
Problema instalação elétrica quarto
-
- Faça a sua apresentação
- Mensagens: 1
- Registado: 09 nov 2020, 22:13
- Localização: Vagos
Problema instalação elétrica quarto
Olá a todos. Sou novo por aqui e trago aqui umas dúvidas se alguém pudesse esclarecer. Comprei recentemente uma casa para restaurar, e tenho efetuado eu mesmo as obras incluindo mudança da aparelhagem elétrica. Apesar de ter tido alguns estudos na área da eletricidade e eletrónica já são conhecimentos que ficaram algo esquecidos. Acontece que num dos quartos tenho um interruptor, duas lâmpadas e dois interruptores do tipo "pêra" dos antigos. Alguém aqui poderia disponibilizar o esquema elétrico funcional destes elementos? Para tristeza minha a instalação elétrica, nomeadamente a cor dos condutores, não foi feita consoante as normas, e tenho varios cabos da mesma cor, que são tanto neutro como fase e é dificil perceber de onde vêem e para o que são. Apesar de já os ter identificado com recurso a multimetro , nao vejo qual o modo certo de fazer as ligações. Sendo as "pêras" antigas, elas sao um interruptor ligados a uma certa "tomada" específica que não encontro novo em lado nenhum? Como se fazem estas ligações hoje em dia? Sendo duas lâmpadas é possivel fazer corretamente a comutação entre o interruptor de parede e as duas "pêras"? E deve ser empregue o de escada ou o de lustre? Desculpem lá a minha ignorância, mas não estou a entender muito do assunto. Se alguém puder ajudar agradeço, um abraço a todos aqui do grupo 

-
- Curioso
- Mensagens: 56
- Registado: 03 ago 2020, 10:10
- Localização: sintra
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
Re: Problema instalação elétrica quarto
A primeira coisa é dizer
Quantos fios tens e cores de um sitio para o outro.
Para ter noção se faltam fios para o que quer fazer.
Ou o que dá para fazer com os fios que estão nas instalações
Quantos fios tens e cores de um sitio para o outro.
Para ter noção se faltam fios para o que quer fazer.
Ou o que dá para fazer com os fios que estão nas instalações
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 961
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Localização: Barreiro
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Problema instalação elétrica quarto
Os interruptores do tipo "pera" que eu conheço são os utilizados em candeeiros. De modo que ajudaria a entender se pudesse partilhar algumas fotos.Luissarabando Escreveu: 09 nov 2020, 22:31 Olá a todos. Sou novo por aqui e trago aqui umas dúvidas se alguém pudesse esclarecer. Comprei recentemente uma casa para restaurar, e tenho efetuado eu mesmo as obras incluindo mudança da aparelhagem elétrica. Apesar de ter tido alguns estudos na área da eletricidade e eletrónica já são conhecimentos que ficaram algo esquecidos. Acontece que num dos quartos tenho um interruptor, duas lâmpadas e dois interruptores do tipo "pêra" dos antigos. Alguém aqui poderia disponibilizar o esquema elétrico funcional destes elementos? Para tristeza minha a instalação elétrica, nomeadamente a cor dos condutores, não foi feita consoante as normas, e tenho varios cabos da mesma cor, que são tanto neutro como fase e é dificil perceber de onde vêem e para o que são. Apesar de já os ter identificado com recurso a multimetro , nao vejo qual o modo certo de fazer as ligações. Sendo as "pêras" antigas, elas sao um interruptor ligados a uma certa "tomada" específica que não encontro novo em lado nenhum? Como se fazem estas ligações hoje em dia? Sendo duas lâmpadas é possivel fazer corretamente a comutação entre o interruptor de parede e as duas "pêras"? E deve ser empregue o de escada ou o de lustre? Desculpem lá a minha ignorância, mas não estou a entender muito do assunto. Se alguém puder ajudar agradeço, um abraço a todos aqui do grupo![]()
No que toca à instalação existente se não tem cores a identificar cada condutor terá que começar pelo principio, no quadro, e identificar cada condutor e à medida que segue o seu percurso em cada caixa de derivação, tomada ou interruptor, identificar um a um. Caso contrário será muito dificil conhecer e entender a instalação existente.
Quanto ao tipo de interruptores terá que entender o que existe e o que pretende, um interruptor simples só permite uma função, o de lustre permite duas funções separadas, já o de escada permite ligar e desligar em dois pontos distintos.
Para o poder ajudar tem que partilhar mais informação sobre o que realmente pretende fazer.
Cumprimentos.