Certificação PMA 6,9

Responder
AMMRibeiro
Curioso
Curioso
Registado: 04 ago 2016, 00:07

Certificação PMA 6,9

Mensagem por AMMRibeiro »

Boa tarde amigos

Segue dúvidas para vossa análise.

O assunto é a certificação de um CPE inserido num prédio. Na fotografia abaixo aparece no portal da DGEG os CPEs do NIP com as PMAs da seguinte forma:

Imagem

A coluna montante foi toda remodelada e certificada e as PMAs embora apareçam no site da DGEG com 6,9 kVa um dos proprietários precisa de certificação de um CPE para 6,9.

A minha dúvida está aqui, após análise da imagem acima penso que basta ir ao Portal da DGEG fazer um novo pedido Categoria C

Imagem

Preencher todos os dados e anexar o termo de responsabilidade e ficha eletrotécnica (visada pela EDP Distribuição ou não?)

Pelo que estive a ler no site da DGEG (embora não seja explícito de todo) o processo de aumento de potência só seria obrigatório passar por uma EIIEL e, respetivo, projeto elétrico se a PMA do CPE em questão estivesse no portal da DGEG nos 3,45 kVa.

Aguardo a vossa análise as minhas dúvidas.

O meu muito obrigado desde já a todos os membros desta comunidade.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Re: Certificação PMA 6,9

Mensagem por dsrsantos »

O que aparece na DGEG é a potência que está viabilizada pelo distribuidor (EDP). Não quer dizer que esteja certificada. Se não está certificada, tem de pedir a inspecção a uma EIIE e apresentar o respectivo projecto.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Certificação PMA 6,9

Mensagem por lcmmonteiro »

Na minha opinião e tendo em conta a experiência que tenho nestas situações talvez não seja necessária a inspecção (talvez).

Se a potência a ser fornecida já se encontra dentro da pma desde que a instalação a ligar cumpra os requesitos (secção de cabo de entrada normalizada para a potência prevista e respetivo corte) acredito que o fornecedor faça a ligação sem mais necessidades.

Acima de 6.90KVA sei que vão exigir certificação mas até 6.90KVA podem exigir ou não.
Responder

Voltar para “Dúvidas”