Rede Elétrica Curto

Responder
dinofaker
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 dez 2021, 13:52
Has thanked: 1 time

Rede Elétrica Curto

Mensagem por dinofaker »

Há dois anos atrás eu fechei curto em uma tomada no meu quarto, e ela parou de funcionar, como eu tenho mais quatro tomadas, eu não me importei, mas esses dias eu percebi que quando conecto alguma coisa na tomada, o teclado do meu computador desconecta e conecta novamente, isso também acontece com o ventilador, ele para e volta a funcionar, o que eu penso que é uma oscilação na rede elétrica, eu gostaria de saber se isso pode danificar os equipamentos conectados a essas tomadas e se eu devo contatar um eletricista, isso acontece apenas no meu quarto.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Rede Elétrica Curto

Mensagem por mromeiro »

Isso aparenta que esse curto-circuito tenha causado maus contactos.
Se ao colocar alguma coisa nessa tomada causa efeitos noutras, podem as outras serem derivadas dessas (os fios chegam do quadro até essa, e de essa continuam para as outras).

Se for essa a situação, mais grave que estragar os aparelhos, é poder incendiar a casa, já que caso coloque equipamentos com grande consumo ligado nas tomadas, pode causar um aquecimento devido ao mau contacto, e assim incendiar-se a tomada e pode propagar à casa.

Se o mau contacto for no neutro e o seu contrato for bifásico (2 fases) ou trifásifo(3 fases), pode acontecer que os aparelhos ligados numa fase interfiram com os aparelhos ligados nas outras, fazendo assim oscilações de tensão, podendo levar os aparelhos a estragarem-se.

Aconselho a verificar efetivamente o que se passa com essa tomada.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”