Fonte: http://dn.sapo.pt/2008/06/26/ciencia/ba ... idade.htmlEspanha. Investigadores registam transferência directa de electrões
Os cientistas não desistem da sua procura por novas fontes de energia, de tal forma que se viraram para um aliado pouco comum: as bactérias. "O sistema funciona como uma pilha de combustível na qual a bactéria faz o trabalho do catalisador", explicou ao El Pais Juan Feliu, director do grupo de Electroquímica da Universidade de Alicante.
Os investigadores conseguiram registar com técnicas espectroscópicas a transferência directa de electrões entre uma bactéria viva e um eléctrodo de ouro, num espaço de cinco nanómetros. "Nunca antes tinha sido possível visualizar de forma clara este processo, já que dentro de uma célula existe uma multitude de moléculas e não é fácil saber quais são as mais importantes", disse.
Segundo o jornal, graças a esse processo, os cientistas conseguiram demonstrar que bactérias como as Geobacter geram electricidade graças a proteínas celulares denominadas citocromos C. Estas conclusões foram apresentadas recentemente no Primeiro Simpósio Internacional Sobre Pilhas de Combustível Microbianas, que decorreu na Pensilvânia.
A poupança de energia é um dos temas na ordem do dia. Em Espanha, o Congresso tomou esta semana a decisão de proibir no espaço de três anos o uso das lâmpadas clássicas, idealizadas por Thomas Edison em 1879. Estas serão substituídas pelas lâmpadas de baixo consumo, que duram oito a dez vezes mais e consomem menos 80% de energia.
Bactérias que geram electricidade
- admin
- Admin
- Mensagens: 4724
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Localização: Algarve
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Bactérias que geram electricidade
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum