A luz errada!
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2016, 10:23
- Has thanked: 1 time
A luz errada!
Boa tarde.
[ ver esquema em anexo ]
Recentemente instalei dois apliques de parede (B) num quarto mas, ao invés de eles ligarem no interruptor da luz do teto (C), acendem quando ligo um foco num antequarto (A). Haverá maneira de mudar o esquema a fazer com que os apliques (B) acendam quando ligo o interruptor do teto (C)?
O interruptor é duplo e penso que é um comutador de corredor ou escada [?], havendo um no antequarto e outro no quarto.
Não percebo muito de eletricidade mas, como podem ver na imagem, abri a caixa de derivação da entrada da divisão (a outra caixa de derivação está por cima da porta da casa-de-banho por isso não a abri).
Na caixa de derivação, quando as luzes a amarelo (no desenho) estão ligadas, o [1] fica com corrente. Quando está desligada fica sem corrente. O [2] está desativado. O [3] está sempre com corrente independentemente de ambos os interruptores estarem on ou off. O [4] está sempre sem corrente. O [5] é Terra.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado.
[ ver esquema em anexo ]
Recentemente instalei dois apliques de parede (B) num quarto mas, ao invés de eles ligarem no interruptor da luz do teto (C), acendem quando ligo um foco num antequarto (A). Haverá maneira de mudar o esquema a fazer com que os apliques (B) acendam quando ligo o interruptor do teto (C)?
O interruptor é duplo e penso que é um comutador de corredor ou escada [?], havendo um no antequarto e outro no quarto.
Não percebo muito de eletricidade mas, como podem ver na imagem, abri a caixa de derivação da entrada da divisão (a outra caixa de derivação está por cima da porta da casa-de-banho por isso não a abri).
Na caixa de derivação, quando as luzes a amarelo (no desenho) estão ligadas, o [1] fica com corrente. Quando está desligada fica sem corrente. O [2] está desativado. O [3] está sempre com corrente independentemente de ambos os interruptores estarem on ou off. O [4] está sempre sem corrente. O [5] é Terra.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: A luz errada!
Boas
Ao que tudo indica terá instalado um comutador de escada duplo em cada porta, se assim for existe algum retorno trocado.
Se tem poucos conhecimentos de eletricidade não vai ser fácil resolver a questão, que é bastante fácil para os entendidos.
Ao que tudo indica terá instalado um comutador de escada duplo em cada porta, se assim for existe algum retorno trocado.
Se tem poucos conhecimentos de eletricidade não vai ser fácil resolver a questão, que é bastante fácil para os entendidos.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Não percebo, acha que os comutadores de escada estão em caixas de derivação diferentes???
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Quem disse que são comutadores de escada? Acende e apaga as luzes A e B nos dois comutadores (antequarto e quarto)? Para que serve o outro botão dos comutadores? Acende a luz do qurto C? Não se vêem bem os fios que estão a entrar nos tubos da caixa de derivação (isso podiar dar mais algumas pistas)Miguel_Rocha Escreveu: 27 ago 2020, 18:10 Não percebo, acha que os comutadores de escada estão em caixas de derivação diferentes???
-
- Curioso
Boa noite e obrigado pela resposta.
Há dois interruptores duplos que se vêm na imagem. Um dos botões em ambos os interruptores acende as luzes a amarelo [A] e , o outro botão (em ambos os interruptores) acende a luz a rosa [C]. Por isso é que acho que são comutadores de escada, acende num apaga no outro e vice versa.
Há dois interruptores duplos que se vêm na imagem. Um dos botões em ambos os interruptores acende as luzes a amarelo [A] e , o outro botão (em ambos os interruptores) acende a luz a rosa [C]. Por isso é que acho que são comutadores de escada, acende num apaga no outro e vice versa.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. correto foi isso que me pareceu, o ponto A acende dos dois lados e o C acende tambem dos dois lados, para juntar os dois apliques ao C teria de intercetar os fios que veem dos B junta-los ao C, mas desconheço como está ai as ligações e assim é dificil de explicar. cump
-
- Curioso
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Não. Trocando os fios nos comutadores não dá. Teria que ser na caixa de derivação onde estão ligados os apliques B. Teria que desligar de junto do A e ligar ao C. Mas pelo que parece o C está ligado noutra caixa de derivação (a que mostra, só tem a fase e o retorno do A).Miguel_Rocha Escreveu: 28 ago 2020, 09:32 Se calhar é mais fácil trocar alguns fios mas nos comutadores, não?
-
- Velha Guarda
boas. tambem pode ser o ponto C vir a essa caixa, e o fio passar direto nela, pois o n1 sera o retorno que vem do comutador, com o ponto A, e os dois fios pretos dos B, ou seja no n1 tem 4 fios pretos se for isto bastava cortar o fio que passa direto e ligar com os dois fios pretos que veem dos B, que estão ligados no n1, mas convem ver se é esta hipotese cump
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Boas,
penso que a ideia inicial deve ter sido a de comandar conjuntamente os pontos de luz onde instalou os apliques, e a luz do tecto do antequarto nos comutadores junto à entrada do antequarto e no quarto.
Os outros dois comutadores ficariam destinados à luz do tecto do quarto.
De qualquer modo parece-me que há que ter muito cuidado nas alterações a fazer, pois analisando a caixa de derivação verifica-se há neutros que andam a passear pela instalação.
Ohmico
penso que a ideia inicial deve ter sido a de comandar conjuntamente os pontos de luz onde instalou os apliques, e a luz do tecto do antequarto nos comutadores junto à entrada do antequarto e no quarto.
Os outros dois comutadores ficariam destinados à luz do tecto do quarto.
De qualquer modo parece-me que há que ter muito cuidado nas alterações a fazer, pois analisando a caixa de derivação verifica-se há neutros que andam a passear pela instalação.
Ohmico
-
- Curioso
Obrigado a todos, parece-me bastante confuso 
Alguém recomenda um eletricista em Lisboa (EXPO)?

Alguém recomenda um eletricista em Lisboa (EXPO)?
-
- Curioso
Boa tarde.
Há uma novidade... hoje andei à volta da caixa de derivação e, por sorte (ou azar LOL) desliguei o fio que liga os apliques (B). Foi o fio de cima da 1ª slot das junções. Com esse fio desligado os apliques (B) nunca acendem (deve ser lógico hehe). Tentei ligá-lo na 3ª slot da junção e, nesse caso, fica sempre ligado...
Eu ainda o tentei ligar à 4ª slot que tem os fios azuis mas nada acontece.
Haverá possibilidade de o ligar ao mesmo tempo que a luz de teto (C)?
Obrigado
Há uma novidade... hoje andei à volta da caixa de derivação e, por sorte (ou azar LOL) desliguei o fio que liga os apliques (B). Foi o fio de cima da 1ª slot das junções. Com esse fio desligado os apliques (B) nunca acendem (deve ser lógico hehe). Tentei ligá-lo na 3ª slot da junção e, nesse caso, fica sempre ligado...
Eu ainda o tentei ligar à 4ª slot que tem os fios azuis mas nada acontece.
Haverá possibilidade de o ligar ao mesmo tempo que a luz de teto (C)?
Obrigado
-
- Velha Guarda
boas. ja reparou se não esta ai um fio que passa direto na caixa isto é não esta corto se estiver deve ser o ponto C pois como é só uma lampada passou direto para o comutador que acende o C cump
-
- Curioso
Boas. Há um fio que não vai às junções, atravessa a caixa de um lado ao outro.
Fiz um esquema dos fios com cores para ver se me dão uma ajuda.
Agradecido.
Fiz um esquema dos fios com cores para ver se me dão uma ajuda.
Agradecido.
- Anexos
-
- Untitled-3.pdf
- (439.69 KiB) Transferido 109 vezes
-
- Curioso