Boa noite pessoal! Sou novo aqui no fórum, dei uma pesquisada rápida mas não encontrei sobre minha dúvida. Se já tiver algum tópico aberto para isso, peço desculpas antecipadamente, e me mandem o link para ele.
Bom, minha dúvida é a seguinte: Estou querendo instalar 3 fitas de led cada uma com seu interruptor que vai ficar na parede com uma fonte chaveada, aquelas do tipo colmeia.
Se eu alimentar a fonte diretamente com o fio fase e neutro que vem do QDC e interromper a alimentação da fita no positivo que vai na saída DC da fonte.
Dessa forma, alimentando a fonte diretamente, ela vai ficar consumindo energia mesmo estando com as fitas desligadas? Existe alguma outra forma de fazer essa ligação? Ou seria melhor adquirir pequenoa drivers separados para cada fita?
Desde já agradeço pela atenção.
FONTE CHAVEADA FITA LED
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 fev 2022, 03:59
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: FONTE CHAVEADA FITA LED
Dependendo da corrente em causa, recomendo que a fonte seja interrompida pelo interrutor.jfernandees Escreveu: 04 fev 2022, 04:08 Boa noite pessoal! Sou novo aqui no fórum, dei uma pesquisada rápida mas não encontrei sobre minha dúvida. Se já tiver algum tópico aberto para isso, peço desculpas antecipadamente, e me mandem o link para ele.
Bom, minha dúvida é a seguinte: Estou querendo instalar 3 fitas de led cada uma com seu interruptor que vai ficar na parede com uma fonte chaveada, aquelas do tipo colmeia.
Se eu alimentar a fonte diretamente com o fio fase e neutro que vem do QDC e interromper a alimentação da fita no positivo que vai na saída DC da fonte.
Dessa forma, alimentando a fonte diretamente, ela vai ficar consumindo energia mesmo estando com as fitas desligadas? Existe alguma outra forma de fazer essa ligação? Ou seria melhor adquirir pequenoa drivers separados para cada fita?
Desde já agradeço pela atenção.
Se não o fizer, sim ela fica a consumir (muito pouco, mas consome).
Se o nº de operações de ligar e desligar não for muito grande (exemplo de minuto a minuto), o corte deve ser sempre no lado de "alta".
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 fev 2022, 03:59
Re: FONTE CHAVEADA FITA LED
Nelmindo, obrigado pela resposta. Eu quero fazer justamente isso. Interromper a alimentação no interruptor. Mas para isso eu preciso levar os 3 fios de retorno das fitas até o borne de entrada de fase AC da fonte? Se eu fizer assim, não corre o risco de ao acionar o interruptor da fita 1 ele acabar energizando todas as demais? Ou existe outra forma de fazer essa ligação?