Boas!!!
Alguém me sabe responder se, no caso de uma istalação de um quadro electrico de um restaurante, sou obrigado a usar disjuntores F+N em todos os circuitos!?
Disjuntores F+N
Re: Disjuntores F+N
Quanto á iluminação não tenho a certeza, nas tomadas és obrigado a colocar corte de fase e neutro em todos os circuitos.
Alimentação de circuitos com acesso pelo publico e equipamentos em bancadas de inox, a protecção deve ser a 30mA.
Alimentação de circuitos com acesso pelo publico e equipamentos em bancadas de inox, a protecção deve ser a 30mA.
Viva , tambem tinha interesse em saber se na realidade é necessario o corte ao neutro, e por acaso aqui no forum mas com outro titulo vem uma outra resposta e os moderadores do forum não questionaram a resposta , que foi esta ; " relativamente a este assunto, agradeço a cooperação dos colegas, entretanto tive uns minutos para telefonar para a Certiel e o que me disseram é que o corte de Neutro não é obrigatória, tal como o amigo Duzia já tinha dito... "
Se a instalação estiver protegida por um interruptor diferencial no meu entender não deveria ser obrigatorio , mas gostava de conhecer mais respostas .
Obrigado pela atenção
Se a instalação estiver protegida por um interruptor diferencial no meu entender não deveria ser obrigatorio , mas gostava de conhecer mais respostas .
Obrigado pela atenção
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Caro amigo! em resposta á sua duvida embora não seja obrigado a colocar dijuntores c/corte de neutro num restaurante na minha maneira de ver é útil haver todos os circuitos c/corte neutro, pois se for protegido apenas por um interruptor diferêncial (devia de ser vários) se houver uma passagem á terra o diferêncial não liga e em caso de ser numa hora de almoços ou jantares é complicado! se for dijuntores c/corte de neutro num circuito que esteja c/avaria é muito fácil ver o circuito que está c/avaria!
Boas, como já foi dito, não é obrigatório os disjuntores N+F. Pelas RTIEBT na iluminação apenas é necessário garantir que na zona de publico os circuitos de iluminação sejam pelo menos 2 protegidos por 2 diferenciais distintos ( dispensando-se esta regra para a 5ª categoria que corresponde a N<50 ) e que as tomadas da zona de publico sejam protegidas por 1 diferencial distinto das restantes zonas.
Não esquecendo a inacessibilidade a comandos e QG.
Cumprimentos
Não esquecendo a inacessibilidade a comandos e QG.
Cumprimentos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 mai 2009, 17:34
CAOR Escreveu:Caro amigo! em resposta á sua duvida embora não seja obrigado a colocar dijuntores c/corte de neutro num restaurante na minha maneira de ver é útil haver todos os circuitos c/corte neutro, pois se for protegido apenas por um interruptor diferêncial (devia de ser vários) se houver uma passagem á terra o diferêncial não liga e em caso de ser numa hora de almoços ou jantares é complicado! se for dijuntores c/corte de neutro num circuito que esteja c/avaria é muito fácil ver o circuito que está c/avaria!
ora ai ta uma resposta bem dada, pois facilita muito.
abraço