Pedido de ligação à rede...

Cyberthug
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2014, 10:04
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Pedido de ligação à rede...

Mensagem por Cyberthug »

Boa noite a todos,
Agradeço um esclarecimento a quem souber ajudar:
Tenho um cliente que comprou um apartamento e tem energia contratada no apartamento com um comercializador.
No mesmo prédio, no rês-do-chão existem as garagens dos apartamentos, estas têm de ter um contador separado, ou seja, não são alimentadas pelo apartamento.
Existe uma caixa com lugar para 6 contadores (6 garagens) e um quadro em cada garagem, como fazer o pedido para ligação à rede da EDP e o que é necessário ?
Obrigado.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Re: Pedido de ligação à rede...

Mensagem por Faiante »

Boa tarde meu caro " Cyberthug"

Para uma melhor compreensão sobre matéria tão melindrosa, deverá consultar as RTIEBT, na secção 722 - Alimentação de veículos elétricos, da
Portaria nº 949-A/ 11 de Setembro de 2006, alterada pela Portaria nº 252/2015,19 de Agosto.

1 - Carece de autorização do condomínio.
2 - Verifique se o edifício tem projeto elétrico? Veja qual a potência total e se o mesmo, tem incluída a potência mínima necessária a cada garagem.
3 - Verifique se a instalação do rés-chão, contém quadro elétrico? Se o mesmo, para além da iluminação contém saídas em reserva para cada uma
das garagens.
4 - Dentro da garagem verifique se no quadro está alguma reserva não equipada prevista par um ponto de carregamento
5 - Convém não esquecer que essa saída deverá estar protegida, para além a proteção magnetotérmica ao circuito, deverá estar protegida por um
IDR (interruptor diferencial) de baixa sensibilidade < 30 mmA do tipo A ou caso a instalação possa causar distúrbios noutras instalações do
edifício deve utilizar um diferencial do tipo B com características (DC).

Cptos

JAG
Cyberthug
Curioso
Curioso

Mensagem por Cyberthug »

Obrigado, pela resposta.
O edifício já está construído à mais de 20 anos. Já existe caixa para o contador e a instalação na garagem já está feita com um quadro elétrico dentro da garagem. É só a questão de fazer o pedido ??
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Nesse caso sao 2 pedidos de ligacao separados caso a garagem pertença ao proprietário do apartamento.

A questao é ja existe ramal ou e pretendido um segundo ramal?

Tem que consultar a edpd por forma a obter as informações caso ja exista nip e ficha electrotécnica e posterior execução da instalação de acordo com as regras.

Se existir siga as informações prestadas pela edp. Se Ae não existir tera que criar um novo processo.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Cyberthug Escreveu: 04 abr 2020, 23:41 Boa noite a todos,
Agradeço um esclarecimento a quem souber ajudar:
Tenho um cliente que comprou um apartamento e tem energia contratada no apartamento com um comercializador.
No mesmo prédio, no rês-do-chão existem as garagens dos apartamentos, estas têm de ter um contador separado, ou seja, não são alimentadas pelo apartamento.
Existe uma caixa com lugar para 6 contadores (6 garagens) e um quadro em cada garagem, como fazer o pedido para ligação à rede da EDP e o que é necessário ?
Obrigado.
Boas
Deve verificar junto da EDPD se essa garagem já tem local de consumo criado, e se tiver qual a potencia que lhe está atribuída.
Na caixa que diz ter para alojar os 6 contadores tem as respetivas cablagens, de onde são alimentados esses 6 contadores, do Q. Colunas, de caixas de Coluna etc.
Cpts.
Energy
Cyberthug
Curioso
Curioso

Mensagem por Cyberthug »

Obrigado pelas respostas.
A garagem pertence ao proprietário do apartamento.
Na caixa para alojamento de 6 contadores, já estão as respetivas cablagens e instalação da elétrica na garagem também.
3 contadores para 3 garagens já estão instalados.
Vou ver, nesse caso com a EDP se já existe algum NIP para a garagem, que dados são necessários ?
Cyberthug
Curioso
Curioso

Mensagem por Cyberthug »

Bom dia a todos, entrei em contato com a EDPD, o NIP existente é para o prédio todo, esta garagem não tem local de consumo atribuído.
Foi-me informado que é necessário uma ficha eletrotécnica do prédio todo.
Como tenho acesso a estes dados ?
Alguém já teve uma situação parecida ?
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Cyberthug Escreveu: 06 abr 2020, 11:14 Bom dia a todos, entrei em contato com a EDPD, o NIP existente é para o prédio todo, esta garagem não tem local de consumo atribuído.
Bom dia,

Na plataforma SRIESP https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/ consegue consultar os CPE e PMA a partir do NIP.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Cyberthug Escreveu: 06 abr 2020, 11:14 Bom dia a todos, entrei em contato com a EDPD, o NIP existente é para o prédio todo, esta garagem não tem local de consumo atribuído.
Boas
Se não tem local de consumo criado, significa que para alem da F.E vai ter de apresentar Projeto Elétrico, e pedir certificação da instalação, etc, etc.
Cpts.
Energy
Cyberthug
Curioso
Curioso

Mensagem por Cyberthug »

A instalação tem 20 anos, através do NIP, já tenho os dados de todos os apartamentos que estão ligados à rede.
A EDPD não me falou em projeto elétrico, nem certificação.
Apenas enviar FE do prédio todo, termo de responsabilidade , declaração em como não houve obras e planta de localização.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Cyberthug Escreveu: 08 abr 2020, 08:25 A instalação tem 20 anos, através do NIP, já tenho os dados de todos os apartamentos que estão ligados à rede.
Apenas enviar FE do prédio todo, termo de responsabilidade , declaração em como não houve obras e planta de localização.
As garagens sao alimentadas de onde? Quadro de. Colunas? Caixas de coluna? Ou ramal proprio?

Na ficha electrotécnica existente ja contempla essas garagens?

O projeto e obrigatorio sempre em potência superior a 10.35KVA.
Cyberthug
Curioso
Curioso

Mensagem por Cyberthug »

Pois, ainda não sei de onde são alimentadas, mas seguramente de uma caixa ou quadro de coluna.
Onde está a ficha eletrotécnica existente ?
A potência a pedir para esta garagem será 3,45KVA, a garagem é fechada e independente.
A instalação terá que ser estanque na garagem ? É que neste momento não o é...
São 6 garagens independentes, 3 já têm contador, preciso de fazer o pedido apenas para uma.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Cyberthug Escreveu: 08 abr 2020, 08:25 A EDPD não me falou em projeto elétrico, nem certificação.
Só o comercializador é que vai falar... Se vai criar um novo local de consumo, esse vai ter de ser certificado. Se está ligado à instalação colectiva, precisa de projecto.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Cyberthug Escreveu: 08 abr 2020, 08:25 A instalação tem 20 anos, através do NIP, já tenho os dados de todos os apartamentos que estão ligados à rede.
Boas
Neste momento a EDPD está-lhe a pedir a F.E para lhe dar a viabilidade do aumento de potencia e pagar esse aumento de potencia.
Com um bocado de sorte poderá não ter de fazer nada na Coluna montante do prédio, visto que o aumento de potencia é apenas de 3.45Kvas.
Depois de tudo isso, o assunto já é com a EDP Comercial, para fazer o contrato de fornecimento de energia, vão-lhe pedir a certificação, e claro para obter a certificação, vai ter de solicitar junto de uma entidade certificadora a respetiva certificação, e no dia da certificação vai ter de apresentar o projeto de eletricidade.
Cpts.
Energy
Cyberthug
Curioso
Curioso

Mensagem por Cyberthug »

Bom dia, obrigado pelas respostas.
Em relação à instalação da garagem terá que ser estanque ou não ?
O projeto elétrico poderá ser o existente, porque certamente à 20 anos, já existia o projeto elétrico ou terá que ser um novo ?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”