Como remover sua casa da rede elétrica

Responder
CristaBranca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 dez 2021, 13:03
Has thanked: 2 times

Como remover sua casa da rede elétrica

Mensagem por CristaBranca »

Boa tarde,

Estou começando a organizar um plano para tornar a minha casa off-grid com uso de energia solar e eólica e outros sistemas. Meu interesse com isso é independência e também reduzir os custos mensais da casa, portanto eu gostaria de me desligar da rede elétrica para não me preocupar em pagar contas de luz quando o sistema estiver funcionando 100%.

Tentei encontrar online a resposta, mas não achei em nenhum lugar explicando se é possível remover sua casa da rede elétrica ou não. Se alguém puder me esclarecer como funciona este processo e se existe alguma armadilha legal ficaria grato.

Att,

CristaBranca
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Como remover sua casa da rede elétrica

Mensagem por mpinto »

Penso que basta dar baixa do contador, mas se quer um conselho, faça contas ao tempo de retorno de um sistema desses, em função das suas necessidades e em caso de avaria qual a solução de recurso que vai adoptar. Uma coisa é ter auto-consumo e minimizar o custo com a energia, baixar a a potência contratada etc, outra coisa é cortar a ligação. Há casos em que não há rede ou as casas não têm licença e essa é uma das opções mas vai perder algum conforto ou então vai adoptar uma solução muito cara.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Concordo com o colega mpinto.
Em termos legais, e uma vez que está no Brasil (segundo o perfil), não sei se existe algum impedimento.
Se ficar com a sua habitação "off-grid" com sistemas de produção eléctrica alternativos à comercializadora, vai ter de instalar baterias, e isso torna o sistema substancialmente mais caro. E como o colega disse e bem, anteriormente, caso o sistema falhe e esteja "off-grid", não vai ter qualquer outro sistema de "backup".
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Quando andei a ver soluções de fotovoltaico para redução de custos vi vários vídeos do Brasil com pessoal com sistemas "off-grid". Por isso deve ser, como já foi dito, uma questão de dar baixa do contrato.

Cumps!
CristaBranca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 dez 2021, 13:03
Has thanked: 2 times

Mensagem por CristaBranca »

Olá, Pessoal!

Agradeço pelas respostas e conselhos. Sim, estou ciente de que o ideal é manter a conexão a rede elétrica como um backup, mas o intuito do projeto é conseguir estabelecer uma casa 100% off-grid em questões de eletricidade e água. Estou ciente que o sistema é bem caro para instalação, mas estava preocupado que alguma questão legal viesse me incomodar depois. Obrigado pelas respostas!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”