Certificação

Responder
Zemanel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 ago 2020, 11:20

Certificação

Mensagem por Zemanel »

Bom dia, necessitava de alguns esclarecimentos sobre um problema que não sei resolver sozinho:

Temos uma obra em Cascais, uma mera remodelação de apartamento, que requereu licença de construção (alteração de estrutura), fizemos a obra toda, sendo obedecidos todos os projectos existentes - água, esgotos, ITEd e Gás - Não existindo um projecto de electricidade, por opção da arquitectura que foi quem geriu essa parte do processo (sendo nós apenas empreiteiros).

No Alvará para emissão de licença de habitação, vinha descrita a necessidade de apresentar licença de exploração de gás, ited, electricidade,bem como outros elementos. Neste momento tanto o gás como o ited estão certificados, e todos os outros requesitos estão verificados.

A questão prende-se com a electricidade:

A edp alega que o Armário de distribuição exterior não tem capacidade para alimentar o requerido para o apartamento, não sendo por isso possivel certificar a instalação. Não existiu projecto de electricidade para o apartamento, sendo seguido apenas o que a arquitectura definiu, por imposição da mesma, isto impede a certificação?

Como devo proceder, na vossa oponião, para resolver esta questão. A EDP não nos presta esclarecimentos dado não sermos o Proprietário, salvaguardo que o apartamento sempre teve fornecimento de energia e continua a ter.

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Certificação

Mensagem por lcmmonteiro »

Estamos a falar de. Uma simples remodelação ou de uma reabilitação?

Pois parece me que aqui pelo meio se perderam algumas especialidades.

Ora neste espaço a ser renovado já existia contrato de energia? Se sim qual era a ficha electrotécnica existente?

Se não existia como tiveram Energia?

Segundo me da a entender que já existia energia e neste momento é pretendido um. Aumento de. Potencia. Estou correto? Se assim o é qual a potência prevista? Acima de 10.35KVA?

Agora puxo a brasa para outro lado.

Enquanto. Empreiteiro se não. Existiu projeto qual foi a sua proposta para a especialidade de eletricidade? O que esta contemplava?

Enquanto empreiteiro está habilitado e certificado para executar serviços de eletricidade? Tem. Inscrição na DGEG? Se sim qual a sua certificação?

Note que estas últimas questões não Teem como objetivo qualquer insinuação ou crítica mas sim. Entender qual a melhor sugestão que lhe possa apresentar.

Qualquer questão adicional não hesite.

Cumprimentos
Zemanel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Zemanel »

Boa tarde lcmmonteiro, e obrigado pelo feedback.

Já existia fornecimento de energia, de uma coluna predial com potencia de 3.45 para cada fogo. Não lhe sei dizer qual a ficha electrotécnica existente.

De facto, deixei inadvertidamente alguns dados importantes de fora:

- a coluna foi substituida por outro empreiteiro, mas a sua ligação nunca foi feita, estando em uso a antiga referida acima. (para a nova tenho a ficha electrotécnica com um pedido de aumento de potencia para os 10.35 realizado na altura, que foi recusado até o condominio disponibilizar espaço para o novo Armário de distribuiçao, coisa que nunca fizeram, inclusivamente a viabilidade do processo de fornecimento já caducou)

- Neste momento a única coisa que me estão a exigir é a certificação da instalação, o que me indicaram por parte do iep é que isto não é possivel sem a coluna estar certificada (mesmo com a antiga em funcionamento). Ainda ninguem me falou de aumentos de potencia, e mesmo que falem tal não é possivel, á luz da exigencia da EDP.

Respondendo á restante brasa:

- A nossa proposta contemplava o fornecimento de acordo com o que estava no projecto de arquitectura, que assumiu a responsabilidade pelo mesmo, e tudo o que está feito assenta nesses preceitos, o arquitecto definiu todos os locais de tomadas, iluminações e demais elementos, tendo nós apresentado estes elementos ao nosso electricista (subempreiteiro) para conseguirmos orçamentar fidedignamente o trabalho, sendo que o senhor já trabalhava connosco ha alguns anos, tendo inclusivamente obras inspecionadas e certificadas, tenho 0 duvidas sobre a qualidade do trabalho.

- O electricista que nos fez a instalação era certificado e inscrito na DGEG, mas entretanto imigrou deixando este processo pendurado. Nós somos empreiteiro geral, não de instalações eléctricas/telecomunicações.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Relativamente à habitação em causa até 10.35KVA não necessita projeto. O ORD pode exigir ou não inspeção mas acima de 6.9KVA normalmente já exigem.

Uma vez que existe coluna montante e se está foi modificada tem que existir projeto visto a. Potencia passar dos 10.35KVA.

Quem executou a. Coluna e. Obrigado a apresentar projeto e termo de responsabilidade e posterior inspeção.

Quanto ao apartamento em questão basta passar o termo de responsabilidade ou de conformidade e solicitar inspeção. Contudo temos o problema do aumento de potência que pelo que descreve a coluna não permitia sendo necessária a sua renovação.

Neste momento terá que tentar encontrar o empreiteiro que realizou a sua renovação por forma a entender o que foi feito e o que falta fazer e refiro principalmente a parte burocrática.

Vai ser uma situação complicada de resolver visto existirem vários responsáveis pelos serviços.

Mas a melhor forma de resolverem é reunirem. Com o. Condomínio entender como vai ser feita a divisão de custos e responsabilidade pois vão ter que apresentar projeto pedir a viabilidade a EDPD para o reforço de ramal e aguardar pelas novas instruções.

No entanto eu tentava perceber onde acabou a responsabilidade do anterior empreiteiro que pelos. Vistos não. Concluiu o serviço.
Zemanel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Zemanel »

Segundo o que me foi dado a conhecer pelo administrador que adjudicou o trabalho anterior, o empreiteiro da coluna na altura fez a coluna toda deixando a coluna antiga ligada de forma a não cortar o abastecimento aos apartamentos, estando inclusivamente a portinhola p100 instalada e à espera da ligação do ramal.

Ou seja, faltam, para que essa coluna entre em funcionamento, as ligações aos contadores individuais e a tal exigência da EDP relativamente ao armário de distribuição. Pelo que percebi da conversa, a não ligação aos contadores foi mesmo por essa questão da ligação do ramal, para não deixar as pessoas sem energia, mas isso já me ultrapassa. O condomínio não quer disponibilizar o espaço na fachada para que a EDP construa o armário (instalar na fachada tem a ver com a largura de passeio) e isto condiciona tudo.

O projecto da coluna existe de certeza, já que tenho a carta da EDP visada e a indicar a viabilidade de fornecimento (na altura), sujeita à disponibilização de espaço para a instalação do armário de distribuição novo, carta esta que me foi facultada pelo admnistrador.

já reuni com o condominio, as pessoas são acessiveis e sabem da situação, no entanto, como ainda não lhes faz diferença, não querem saber, o administrador externo (empresa) está-se a borrifar para o Armário de distribuição..

Será possivel certificar a instalação ignorando a nova coluna que não está em funcionamento e salvaguardando que a instalação está sujeita a potencia disponível na coluna existente? ( temos muitos equipamentos 2 MLL 2 MLR frigorificos, estores eléctricos, AC, placas, fornos, termoacumuladores, concerteza 3.45 não chegarão para o funcionamento da coisa).
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Esse apartamento nunca será certificado para o aumento de potência visto que a coluna existente não suporta.

Enquanto não resolverem a conclusão da certificação da coluna não conseguirá resolver o aumento de potência para esse apartamento.

Em muitas situações a instalação da portinhola resolve a situação mas pelos vistos o projeto para esse edifício contempla a instalação do armário de distribuição.

Se a EDPD não apresentar alternativa e a exigência for essa terá que falar com o projetista por forma a entender o projeto existente e se existe alternativa. Em alguns casos a EDPD consegue alternativas mas em Outros o reforço de ramal exige outros tipos de serviços.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Zemanel Escreveu: 14 ago 2020, 16:49 Boa tarde lcmmonteiro, e obrigado pelo feedback.

Já existia fornecimento de energia, de uma coluna predial com potencia de 3.45 para cada fogo. Não lhe sei dizer qual a ficha electrotécnica existente.

De facto, deixei inadvertidamente alguns dados importantes de fora:

- a coluna foi substituida por outro empreiteiro, mas a sua ligação nunca foi feita, estando em uso a antiga referida acima. (para a nova tenho a ficha electrotécnica com um pedido de aumento de potencia para os 10.35 realizado na altura, que foi recusado até o condominio disponibilizar espaço para o novo Armário de distribuiçao, coisa que nunca fizeram, inclusivamente a viabilidade do processo de fornecimento já caducou)

- Neste momento a única coisa que me estão a exigir é a certificação da instalação, o que me indicaram por parte do iep é que isto não é possivel sem a coluna estar certificada (mesmo com a antiga em funcionamento). Ainda ninguem me falou de aumentos de potencia, e mesmo que falem tal não é possivel, á luz da exigencia da EDP.

Respondendo á restante brasa:

- A nossa proposta contemplava o fornecimento de acordo com o que estava no projecto de arquitectura, que assumiu a responsabilidade pelo mesmo, e tudo o que está feito assenta nesses preceitos, o arquitecto definiu todos os locais de tomadas, iluminações e demais elementos, tendo nós apresentado estes elementos ao nosso electricista (subempreiteiro) para conseguirmos orçamentar fidedignamente o trabalho, sendo que o senhor já trabalhava connosco ha alguns anos, tendo inclusivamente obras inspecionadas e certificadas, tenho 0 duvidas sobre a qualidade do trabalho.

- O electricista que nos fez a instalação era certificado e inscrito na DGEG, mas entretanto imigrou deixando este processo pendurado. Nós somos empreiteiro geral, não de instalações eléctricas/telecomunicações.
Boas
1 - Para começar a resolver essa situação tem de ter projeto elétrico da nova Coluna Montante e da sua fração, e um Técnico inscrito na DGEG para o auxiliar em toda a burocracia demorada que se vai seguir.
2 - Se a potencia total a alimentar esse edifício for superior a 41.4Kvas o Projeto elétrico tem de dar entrada na EDPD para viabilizarem a potencia, quando depois receber a carta da viabilização da potencia indicada no Projeto elétrico é que avança com o pedido de reforço de ramal de acordo com o indicado na carta de viabilização.
3 - Por norma esse aumento de potencia que segundo percebi vai originar a substituição de armário de distribuição, vai ser um ramal partilhado e por isso a executar pela EDPD e o cliente a pagar a parte que lhe cabe nesse ramal.
4 - Depois do ramal executado e ser dado o processo por concluído por parte da EDPD, o Técnico inscrito da DGEG trata dos pedidos de certificação da Coluna montante e do apartamento, as duas certificações em simultâneo.
5 - Atenção que se o pedido de certificação da nova coluna montante for superior a 41,4Kvas o Técnico responsável para além de estar inscrito na DGEG, tem de ser detentor de Alvará, pois vai ter de emitir Termo de Responsabilidade de Entidade Instaladora.
Cpts.
Energy
Zemanel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Zemanel »

Boa noite a todos e obrigado pelos esclarecimentos.

O assunto da coluna vai dar pano para mangas, e não se avizinha fácil de resolver porque todos os condóminos estão servidos.

Novos capítulos se seguirão...
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Boas

Dos casos que conheço a EDP só exige a instalação do armário de distribuição na fachada para potencias superiores a 69 kVA não sei qual é a potencia que está prevista para o prédio mas uma vez e como referiste todos os condóminos estão "servidos" e o problema se prende com um apartamento é aceitável refazeres o estudo de modo a que a potencia do prédio não ultrapasse os 69 kVA?.

No caso extremo independentemente da secção dos cabos novos que tenham sido passados na CM pedires um aumento de potencia apenas para a fração em causa.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Zemanel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Zemanel »

É o caso, a potencia instalada na coluna existente é de 29.33kVa e está pedida para a nova coluna 76.76kVa.
A minha empreitada nada tem a ver com a coluna, só quero certificar a instalação interior, o que estou a pensar é pedir a vistoria mas com base na potencia instalada disponível, acho que não posso estar a ser "entalado" por algo que não tenho nenhuma responsabilidade.

Não tenho culpa que o condominio não se entenda com a EDP correcto?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Zemanel Escreveu: 18 ago 2020, 13:31 É o caso, a potencia instalada na coluna existente é de 29.33kVa e está pedida para a nova coluna 76.76kVa.
A minha empreitada nada tem a ver com a coluna, só quero certificar a instalação interior, o que estou a pensar é pedir a vistoria mas com base na potencia instalada disponível, acho que não posso estar a ser "entalado" por algo que não tenho nenhuma responsabilidade.

Não tenho culpa que o condominio não se entenda com a EDP correcto?
Boas
Tudo depende do caderno de encargos que lhe foi fornecido para orçamentar e da forma como orçamentou.
Cpts.
Energy
Zemanel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Zemanel »

Para encerrar aqui o tópico:

Conseguimos certificar a instalação interior para a potencia disponível na coluna (3,45kva). Não vai ser possível pedir aumento de potencia até o novo armário de distribuição ser construído, mas é um problema que está com o condominio agora.

Obrigado a todos pelos replies.
Responder

Voltar para “Dúvidas”