e quando fui conferir, parece que não queimou os fios, queimou a fita isolante. Depois disso, coloquei o quadradinho lá que não sei o nome haha. Quando fiz isso voltou a "desarmar".

To meio perdido e não sei o que fazer, aqui são só aqueles 2 fios, não tem o terra (apartamento mais antigo).

Toda ajuda é bem vinda, obrigado!
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Re: Chuveiro desligando

Mensagem por CAOR »

Boas isso não é em Portugal pois não?
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Chuveiro desligando

Mensagem por mromeiro »

Bom dia,

Assumo que esteja no Brasil.
Assim já verificou se a tensão de funcionamento é a mesma que está a ligar?
110V, 127V 220V?

Outras situações não relacionadas diretamente com o problema, mas que são um risco:
- secção dos fios. Se forem finos, podem aquecer e causar curto-circuito ou mesmo incendiar-se;
- apertar sempre bem os parafusos, para não haver aquecimento dos mesmos;
- ligação à terra. É mesmo importante que consiga e de boa qualidade (não é ligar ao vaso ou encostar na parede), pois sem ela, em caso de avaria, quem estiver em contacto com a água, pode apanhar o último choque da vida!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”