Projecto Electrico

Responder
rspratley
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2008, 19:24

Projecto Electrico

Mensagem por rspratley »

Foi-me pedido um orçamento para um Projecto Eléctrico + ITED de uma moradia unifamiliar, mas todos os Projectos Eléctricos que fiz até agora eram pelo regulamento antigo e ainda não tive tempo de me familiarizar a 100% com o novo embora já tenha tido de fazer alterações a um projecto em curso. Podem-me dizer se a diferença entre o regulamento antigo e o novo é tão grande que não deva arriscar a dar um orçamento sem me familiarizar um pouco mais com o novo regulamento (coisa que terei de fazer antes do inicio do projecto).

Outro ponto prende-se com o facto de ser pedido o preço para um projecto de licenciamento e execução de electricidade, composto por peças desenhadas e escritas (nomeadamente medições e caderno de encargos). Até agora apenas fiz o projecto de licenciamento que também servia de projecto de execução uma vez que bastava a ficha electrotécnica para a Câmara.

Obrigado pela ajuda que possam dar.
rspratley
Curioso
Curioso

Re: Projecto Electrico

Mensagem por rspratley »

Queria apenas acrescentar que em relação ao novo regulamento já vi que existe uma mudança na denominação dos locais, as instalações dos wc também foram alteradas, quadros parciais por piso, etc. Apenas como os tempos costumam ser curtos gostava de estar mais certo antes de me comprometer.
Obrigado
rspratley
Curioso
Curioso

Re: Projecto Electrico - Cálculos

Mensagem por rspratley »

Ainda relativamente aos projectos eléctricos tenho a seguinte duvida: - considerando o exemplo de uma moradia uni familiar, calculando segundo os valores mínimos que vêm nos livros (por exemplo usando a regra de 25 VA/m2 para tomadas e iluminação, 3,3 kva para máquinas de lavar, etc) chego a um valor de potência mas obviamente que esse valor seria se estivesse sempre tudo a trabalhar a 100% o que não acontece, que tipo de factor de simultaneidade se pode usar? o mesmo que por exemplo para um prédio?
Moutinho
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 01:07

Re: Projecto Electrico - Cálculos

Mensagem por Moutinho »

Numa primeira abordagem e sem discutir tipo de moradia, número de divisões principais, equipamentos a instalar, etc..., 10,35 KVA é mais do que suficiente num elevado número de caos.
Moutinho
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 01:07

Re: Projecto Electrico

Mensagem por Moutinho »

Relativamente ao projecto eléctrico, parece-me que este é apenas necessário, se a potência que vais requerer para a moradia, for 50 KVA ou superior.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”