Boa tarde,
Tenho uma tomada já algo velha e por isso decidi substituir. Na tomada velha estavam ligados todos os 6 fios apresentados nas fotos seguintes.
Acontece que, depois de ligar os fios na tomada nova, esta não funciona... Ja tentei todas as combinações possíveis (nunca misturando os tipo de fio) nas entradas da nova tomada e nao consegui por a mesma a funcionar... Reparei que 3 fios vêm de um lado e outros 3 de outro, tentei também ligar os três separadamente mas sem sucesso
Alguem me consegue dizer qual é a posição correta dos fios na tomada?
Desculpem pela dúvida básica mas já tentei de tudo e nada funciona
Substituição de tomada
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
Re: Substituição de tomada
boas. se de facto ligou como estava e agora não funciona, pode ser que não chegue corrente a essa tomada, pode haver outra antes que esteja algum fio desligado. portanto devia estar 2 fios castanhos num parafuso da tomada, outros 2 fios azuis noutro parafuso, e no parafuso do meio estava 2 verdes amarelos para funcionar, se está e agora não funciona é porque não chega ai corrente. cump
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Até estou com medo de lhe responder.
Você percebe alguma coisa de electricidade?
Provavelmente, essa tomada é de passagem, ou seja, recebe fase + neutro + terra e depois "passa" para a tomada seguinte no mesmo circuito. Daí ter os tais 6 fios.
De um lado da tomada vai ter de ligar 3 fios, e do outro vai ter de ligar os outros 3, respeitando sempre as posições correctas da fase (L), neutro (N) e terra.
Desligue o quadro antes de mexer na tomada.
Até estou com medo de lhe responder.
Você percebe alguma coisa de electricidade?
Provavelmente, essa tomada é de passagem, ou seja, recebe fase + neutro + terra e depois "passa" para a tomada seguinte no mesmo circuito. Daí ter os tais 6 fios.
De um lado da tomada vai ter de ligar 3 fios, e do outro vai ter de ligar os outros 3, respeitando sempre as posições correctas da fase (L), neutro (N) e terra.
Desligue o quadro antes de mexer na tomada.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 out 2021, 13:13
- Has thanked: 3 times
Obrigado pelas respostas, já está resolvido.
Esta não foi a única tomada que mudei, e de facto houve uma em que só liguei 3 fios em vez de os 6, deve ser essa que estava a passar corrente para esta.
Obrigado pelas respostas
Esta não foi a única tomada que mudei, e de facto houve uma em que só liguei 3 fios em vez de os 6, deve ser essa que estava a passar corrente para esta.
Obrigado pelas respostas