Aditamento a projecto

rspratley
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2008, 19:24

Aditamento a projecto

Mensagem por rspratley »

Precisava de uma ajuda sobre um aditamento a um projecto ITED de uma moradia unifamiliar , relativo a um projecto que fiz no ano passado e que foi entregue junto com as outras especialidades e enviada uma cópia do termo de responsabilidade à ANACOM. Agora durante a construção foi criada uma nova divisão e o electricista responsável pela obra pediu-me para fazer um aditamento a esse projecto. A minha duvida prende-se com 2 pontos, o primeiro é para quem tenho de enviar esse aditamento e a segunda é relativa a legislação uma vez que o electricista me disse que está a sair uma nova versão do manual ITED com algumas alterações, com base em qual faço o aditamento?

Obrigado pela ajuda que possam dispensar.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Aditamento a projecto

Mensagem por gemini »

oi.bem vindo.

o aditamento ao ITED entregas ao dono de obra, a partir daí ele saberá o que fazer com ele, se quer enviar de novo á CM ou não. o que é certo é que a instalação deverá ser vistoriada no fim, já com essa divisao no projecto:)
Learning is the goal!!
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

Obrigado pela resposta, em relação a uma nova versão do manual ITED alguém sabe alguma coisa? Procurei no site da ANACOM mas só vejo o manual actual e de qualquer forma penso que o projecto sendo anterior a uma nova versão do manual não deverá ter de cumprir apenas os regulamentos anteriores?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

se o manual ainda há-de sair, claro que tens de te orientar pelo existente!
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

rspratley Escreveu:Obrigado pela resposta, em relação a uma nova versão do manual ITED alguém sabe alguma coisa? Procurei no site da ANACOM mas só vejo o manual actual e de qualquer forma penso que o projecto sendo anterior a uma nova versão do manual não deverá ter de cumprir apenas os regulamentos anteriores?
Boas, não te podes orientar por um novo manual que não existe!!!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

Eu sei isso obrigado, a minha duvida é a seguinte, imaginemos que o manual sai amanhã e eu termino o aditamento no dia seguinte, já terá de ser com as novas regras uma vez que o mesmo já é terminado no período em que o novo manual está em funcionamento?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

rspratley Escreveu:Eu sei isso obrigado, a minha duvida é a seguinte, imaginemos que o manual sai amanhã e eu termino o aditamento no dia seguinte, já terá de ser com as novas regras uma vez que o mesmo já é terminado no período em que o novo manual está em funcionamento?
Boas, o actual manual ITED foi aprovado em 24/07/04 e só entrou em vigor em 01/01/05!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

Amigos, que voltar a abrir este tópico apenas para o seguinte, no caso do dono da obra me perguntar o que deve fazer com o aditamento o que devo responder? Deve entregar na câmara?
Obrigado por qualquer ajuda que possam dispensar.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Viva.

Então vamos cá pensar...

1 - para que serve o aditamento ao projecto?
R: para ter uma base fidedigna do que foi construído/instalado, em jeito de telas finais

2 - o projecto ITED precisa ser aprovado/certificado?
R: Não. Logo, mesmo com a execução de aditamento ao projecto, este não precisa ser enviado a nenhuma entidade para aprovação.

3 - é de bom tom a câmara ficar com esse aditamento ao projecto?
R: Sim, é de bom tom a CM ficar com uma cópia do aditamento do projecto, inclusivé se houve lugar á construção de mais uma divisão (NOTA: não sei se mexe com a arquitectura, mas seria conveniente a CM ter conhecimento de todas as alterações de arquitectura do projecto)

4 - na altura da vistoria á instalação ITED devo apresentar o projecto aditado?
R: lógico que sim! é basicamente para estes efeitos que serve o aditamento ao projecto! A instalação tem de ser vistoriada, e se não estiver de acordo com o projecto, chumba! Daí que seja necessária uma alteração, ou aditamento, ao projecto :wink:

No fundo, o dono de obra tem de ter um mãos uma cópia do projecto aditado apenas para servir de base para a vistoria das instalações... não é necessário entregar na CM uma cópia, a não ser que haja alterações na arquitectura...

Já fiz alguns aditamentos a projectos, onde tiv de ir ver a instalação real existente, e fazer o projecto a partir daí, e esse aditamento era só para efeitos de aprovação na vistoria.
Learning is the goal!!
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

Muito obrigado pela resposta, até agora os projectos que tinha feito não tinham tido alterações (também poucos fiz) e por isso julgava ser como mencionas mas não tinha a certeza. Acho conveniente enviar para a câmara uma vez que houve um sótão que passou a quarto e mais algumas pequenas alterações mas vou verificar isso com o dono da obra.

Vou marcar uma reunião com o instalador para uma revisão ao projecto para garantir que o aditamento fica igual à realidade.
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

Só mais um pormenor, o que estou a pensar fazer, uma vez que o projecto de arquitectura foi alterado, é pegar no meu projecto original, passá-lo para o novo desenho e depois rasurar o que deixa de existir e sinalizar o que é novo.

No caso da memória descritiva devo pegar na original copy/paste e reescrever o que é novo ou fazer mesmo um aditamento onde coloco apenas os novos pormenores e cálculos?

As alterações principais são o ATI que passa a ser maior, algumas localizações de tomadas e dois quartos novos.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

rspratley Escreveu:Só mais um pormenor, o que estou a pensar fazer, uma vez que o projecto de arquitectura foi alterado, é pegar no meu projecto original, passá-lo para o novo desenho e depois rasurar o que deixa de existir e sinalizar o que é novo.
No Manual ITED tem lá uma parte que diz como fazer nestes casos...tens de manter o projecto original e meter uma cruz por cima dos troços alterados, e introduzir os troços novos.

No caso da memória descritiva devo pegar na original copy/paste e reescrever o que é novo ou fazer mesmo um aditamento onde coloco apenas os novos pormenores e cálculos?

As alterações principais são o ATI que passa a ser maior, algumas localizações de tomadas e dois quartos novos.

Se leva uma ATI diferente e mais dois quartos (que implicam pelo menos mais duas tomadas) vais ter de fazer os cálculos novos e pelo menos corrigir a parte da MD onde falas do ATI ;)
a azul
Learning is the goal!!
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

Óptimo, então corrijo o desenho com a arquitectura nova para garantir que na inspecção bate o projecto com a realidade (seguindo as indicações do manual), refaço os cálculos e coloco uma memória descritiva com a indicação que é uma nova versão e com tudo corrigido, assim é mais fácil para o inspector ler um único documento.
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

Estou a terminar o aditamento mas tenho uma dúvida, os desenhos do "Esquema da rede individual de cablagem de cabos coaxiais" devem ser refeitos? Na prática uma das casas tem mais 2 tomadas e outra tem menos uma (coaxiais), mas na memória descritiva estão lá os cálculos dos sinais, distâncias e tudo o mais, daí a minha pergunta. Ou se tiver de fazer tenho de colocar as 4 frequências? Coloquei NQ2b, logo as freq. piloto são 85, 750, 1000 e 2150Mz, logo teria de fazer o desenhos e a parte que me custa mais é que passar os valores da MD para lá implica sempre alguns erros e várias revisões :(

O que penso entregar é:
- Novo termo de responsabilidade
- Aditamento à MD (só com as diferenças)
- Novo desenho dos circuitos com os amarelos e vermelhos
- Novos diagramas de par de cobre
- Novos diagramas de tubagens
- Novas fichas técnicas em que apenas passo para "alteração" e mudo o número de tomadas.
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

O projecto já foi aprovado, obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”