Boas pessoal,
Alguém sabe dizer me se no caso de uma instalação de iluminação festiva (temporária) é obrigatório algum tipo de projeto??? Se sim a partir de que potencia? Ou é só necessário a FE e TRE, independentemente da potencia? Obrigado.
Iluminação festiva
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Iluminação festiva
Há a exigência de projeto para as instalações do tipo B e para as do tipo A acima de 3,45 kVA, e do tipo C a partir de 10,35 kVA. Refira-se que a potência de 10,35 kVA que isenta da apresentação de projeto é calculada, apenas para este efeito, sem recurso aos fatores de simultaneidade apresentados nas RTIEBT para edifícios de habitação. O projeto será apresentado na sua forma habitual, quando solicitado, sendo que o mesmo deve existir também ser presente efeitos da inspeção ou vistoria. Os projetos não são sujeitos a qualquer análise prévia, cabendo a total responsabilidade aos seus autores.
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Re: Iluminação festiva
Vou responder às minhas próprias questõespet Escreveu: 14 ago 2020, 21:10 Boas pessoal,
Alguém sabe dizer me se no caso de uma instalação de iluminação festiva (temporária) é obrigatório algum tipo de projeto??? Se sim a partir de que potencia? Ou é só necessário a FE e TRE, independentemente da potencia? Obrigado.

Sim, só se superior a 41,4kVA, por ramal. Na situação que questionei "iluminação festiva (temporária)", podemos em uma localidade ter n ramais para alimentar essa iluminação festiva da localidade!!! Logo não é necessário projeto. Só FE, TRE e a declaração do proprietário (camara municipal, por exemplo)!!