Disjuntor Geral dispara
Disjuntor Geral dispara
Boa Tarde a Todos!
Numa vivenda, por vezes, o disjuntor geral dispara, mesmo não estando ninguém em casa ( ou seja, isto acontece com um consumo mínimo ).
É o disjuntor geral da vivenda, não da EDP.
Isto acontece mais no inverno.
Recentemente, isto aconteceu no dia 1 de janeiro e voltou a acontecer no dia 6 deste mesmo mês.
Como não sei o que se passa, agradeço que me deem alguma sugestão, para eu ter uma ideia, antes de chamar um eletricista.
Desde já, o meu Muito Obrigado!
Cumprimentos,
Joaquim.
Numa vivenda, por vezes, o disjuntor geral dispara, mesmo não estando ninguém em casa ( ou seja, isto acontece com um consumo mínimo ).
É o disjuntor geral da vivenda, não da EDP.
Isto acontece mais no inverno.
Recentemente, isto aconteceu no dia 1 de janeiro e voltou a acontecer no dia 6 deste mesmo mês.
Como não sei o que se passa, agradeço que me deem alguma sugestão, para eu ter uma ideia, antes de chamar um eletricista.
Desde já, o meu Muito Obrigado!
Cumprimentos,
Joaquim.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Disjuntor Geral dispara
Obrigado pela sua resposta, lcmmonteiro!
De acordo com a Wikipedia:
"Um disjuntor diferencial, ou disjuntor diferencial residual, é um dispositivo de proteção utilizado em instalações elétricas, permitindo desligar um circuito sempre que seja detetada uma corrente de fuga superior ao valor nominal."
Mas, como é que eu sei se é um disjuntor ou um disjuntor diferencial?
De acordo com a Wikipedia:
"Um disjuntor diferencial, ou disjuntor diferencial residual, é um dispositivo de proteção utilizado em instalações elétricas, permitindo desligar um circuito sempre que seja detetada uma corrente de fuga superior ao valor nominal."
Mas, como é que eu sei se é um disjuntor ou um disjuntor diferencial?
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
lcmmonteiro,
Neste momento não me encontro nesta casa
Durante esta semana, penso ter a fotografia e coloco-a aqui no Fórum.
Muito Obrigado!
Neste momento não me encontro nesta casa

Durante esta semana, penso ter a fotografia e coloco-a aqui no Fórum.
Muito Obrigado!
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Irei aguardar...
Entretanto respondo a sua outra questão.
Existem
apenas disjuntores ( que visam proteger a instalação ou seja o cabo a que ele está ligado)
Apenas interruptor diferencial (tem como objetivo proteger bens e pessoas contra contactos indiretos ou seja contra fugas de corrente)
É existem também disjuntores diferenciais (que são os 2 equipamentos anteriores num só equipamento).
Cada um tem a sua função e em caso de actuarem deverá ser analisada as várias razões e motivos que dão origem ao seu disparo.
Entretanto respondo a sua outra questão.
Existem
apenas disjuntores ( que visam proteger a instalação ou seja o cabo a que ele está ligado)
Apenas interruptor diferencial (tem como objetivo proteger bens e pessoas contra contactos indiretos ou seja contra fugas de corrente)
É existem também disjuntores diferenciais (que são os 2 equipamentos anteriores num só equipamento).
Cada um tem a sua função e em caso de actuarem deverá ser analisada as várias razões e motivos que dão origem ao seu disparo.
Bom Dia!
Muito Obrigado pelas suas explicações!
Como combinado, envio fotografias do quadro elétrico.
Muito Obrigado pelas suas explicações!
Como combinado, envio fotografias do quadro elétrico.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. pela foto pergunto qual é o geral, se tem 2 diferenciais um é de 0,3a e o outro é de quanto? se tem 2 diferenciais devia ter um corte geral que recebia da rede e depois saia para os diferenciais. ou falta alguma coisa na foto.
Boa Tarde!
Desde já, o meu Muito Obrigado pela sua resposta!
A culpa é minha!
As 2 fotografias do quadro são do mesmo quadro, só que as imagens permitem ver ângulos diferentes da mesma imagem.
Ou seja, só há 1 geral - que é representado pelas 2 fotografias.
Desde já, o meu Muito Obrigado pela sua resposta!
A culpa é minha!
As 2 fotografias do quadro são do mesmo quadro, só que as imagens permitem ver ângulos diferentes da mesma imagem.
Ou seja, só há 1 geral - que é representado pelas 2 fotografias.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas, sendo assim o que dispara é o diferencial de 0,3a? normalmente dispara por alguma fuga, e quanto mais sensivel ele é mais probablidade tem de disparar ja me aconteceu com um de 003a disparar por ter agua dentro dos tubos e com o tempo o isolamento deteriou-se, cump
Boa Tarde!
Muito Obrigado pela sua resposta e pela sua ajuda!
O melhor será chamar um eletricista...
É fácil "puxar" os cabos ligados ao diferencial e substituí-los ( caso seja essa a solução )?
Se é o Geral que dispara, o problema deverá estar relacionado com os cabos ligados a este?
Se não, dispararia um disjuntor ( e não o Geral )?
Cumprimentos.
Muito Obrigado pela sua resposta e pela sua ajuda!
O melhor será chamar um eletricista...
É fácil "puxar" os cabos ligados ao diferencial e substituí-los ( caso seja essa a solução )?
Se é o Geral que dispara, o problema deverá estar relacionado com os cabos ligados a este?
Se não, dispararia um disjuntor ( e não o Geral )?
Cumprimentos.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Essa avaria nao está bem documentada.
Pode disparar o geral e até o fusível da portinhola se não houver seletividade, mas há que investigar a avaria.
Se o diferencial dispara é fuga á terra é desligar disjuntor de cada um, para detetar o circuito-
Veja se não há tensão entre neutro e terra e "curto terra/fase"
Pode disparar o geral e até o fusível da portinhola se não houver seletividade, mas há que investigar a avaria.
Se o diferencial dispara é fuga á terra é desligar disjuntor de cada um, para detetar o circuito-
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Ele para ver o "curto terra/fase" tem que desligar o diferencial (o que ele chama de diferencial). Correcto?Duzia12 Escreveu: 16 jan 2021, 18:01 Essa avaria nao está bem documentada.
O seu quadro é só isso das fotografias? Não existem mais quadros?
Cumps
Boa Tarde!
As 2 fotografias do quadro são 2 fotografias do mesmo objeto - neste caso, o quadro -, só que de pontos de vista diferentes.
Ou seja, o quadro é só um.
Cumprimentos.
As 2 fotografias do quadro são 2 fotografias do mesmo objeto - neste caso, o quadro -, só que de pontos de vista diferentes.
Ou seja, o quadro é só um.
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
a questão passa por tentar perceber se existe algum disjuntor a montante, ou seja, a funcionar como geral e se tem ou não o DCP da EDP.
se possível envie uma foto que permita visualizar o quadro na sua totalidade.
cumprimentos.
se possível envie uma foto que permita visualizar o quadro na sua totalidade.
cumprimentos.