Trocaram-me recentemente o contador antigo por um "inteligente".
Não estava em casa quando fizeram o trabalho, estava uma familiar, e quando cheguei deparei-me com um trabalho no mínimo um bocado estranho. Meteram duas ripas de aglomerado de madeira verticais no armário do contador, com uma tábua também de aglomerado suspensa por cima, e aparafusaram o conjunto no armário. O contador novo está aparafusado nesta tábua de cima. Consegue-se ver pela tampa que cobre os cabos e é transparente os 2 cabos de entrada e saída (fase e neutro) enrolados para trás da tábua suspensa antes de entrarem no contador (o contador antigo estava montado mais acima). Ou seja, nem se deram ao trabalho de cortar os cabos à medida do novo contador. E todo o conjunto parece muito instável. O aglomerado está-se a desfazer no canto, uma das ripas na parte final também, não são do mesmo tamanho, e nem sequer são um cubo, o topo onde encosta a tábua é concavo.
Não me queria chatear com ninguém, mas pergunto se posso deixar isto ficar assim sem ter mais tarde problemas, ou se faço uma reclamação e neste caso a quem? Será normal fazerem instalações assim? E para quê??
Obrigado
Instalação deficiente de contador?
Re: Instalação deficiente de contador?
Para dar uma ideia. Peço desculpa não fotografar completo, mas não quero arranjar problemas a ninguém, por isso não quero identificar a instalação. Só queria mesmo saber se isto é normal / seguro / aceitável pq nunca vi uma instalação feita assim, apesar de ser um apartamento antigo (anos 70) o armário do contador está em perfeito estado. Não percebo para quê a plataforma e a ter mesmo que ser se não devia ser um trabalho mais competente...

-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas,
Onde estava o armário do contador (anterior)? Se foi substituição de contador o trabalho não está correto. No mínimo esses materiais não estão normalizados pela EDP...
Cumps!
Onde estava o armário do contador (anterior)? Se foi substituição de contador o trabalho não está correto. No mínimo esses materiais não estão normalizados pela EDP...
Cumps!
O armário do contador não mudou, é exactamente o mesmo e está em bom estado. O contador antigo era bastante maior e os tubos plásticos entravam para dentro do mesmo. O contador em si estava aparafusado directamente no armário. Quem veio trocar deixou a coisa assim, como está na foto...
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Pois sendo uma substituição do contador, quem fez o trabalho talvez fez o que sabia com os materiais que tinha. Para executar o trabalho arranjou essa solução. É que os suportes de fixação do contador são da responsabilidade do dono de obra (parte da instalação individual).
Já tive várias vezes em que a CME simplesmente se foi embora porque não cumpria todas as questões técnicas para a instalação do contador. Neste caso penso que seja "um pau de dois bicos".
Já tive várias vezes em que a CME simplesmente se foi embora porque não cumpria todas as questões técnicas para a instalação do contador. Neste caso penso que seja "um pau de dois bicos".
Mas, no caso, foi o cliente a pedir substituição ou foi a EDP que resolveu trocar? Se for o fornecedor a querer trocar, penso que o cliente não será obrigado a nada. Em qualquer dos casos, se a caixa estiver no exterior, esses materiais vão durar pouco.Gil82 Escreveu: 26 nov 2020, 14:08 Pois sendo uma substituição do contador, quem fez o trabalho talvez fez o que sabia com os materiais que tinha. Para executar o trabalho arranjou essa solução. É que os suportes de fixação do contador são da responsabilidade do dono de obra (parte da instalação individual).
Foi trocado no âmbito das trocas que estão a fazer pelos contadores inteligentes. Fica no interior. Eu por mim não estou preocupado, só queria saber se não me podem vir chatear por este serviço mais tarde...