Boa tarde a todos,
Apresentaram-me uma proposta para elaborar um Projeto de remodelação de uma Coluna num Edifício de Habitação.
O meu cliente mora no 3º andar num prédio de 6 pisos e quer aumentar a potência de 3,45kVA para 10,35kVA.
No prédio ao lado deste, existe uma fracção, para qual foi criada uma coluna exclusiva para uma fracção (paralela à coluna que alimenta o resto do edif´ciio) e por isso fui pesquisar as RTIEBT, onde diz:
“803.4.7.1 Num edifício pode haver uma ou mais colunas para alimentar as diversas instalações eléctricas (de utilização) desse edifício”
É possível criar uma nova coluna (alterando o Quadro de Colunas) apenas para alimentar esta fração?
Se for possível, quais são as condicionantes? Terei de fazer esta coluna até ao piso 6 mas deixar só uma caixa de coluna na fracção do Piso 3?
Agradeço desde já as vossas respostas e comentários.
Cumprimentos,
Sérgio
Remodelação de Coluna
-
- Curioso
- Registado: 11 jan 2019, 15:46
Re: Remodelação de Coluna
Boas meu caro “Sérgio.P.S”
Eis a minha interpretação quanto à sua dúvida!
Tanto no novo como no antigo regulamento, era possível um edifício (prédio) possuir duas colunas montantes. Tudo isso era devidamente
enquadrado no projeto de eletricidade, em que o eng. responsável assim o definia.
Todavia, mesmo que o edifício seja possuidor de duas colunas montantes, importa, acima de tudo, a potência total requisitada à EDP através do
ramal de alimentação ao edifício.
Parece-me que o melhor a fazer será saber qual a potência total requerida esse edifício.
Depois, terá de preencher uma ficha eletrotécnica onde irá descrever as potências de cada fração. Podendo haver necessidade de haver
pagamento de um novo ramal de reforço. Isto se porventura houver capacidade na rede distribuição, para efetivar esse pedido de aumento de
potência para essa fração.
Poderá ainda fazer o seguinte:
Preencher a ficha eletrotécnica sobre a totalidade da potência existente, necessária à
alimentação do edifício, e somar esse novo aumento de potência à fração que solicita o
aumento de potência.
Depois será aguardar pela resposta do distribuidor, a essa sua solicitação.
Como pode verificar pela descrição deixada acima este aumento de potência, não será para o cliente e também para o colega uma pera doce.
Isto para não falarmos nas imposições regulamentares de uma coluna montante adaptada às novas regras técnicas, cujos cálculos serão
certamente muito divergentes dos cálculos iniciais.
Cptos
JAG
Eis a minha interpretação quanto à sua dúvida!
Tanto no novo como no antigo regulamento, era possível um edifício (prédio) possuir duas colunas montantes. Tudo isso era devidamente
enquadrado no projeto de eletricidade, em que o eng. responsável assim o definia.
Todavia, mesmo que o edifício seja possuidor de duas colunas montantes, importa, acima de tudo, a potência total requisitada à EDP através do
ramal de alimentação ao edifício.
Parece-me que o melhor a fazer será saber qual a potência total requerida esse edifício.
Depois, terá de preencher uma ficha eletrotécnica onde irá descrever as potências de cada fração. Podendo haver necessidade de haver
pagamento de um novo ramal de reforço. Isto se porventura houver capacidade na rede distribuição, para efetivar esse pedido de aumento de
potência para essa fração.
Poderá ainda fazer o seguinte:
Preencher a ficha eletrotécnica sobre a totalidade da potência existente, necessária à
alimentação do edifício, e somar esse novo aumento de potência à fração que solicita o
aumento de potência.
Depois será aguardar pela resposta do distribuidor, a essa sua solicitação.
Como pode verificar pela descrição deixada acima este aumento de potência, não será para o cliente e também para o colega uma pera doce.
Isto para não falarmos nas imposições regulamentares de uma coluna montante adaptada às novas regras técnicas, cujos cálculos serão
certamente muito divergentes dos cálculos iniciais.
Cptos
JAG