Disjuntor geral
Disjuntor geral
Bom dia,
Sempre que ligo o forno da cozinha o disjuntor geral (disjuntor 1 da foto) disjunta várias vezes e tenho de estar sempre a rearmar para conseguir utilizá-lo.
Esta situação piorou desde que alterei a potência contratada para 4,6kVA.
Qual a melhor forma de resolver?
O forno é encastrado não é fácil estar a removê-lo. Colocar um diferencial de 300mA?
Sempre que ligo o forno da cozinha o disjuntor geral (disjuntor 1 da foto) disjunta várias vezes e tenho de estar sempre a rearmar para conseguir utilizá-lo.
Esta situação piorou desde que alterei a potência contratada para 4,6kVA.
Qual a melhor forma de resolver?
O forno é encastrado não é fácil estar a removê-lo. Colocar um diferencial de 300mA?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Disjuntor geral
Boas
Alterar o valor do diferencial de 30 para 300, só o técnico de electricidade é que o poderá fazer, se for possível.
Cump
Mário
Alterar o valor do diferencial de 30 para 300, só o técnico de electricidade é que o poderá fazer, se for possível.
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Se o diferencial dispara, é porque o forno apresenta uma avaria que coloca em risco a vida das pessoas.
O aumento de potência não está relacionado com a avaria.
Aumentar o calibre do dif, apenas vai disfarçar a avaria. E mesmo que a avaria seja "aceitável", só um técnico é que pode assegurar se isso pode ser feito (diminuir a sensibilidade).
Aumentar o calibre do dif, apenas vai disfarçar a avaria. E mesmo que a avaria seja "aceitável", só um técnico é que pode assegurar se isso pode ser feito (diminuir a sensibilidade).
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. na minha opinião, nesse quadro devia ter 2 diferenciais, tem 15 dijuntores é a tal mania de se colocar o minimo, mas essa não conseguiu ainda chegar a uma vistoriada ha poucos dias aqui na zona de lagos que tem quase 20 dijuntores pendurados num diferencial de 30ma . cump
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Por mim retirava o diferencial. Assim acabava as chatices!
Enfim! Esse quadro, em pleno 2021, é uma arma ambulante. Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa.
Contrate um electricista certificado para resolver isso. Mas a solução, como já escreveram, não passar por mexer só no diferencial.
Enfim! Esse quadro, em pleno 2021, é uma arma ambulante. Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa.
Contrate um electricista certificado para resolver isso. Mas a solução, como já escreveram, não passar por mexer só no diferencial.
Cuidado com as recomendações que se fazem, isto é um fórum técnico e nem sempre a ironia é entendida dessa forma.edeluz Escreveu: 06 jun 2021, 18:30 Por mim retirava o diferencial. Assim acabava as chatices!
Não acho que o quadro seja "uma arma ambulante" ou "Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa", o que quer que isso seja. Poderia ter pelo menos mais um interruptor diferencial mas nada indica que estejam pessoas ou bens em perigo da forma como está. Com 30 mA e uma boa terra de proteção não vejo qualquer perigo.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Esta é a resposta com a qual concordo mais.nelmindo Escreveu: 06 jun 2021, 11:56 Se o diferencial dispara, é porque o forno apresenta uma avaria que coloca em risco a vida das pessoas.
Ainda para mais, nem sequer se conhecem pormenores do quadro, nem da instalação.
Chame um electricista (um que possa ser chamado de tal, não um electrotrolha).
-
- Curioso
- Registado: 06 mar 2021, 19:09
- Profissão: Eletricista
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 6 times
Sim ,tem razão é a melhor resposta.O aumento de potência e o número de disjuntores nada tem a ver com a situação ,muito provavelmente o fogão terá algum defeito de passagem a terra ,partindo do princípio que é realmente o fogão que faz cair o diferencial. Por vezes à ação do calor pode levar a “relaxar”o aperto de um fio condutor levando a que o mesmo comece a aquecer perder o isolamento e entrar em contacto com a “massa” ,dando origem ao disparo do diferencial. Assim como aumentar para 300ma só vai esconder o defeito e mais tarde agravar a situação .O não utilizar o diferencial poderá vir a por em perigo a sua própria vida ,não o faça! É preferível chamar alguém com conhecimentos para resolver o problema.
Cumprimentos,
Ivo
Cumprimentos,
Ivo
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Tem razão. Peço desculpa a todos, mas ando tão farto de ver obras em clientes com tantos erros, que me pergunto "onde andam as inspeções!?"joao-pt Escreveu: 06 jun 2021, 22:54Cuidado com as recomendações que se fazem, isto é um fórum técnico e nem sempre a ironia é entendida dessa forma.edeluz Escreveu: 06 jun 2021, 18:30 Por mim retirava o diferencial. Assim acabava as chatices!
Não acho que o quadro seja "uma arma ambulante" ou "Á espera de alguém morrer ou incendiar alguma coisa", o que quer que isso seja. Poderia ter pelo menos mais um interruptor diferencial mas nada indica que estejam pessoas ou bens em perigo da forma como está. Com 30 mA e uma boa terra de proteção não vejo qualquer perigo.
Conforme já foi escrito, o melhor é solicitar o serviço de um profissional credenciado que verifique se essa instalação está bem dimensionada.
Boa noite, consegui resolver o problema do disparo do disjuntor quando o forno atinge a temperatura máxima, retirando a ligação à terra.
Podem-me dizer qual o risco que tenho de trabalhar com o forno sem ligação terra?
Obrigado
Podem-me dizer qual o risco que tenho de trabalhar com o forno sem ligação terra?
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
Boas
A maior porcaria que foi feita, retirar a ligação de terra!
Chama um técnico de electricidade, e desliga o disjuntor do forno.
Cump
Mário
Espero que tenhas um bom seguro de vida, para ti e para os outros que estejam em casa.chimico Escreveu: 19 ago 2021, 21:28 Boa noite, consegui resolver o problema do disparo do disjuntor quando o forno atinge a temperatura máxima, retirando a ligação à terra.
Obrigado
A maior porcaria que foi feita, retirar a ligação de terra!
Chama um técnico de electricidade, e desliga o disjuntor do forno.
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Não compreendo estas situações...
Pelo que descreve o forno e a causa da origem do disparo do diferencial logo pode se assumir que o problema existe no próprio forno.
Não seria sensato analisar o porquê desta anomia no forno ao invés de andar a inventar e a provocar situações que podem causar sérios danos??
Pelo que descreve o forno e a causa da origem do disparo do diferencial logo pode se assumir que o problema existe no próprio forno.
Não seria sensato analisar o porquê desta anomia no forno ao invés de andar a inventar e a provocar situações que podem causar sérios danos??
- Mário
- Team Apoio
Boas
É o perigo de invenções da net.
Eu no início aconselho que chame um técnico de electricidade, mas resolveu inventar ( desligar o condutor de segurança " Terra")
Espero que faça o que aconselho, mais não posso fazer.
Cump.
Mário
É o perigo de invenções da net.
Eu no início aconselho que chame um técnico de electricidade, mas resolveu inventar ( desligar o condutor de segurança " Terra")
Espero que faça o que aconselho, mais não posso fazer.
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. é caso para se dizer que o forno tem de ser aproveitado até á ultima gota, mas não é caso unico, por isso não me admira. cump