Boa tarde,
Estou começando a organizar um plano para tornar a minha casa off-grid com uso de energia solar e eólica e outros sistemas. Meu interesse com isso é independência e também reduzir os custos mensais da casa, portanto eu gostaria de me desligar da rede elétrica para não me preocupar em pagar contas de luz quando o sistema estiver funcionando 100%.
Tentei encontrar online a resposta, mas não achei em nenhum lugar explicando se é possível remover sua casa da rede elétrica ou não. Se alguém puder me esclarecer como funciona este processo e se existe alguma armadilha legal ficaria grato.
Att,
CristaBranca
Como remover sua casa da rede elétrica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 dez 2021, 13:03
- Has thanked: 2 times
Re: Como remover sua casa da rede elétrica
Penso que basta dar baixa do contador, mas se quer um conselho, faça contas ao tempo de retorno de um sistema desses, em função das suas necessidades e em caso de avaria qual a solução de recurso que vai adoptar. Uma coisa é ter auto-consumo e minimizar o custo com a energia, baixar a a potência contratada etc, outra coisa é cortar a ligação. Há casos em que não há rede ou as casas não têm licença e essa é uma das opções mas vai perder algum conforto ou então vai adoptar uma solução muito cara.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
Concordo com o colega mpinto.
Em termos legais, e uma vez que está no Brasil (segundo o perfil), não sei se existe algum impedimento.
Se ficar com a sua habitação "off-grid" com sistemas de produção eléctrica alternativos à comercializadora, vai ter de instalar baterias, e isso torna o sistema substancialmente mais caro. E como o colega disse e bem, anteriormente, caso o sistema falhe e esteja "off-grid", não vai ter qualquer outro sistema de "backup".
Concordo com o colega mpinto.
Em termos legais, e uma vez que está no Brasil (segundo o perfil), não sei se existe algum impedimento.
Se ficar com a sua habitação "off-grid" com sistemas de produção eléctrica alternativos à comercializadora, vai ter de instalar baterias, e isso torna o sistema substancialmente mais caro. E como o colega disse e bem, anteriormente, caso o sistema falhe e esteja "off-grid", não vai ter qualquer outro sistema de "backup".
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!
Quando andei a ver soluções de fotovoltaico para redução de custos vi vários vídeos do Brasil com pessoal com sistemas "off-grid". Por isso deve ser, como já foi dito, uma questão de dar baixa do contrato.
Cumps!
Quando andei a ver soluções de fotovoltaico para redução de custos vi vários vídeos do Brasil com pessoal com sistemas "off-grid". Por isso deve ser, como já foi dito, uma questão de dar baixa do contrato.
Cumps!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 dez 2021, 13:03
- Has thanked: 2 times
Olá, Pessoal!
Agradeço pelas respostas e conselhos. Sim, estou ciente de que o ideal é manter a conexão a rede elétrica como um backup, mas o intuito do projeto é conseguir estabelecer uma casa 100% off-grid em questões de eletricidade e água. Estou ciente que o sistema é bem caro para instalação, mas estava preocupado que alguma questão legal viesse me incomodar depois. Obrigado pelas respostas!
Agradeço pelas respostas e conselhos. Sim, estou ciente de que o ideal é manter a conexão a rede elétrica como um backup, mas o intuito do projeto é conseguir estabelecer uma casa 100% off-grid em questões de eletricidade e água. Estou ciente que o sistema é bem caro para instalação, mas estava preocupado que alguma questão legal viesse me incomodar depois. Obrigado pelas respostas!