como medir a voltagem de Bateria irobot

Responder
Damien
Curioso
Curioso
Registado: 22 jan 2021, 21:51

como medir a voltagem de Bateria irobot

Mensagem por Damien »

Boa tarde,
Desde já peço desculpa se não for aqui o local para colocar a minha dúvida.

Recentemente tive a curiosidade de verificar a voltagem da bateria do irobot, mas depois de desmontar o robô e ver a bateria deparei-me com 2 polos negativos e 2 polos positivos, medi em ambos e a voltagem foi quase 0. Como se mede a voltagem de uma bateria destas? A bateria é nova e está a funcionar em perfeitas condições, a voltagem nominal é de 14.4.

Desde já obrigado a todos!
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: como medir a voltagem de Bateria irobot

Mensagem por joao-pt »

É igual à da imagem em anexo? Se for, colocas o multímetro na escala igual ou superior a 15V DC, a ponta vermelha ligada no terminal onde tiver um V, ponta preta ligada no terminal COM. Depois com a ponta preta encostas no terminal negativo (-) da bateria e com a vermelha no terminal positivo (+).
1.jpeg
1.jpeg (34.46 KiB) Visto 992 vezes
Damien
Curioso
Curioso

Mensagem por Damien »

Já tentei assim dessa forma e o resultado foi 0. Já troquei o multímetro e o valor mantém se em 0.

Ao medir em cruz, o polo negativo de uma linha e o polo positivo da segunda linha dá cerca de 2.8 volts.

Mas a bateria está carregada e o aspirador funciona perfeitamente. E supostamente a bateria é de 14.4 volts.

Pensei que tivesse algum procedimento para medir através dos 4 pontos de contacto da bateria. Pensei que seria por isso que me estivesse a dar valores esquisitos.
Damien
Curioso
Curioso

Mensagem por Damien »

joao-pt Escreveu: 23 jan 2021, 22:56 É igual à da imagem em anexo? Se for, colocas o multímetro na escala igual ou superior a 15V DC, a ponta vermelha ligada no terminal onde tiver um V, ponta preta ligada no terminal COM. Depois com a ponta preta encostas no terminal negativo (-) da bateria e com a vermelha no terminal positivo (+).
1.jpeg
Com as pinças em cada terminal fica com o valor quase a 0.
Se medir em cruz fica 2.88 volts
Obrigado a todos
Anexos
Com as pinças neste local indica me a voltagem de 2.88. Como faço para medir a voltagem correta?
Com as pinças neste local indica me a voltagem de 2.88. Como faço para medir a voltagem correta?
20210124_124552.jpg
20210124_124457.jpg
20210124_124445.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Essa bateria é diferente da que deixei em anexo, essa já tem um circuito e só consegues medir diretamente instalada no iRobot ou então se abrires a caixa da bateria. Para abrires a caixa da bateria tens de remover 4 parafuso da tampa preta e mais 3 depois no interior. Depois disso consegues aceder aos terminais das células e medir a tensão de cada uma e do conjunto.
Damien
Curioso
Curioso

Mensagem por Damien »

Obrigado pela resposta, acho que terei de comprar uma nova.

Pois o robô apenas tem 30 min de autonomia, e costumava ter pelo menos 1 hora.

Obrigado pela ajuda!
Responder

Voltar para “Dúvidas”