bainha metalica

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 404 times
Been thanked: 89 times

bainha metalica

Mensagem por pedro caetano »

boas. quando se coloca um cabo de aluminio de 70mm entre 2 caixas de transição numa moradia, a malha metalica dele deve ser ligada tanto numa caixa e noutra no barramento de terra, na ultima caixa que esta perto do quadro tem de se levar esse fio ate ao barramento de terra do quadro eletrico . ate aqui tudo bem julgo ser de lei, o que não devia ser é que é conforme o inspetor assim fica, como presenciei eu numa em, que o individuo que ligou esse cabo tambem disse que a maioria que faz não exigem, e depois quando exigem faz-se trabalho porco, mesmo á frente deles. como verifiquei. se é de lei porque não é exigido, levando o pessoal a ir atraz do que não deve. cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: bainha metalica

Mensagem por lcmmonteiro »

Acima de 0.6/1KV e obrigatório. Abaixo a interferência é baixa.

Mas por norma são ligados ou em 1 nas duas extremidades do cabo.

Porque razão vai ligar a bainha metálica numa caixa de passagem? O cabo é interrompido?

Relativamente aos inspectores infelizmente há do mais variado... Cabe ao técnico defender se de acordo com o regulamento.

Já tive algumas situações em que a versão dos fiscais é diferente e tenho que apresentar os artigos por forma a defender a minha posição. Dou como exemplo uma situação muito simples que tive a uns bons anos atrás na construção de uma moradia em que o inspector amigo do dono de obra aconselhou o dono de obra a colocar IDs no quadro geral a proteger os parciais e tive que lhe mostrar que estava errado apesar de sua insistência. Ficou registado no papel e apresentei a minha defesa numa coisa bem simples mas que ele teimou que era ele que estava correto...

Podia dar outras como exemplo mas não vale a pena.

Estamos. Todos os dias a aprender e é isso que me dá motivação a continuar neste grande fórum.

Cumprimentos
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. portanto a moradia fica a 90m da caixa do contador , como tal colocou-se uma caixa de transiçao nas costas do contador e outra a 10m do quadro eletrico na moradia. entre as 2 caixas levou cabo de aluminio de 4x70mm, desta caixa ate ao quadro colocou-se cabo xv preto 4x16mm, e é aqui que tem de levar o fio de terra da bainha á parte ate ao quadro eletrico. a moradia é para 13,8kva cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

E como foi feita a transição do cabo de alumínio 7mm para o cabo 16mm (deduzo em cobre)
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. portanto cada caixa já vem equipada com os barramentos. desde o terra ate ao neutro, e as 3 fases julgo que teem 10mm de espessura são da quiterios. a inspeção correu muito bem mas tinha corrido melhor se não fosse este problema de ter de passar um fio de 6mm flexivel junto do cabo xv 4x16 ate ao quadro electrico, e ter de descobrir a malha do cabo de 70mm no chão para ligar o fio de terra nela, o que julgo que não é trabalho que se faça. a ligação do cabo de 70mm na caixa foi feito por outro individuo, que tambem foi atras da cantiga de que não era necessario, e pelos vistos tem ligado poucas deste modo. saliento que quando se coloca cabo vav tem de se ligar a malha do cabo com uma ponta de fio que fica no cabeçote termoretratil e depois liga-se no barramento de terra do quadro. não percebo porque é que agora neste caso muitos dizem não ser necessario. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 79 times

Mensagem por ohmico »

pedro caetano Escreveu: 13 mar 2021, 12:35 boas. quando se coloca um cabo de aluminio de 70mm entre 2 caixas de transição numa moradia, a malha metalica dele deve ser ligada tanto numa caixa e noutra no barramento de terra, na ultima caixa que esta perto do quadro tem de se levar esse fio ate ao barramento de terra do quadro eletrico . ate aqui tudo bem julgo ser de lei, o que não devia ser é que é conforme o inspetor assim fica, como presenciei eu numa em, que o individuo que ligou esse cabo tambem disse que a maioria que faz não exigem, e depois quando exigem faz-se trabalho porco, mesmo á frente deles. como verifiquei. se é de lei porque não é exigido, levando o pessoal a ir atraz do que não deve. cump
Boas,

quando diz: " a malha metalica dele deve ser ligada tanto numa caixa e noutra no barramento de terra,"

Está a referir-se à armadura do cabo!?

E quando liga à terra, é a mesma terra?

Ohmico
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. o que é exigido é que armadura metalica como lhe chama seja ligada com um fio de 10mm ao barramento da caixa de transição que esta perto do contador, e tambem na outra caixa que esta perto do quadro eletrico, sendo que nesta tem de levar o fio ate ao barramento do quadro eletrico, portanto a terra é a mesma da instalação neste caso a terra é de 2 ohmios. cump
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Muito boas tardes meu caro "pedro caetano"

Peço desculpa pela demora na resposta a dar à sua dúvida, mas como as respostas não consideravam o mais importante, contudo, devo
esclarecê-lo de que todos os cabos dotados de armadura, devem possuir as bainhas ligadas na duas extremidades à terra. Esta situação está
bem descriminada nas regras técnicas, tal como também estava no antigo regulamento 740/74.

Tudo isto porquê.

Porque a bainha metálica de um cabo serve exatamente para: em caso de uma avaria, detetar o local do defeito existente, caso o defeito
não seja muito resistivo, por outro lado, serve também de proteção mecânica ao cabo. daí que se tenha necessidade de efetuar a ligação
à terra em ambas as extremidades.

Se por ventura a bainha metálica estiver interrompida, em caso de avaria, jamais se conseguirá efetuar de forma correta as medições
necessárias no cabo em avaria, sendo este dotado de armadura metálica ou caso se trate de um cabo de média, alta ou muito alta tensão
subterrâneo, existir um ecrã metálico.

Poderia, enumerar mais vantagens sobre a continuidade total da armadura metálica de um cabo de transporte de energia.

Grato pela atenção dispensada.
Cptos

JAG
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. obrigado pela informação mas permita-me que lhe diga, que não me admira eu, o que me intriga são os outros que fazem trabalho daquele quase sempre e deixam-se levar, e não ligam, como aconteceu comigo noutra obra, que me disseram que não era preciso, e acabou por ninguem exigir durante a inspeção, e é assim que a malta se desbocha. cump
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Meu caro "pedro caetano"

Desde já o meu obrigado, pela gentileza em me enviar resposta de retorno.

Quanto ao resto, sempre que dúvidas tenha pode coloca-las e, desde que saiba terei muito gosto em responder-lhe de forma correta.

Cptos

JAG
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

Sobre o que o Faiante escreveu surgiu-me uma dúvida na seguinte parte:

"todos os cabos dotados de armadura, devem possuir as bainhas ligadas na duas extremidades à terra. Esta situação está
bem descriminada nas regras técnicas, tal como também estava no antigo regulamento 740/74."

Sem dúvida que a armadura deve ser ligada à terra, mas... tenho dúvidas que seja seguro estabelecer uma ligação entre duas terras distintas através da armadura do cabo, o que me leva a pensar ser mais seguro que seja ligado só do lado da origem do circuito.

Quanto ao 740/74 não encontro isso, vou verificar nas RTEBT.

Ohmico
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. esta-me a dizer que devia ser ligada no lado do contador? é isso. mas é ligada no lado do quadro eletrico e fica ligada no barramento de terra, no lado do contador apenas fica ligada no barramento de terra da caixa de transição. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

pedro caetano Escreveu: 30 mai 2021, 16:38 boas. esta-me a dizer que devia ser ligada no lado do contador? é isso. mas é ligada no lado do quadro eletrico e fica ligada no barramento de terra, no lado do contador apenas fica ligada no barramento de terra da caixa de transição. cump
Boas,

se percebo, está a falar da ligação do contador ao quadro de entrada, não havendo mais do que uma terra não se põe o problema, portanto pode ligar nos dois extremos que não há problema.

A questão que eu levantei prende-se, por exêmplo, com a ligação dentro da mesma instalação, de pavilhões servidos por elétrodos de terra distintos.

Ohmico
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Ora boas meu caro " ohmico"

Ora aí está a verdade! Dentro de uma instalação apenas deve ser ligada à terra de proteção um dos lados da bainha metálica, nunca nas
duas extremidades.

Isto porquê?

Porque como já fora dito, poderá haver uma diferença de potencial entre terras ou também, poderá haver terras de influência.

Logo, os valores também serão diferentes.

Espero ter contribuído para uma boa compreensão do assunto tratado nos post`s anteriormente citados.

Cptos

JAG
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

eu bem me parecia.