Penso que a ANACOM, deveria agir como a ASAE, fiscalizando de surpresa e aplicando sanções com todo o rigor.
O estado a que chegaram as instalações, impossíveis de certificar numa óptica de rigor.
Muitas instalações, são executadas com base num projecto que está mal elaborado e nas quais os instaladores não tem culpa. Como é que se resolve este tipo de situações?
E quando o instalador, não executa o projecto correctamente elaborado, fazendo uma instalação fora de todas as normas?
É fácil, vai-se ao certificador-instalador e está tudo resolvido!!!!
Rigor em projecto e na instlação
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Rigor em projecto e na instlação
Não é bem assim, a empresa onde trabalho já fomos fiscalizados 3 vezes pela a ANACOM, em termos de projectos e correu tudo bem, tanto os projectos como as instalações estavam bem.
Mas conheço muitos instaladores que não olham para os projectos e fazem o que querem, eu nos meus projectos coloco sempre um texto que não me responsabilizo por alterações feitas aos projectos. Se depois me pedirem um projecto de alterações vão ter que pagar, não sei quem, mas alguém terá de pagar, ou o instalador ou o dono da obra.
Se as alterações não tiverem de acordo com o Manual ou o DL ai não faço alterações nenhumas e explico o porque.
Mas conheço muitos instaladores que não olham para os projectos e fazem o que querem, eu nos meus projectos coloco sempre um texto que não me responsabilizo por alterações feitas aos projectos. Se depois me pedirem um projecto de alterações vão ter que pagar, não sei quem, mas alguém terá de pagar, ou o instalador ou o dono da obra.
Se as alterações não tiverem de acordo com o Manual ou o DL ai não faço alterações nenhumas e explico o porque.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Re: Rigor em projecto e na instlação
Relativamente a situações em que o projecto não é cumprido em obra, qualquer alteração deverá obrigatóriamente feita pelo Eng/EngTec. No entanto todo o instalador que faça as alterações sem autorização do projectista, que é soberano em relação a estas, deveria ser chamada á responsabilidade.
Conheço o caso de um empreiteiro amigo, cujo instador apenas fez uma coluna montante, chegando agora á situação, de que não é possível certificar. O que acontece aos instalador? Nada, arranja um certificador corrupto e está o problema resolvido.
Se o empreiteiro autorizar, eu coloco aqui no forum a indicação do edifício e do instalador.
Conheço o caso de um empreiteiro amigo, cujo instador apenas fez uma coluna montante, chegando agora á situação, de que não é possível certificar. O que acontece aos instalador? Nada, arranja um certificador corrupto e está o problema resolvido.
Se o empreiteiro autorizar, eu coloco aqui no forum a indicação do edifício e do instalador.