Carregar Veiculo Eléctrico...
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Boa Noite,
Estou com o seguinte problema ao carregar o meu veiculo eléctrico em casa.
Fiz a instalação de uma tomada monofasica 32A e escolhi a fase que apresenta maior tensão. Acontece que antes de começar a carregar a viatura, a tensão na tomada anda por volta do 225V e mal começo a carregar a 10A, a tensão cai para perto dos 210V/215V. O problema está que basta alguém em casa ligar algo ou até noutras casas na mesma rua ligarem algo, a tensão cai para perto dos 200V e o carregador pará(por protecção assumo). Se tentar carregar acima de 16A, o carregador nem deixa, arranca e desliga se logo. Que soluções existem?
Todos os valores referidos foram medidos com um multímetro entre a fase e o neutro.
Cumprimentos.
Estou com o seguinte problema ao carregar o meu veiculo eléctrico em casa.
Fiz a instalação de uma tomada monofasica 32A e escolhi a fase que apresenta maior tensão. Acontece que antes de começar a carregar a viatura, a tensão na tomada anda por volta do 225V e mal começo a carregar a 10A, a tensão cai para perto dos 210V/215V. O problema está que basta alguém em casa ligar algo ou até noutras casas na mesma rua ligarem algo, a tensão cai para perto dos 200V e o carregador pará(por protecção assumo). Se tentar carregar acima de 16A, o carregador nem deixa, arranca e desliga se logo. Que soluções existem?
Todos os valores referidos foram medidos com um multímetro entre a fase e o neutro.
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Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Tente perceber se esse problema também afecta os vizinhos pois se afectar a única coisa a fazer e contactar a EDP e reportar isso pois penso que a margem que eles tem e mais o menos 10% em relação aos 230 pois têm que cumprir os níveis mínimos e máximos e possível que eles tenham de fazer ajustes no Posto de Transformação
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Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Reparei que quando ele está a carregar e ligo algo tipo um compressor, o carregador bloqueia e diz power leak! Please check. Suponho que ele diga isso como erro geral e não como realmente existindo uma fuga de corrente...admin Escreveu: 28 dez 2019, 11:10 Tente perceber se esse problema também afecta os vizinhos pois se afectar a única coisa a fazer e contactar a EDP e reportar isso pois penso que a margem que eles tem e mais o menos 10% em relação aos 230 pois têm que cumprir os níveis mínimos e máximos e possível que eles tenham de fazer ajustes no Posto de Transformação
De qualquer maneira, gostava de saber se existe algum equipamento que possa ser ligado às 3 fases e que tenha uma saída com 240V? Algo que desse para partilhar a carga entre as 3 fases ou que consegui se com a tensão das 3 fases reduzir para a tensão que eu preciso?
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Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Boas,
para que se pudesse fazer um diagnóstico correcto era necessário conhecer:
1- A instalação.
2- O tipo de alimentação à sua instalação. (tipo de rede)
3- Analisar o comportamento da rede com a carga. (horas de ponta)
O Admin deu-lhe um conselho sensato.
Doutro modo são só palpites.
Ohmico
para que se pudesse fazer um diagnóstico correcto era necessário conhecer:
1- A instalação.
2- O tipo de alimentação à sua instalação. (tipo de rede)
3- Analisar o comportamento da rede com a carga. (horas de ponta)
O Admin deu-lhe um conselho sensato.
Doutro modo são só palpites.
Ohmico
Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Venho dar aqui um pequeno update, após verificar com o fabricante do carregador, este diz que o carregador funciona entre 100V ~ 240V entre 6A a 32A, desta forma penso que não possa ser um problema de tensão. Sendo assim passo a explicar o comportamento do carregador e o erro que dá:
Ligo o carregador a uma tomada monofásica de 32A, se seleccionar 32A ou 16A no carregador, o carregador comunica com o carro, começa a carregar, a corrente vai subindo chega mais ou menos a 7A e o carregador bloqueia e mostra uma mensagem de erro que diz "Power Leak! Please Check!". Se seleccionar 10A ou 8A, o carregador comunica com o carro e começa a carregar normalmente, acontece que sempre que eu ligar algo a mesma instalação eléctrica, o carregador bloqueia, apresentando a mesma mensagem de erro!
Quanto a instalação, não tenho foto, mas vou tentar explicar:
Existe dois quadros eléctricos, no principal, entra um cabo trifásico(vem do contador da luz da EDP) num diferencial de 40A e nas mesmas entradas sai outros 4 cabos que ligam a outro diferencial de 40A no quadro eléctrico secundário. No principal apenas existe 3 disjuntores, 2 de 16A e um de 32A, os de 16A é para as tomadas desse espaço e o outro é para as luzes, o de 32A é para uma ficha monofásica de 32A. Cada um dos disjuntores liga a uma fase diferente. No quadro eléctrico secundário, existe pelo menos 15 disjuntores de 16A em que controlam coisas como tomadas de varias zonas e luzes de varias zonas. O quadro eléctrico principal tem uma zona de ligações de fio terra, onde estão ligados os terra da instalação e dai sai um cabo que liga a zona de ligações de terra no quadro secundário, onde ai estão ligados terras da instalação e por sua vez dai sai um fio terra que esta ligado a uma vareta de cobre, espetada na terra.
A alimentação a minha rede é trifásica e o comportamento da rede em horas de ponta é sempre de a tensão descer cerca de 10V, sendo que fora de horas anda sempre dentro dos 230V e os 235V.
Sabendo que o carregador pode funcionar desde os 100V e que pelo menos a tensão da minha instalação eléctrica nunca é inferior a 200V, o que pode estar a causar esta tal "Power Leak"(fuga de corrente?)?
Ligo o carregador a uma tomada monofásica de 32A, se seleccionar 32A ou 16A no carregador, o carregador comunica com o carro, começa a carregar, a corrente vai subindo chega mais ou menos a 7A e o carregador bloqueia e mostra uma mensagem de erro que diz "Power Leak! Please Check!". Se seleccionar 10A ou 8A, o carregador comunica com o carro e começa a carregar normalmente, acontece que sempre que eu ligar algo a mesma instalação eléctrica, o carregador bloqueia, apresentando a mesma mensagem de erro!
Quanto a instalação, não tenho foto, mas vou tentar explicar:
Existe dois quadros eléctricos, no principal, entra um cabo trifásico(vem do contador da luz da EDP) num diferencial de 40A e nas mesmas entradas sai outros 4 cabos que ligam a outro diferencial de 40A no quadro eléctrico secundário. No principal apenas existe 3 disjuntores, 2 de 16A e um de 32A, os de 16A é para as tomadas desse espaço e o outro é para as luzes, o de 32A é para uma ficha monofásica de 32A. Cada um dos disjuntores liga a uma fase diferente. No quadro eléctrico secundário, existe pelo menos 15 disjuntores de 16A em que controlam coisas como tomadas de varias zonas e luzes de varias zonas. O quadro eléctrico principal tem uma zona de ligações de fio terra, onde estão ligados os terra da instalação e dai sai um cabo que liga a zona de ligações de terra no quadro secundário, onde ai estão ligados terras da instalação e por sua vez dai sai um fio terra que esta ligado a uma vareta de cobre, espetada na terra.
A alimentação a minha rede é trifásica e o comportamento da rede em horas de ponta é sempre de a tensão descer cerca de 10V, sendo que fora de horas anda sempre dentro dos 230V e os 235V.
Sabendo que o carregador pode funcionar desde os 100V e que pelo menos a tensão da minha instalação eléctrica nunca é inferior a 200V, o que pode estar a causar esta tal "Power Leak"(fuga de corrente?)?
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Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Vamos por partes por forma a tentar perceber a origem do seu problema.
[*]Qual a potência contratada?[/b]
[*]Qual o método de carregamento existente: [/b]
Modo de carga 1
Ligação do VE por meio de tomadas normalizadas de corrente estipulada não superior a 16 A e de tensão estipulada não superior a 250 V, em circuitos monofásicos, ou a 480 V, em circuitos trifásicos. O circuito de alimentação é constituído por condutores de fase, neutro e de proteção.
Modo de carga 2
Ligação do VE por meio de tomadas normalizadas de corrente estipulada não superior a 32 A e de tensão estipulada não superior a 250 V, em circuitos monofásicos, ou a 480 V, em circuitos trifásicos. O circuito de alimentação é constituído por condutores de fase, neutro e de proteção com uma função piloto, e com um sistema de proteção das pessoas contra os choques elétricos por meio de um dispositivo diferencial (DR) localizado entre o VE e a ficha ou na caixa de controlo integrada no cabo.
Modo de carga 3
Ligação direta do VE à instalação elétrica por meio de um SAVE dedicado, onde a função piloto se estende aos aparelhos de controlo localizados no interior do SAVE, que são permanentemente alimentados pela instalação elétrica.
Modo de carga 4
Ligação do VE à instalação de alimentação em corrente alternada por meio de um carregador externo onde a função piloto se estende aos aparelhos ligados em permanência à instalação.
Já fez as medições das tensões em casa fase por forma a entender qual a real flutuação ?
Tente perceber também se os vizinhos "sofrem" também de tais flutuações e quais os valores reais.
Supondo que utiliza o método de carregamento em monofásico, sabe se a fase disponível é a que se encontra menos em carga? (pois quando refere que utiliza outros equipamentos em simultâneo, é necessário tentar a distribuição equilibrada das 3 fases.
E por último, já consultou o manual do seu carregador?
[*]Qual a potência contratada?[/b]
[*]Qual o método de carregamento existente: [/b]
Modo de carga 1
Ligação do VE por meio de tomadas normalizadas de corrente estipulada não superior a 16 A e de tensão estipulada não superior a 250 V, em circuitos monofásicos, ou a 480 V, em circuitos trifásicos. O circuito de alimentação é constituído por condutores de fase, neutro e de proteção.
Modo de carga 2
Ligação do VE por meio de tomadas normalizadas de corrente estipulada não superior a 32 A e de tensão estipulada não superior a 250 V, em circuitos monofásicos, ou a 480 V, em circuitos trifásicos. O circuito de alimentação é constituído por condutores de fase, neutro e de proteção com uma função piloto, e com um sistema de proteção das pessoas contra os choques elétricos por meio de um dispositivo diferencial (DR) localizado entre o VE e a ficha ou na caixa de controlo integrada no cabo.
Modo de carga 3
Ligação direta do VE à instalação elétrica por meio de um SAVE dedicado, onde a função piloto se estende aos aparelhos de controlo localizados no interior do SAVE, que são permanentemente alimentados pela instalação elétrica.
Modo de carga 4
Ligação do VE à instalação de alimentação em corrente alternada por meio de um carregador externo onde a função piloto se estende aos aparelhos ligados em permanência à instalação.
Já fez as medições das tensões em casa fase por forma a entender qual a real flutuação ?
Tente perceber também se os vizinhos "sofrem" também de tais flutuações e quais os valores reais.
Supondo que utiliza o método de carregamento em monofásico, sabe se a fase disponível é a que se encontra menos em carga? (pois quando refere que utiliza outros equipamentos em simultâneo, é necessário tentar a distribuição equilibrada das 3 fases.
E por último, já consultou o manual do seu carregador?
Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
A potencia contratada é de 6,9kVA.lcmmonteiro Escreveu: 29 dez 2019, 20:01 Vamos por partes por forma a tentar perceber a origem do seu problema.
[*]Qual a potência contratada?[/b]
[*]Qual o método de carregamento existente: [/b]
Modo de carga 1
Ligação do VE por meio de tomadas normalizadas de corrente estipulada não superior a 16 A e de tensão estipulada não superior a 250 V, em circuitos monofásicos, ou a 480 V, em circuitos trifásicos. O circuito de alimentação é constituído por condutores de fase, neutro e de proteção.
Modo de carga 2
Ligação do VE por meio de tomadas normalizadas de corrente estipulada não superior a 32 A e de tensão estipulada não superior a 250 V, em circuitos monofásicos, ou a 480 V, em circuitos trifásicos. O circuito de alimentação é constituído por condutores de fase, neutro e de proteção com uma função piloto, e com um sistema de proteção das pessoas contra os choques elétricos por meio de um dispositivo diferencial (DR) localizado entre o VE e a ficha ou na caixa de controlo integrada no cabo.
Modo de carga 3
Ligação direta do VE à instalação elétrica por meio de um SAVE dedicado, onde a função piloto se estende aos aparelhos de controlo localizados no interior do SAVE, que são permanentemente alimentados pela instalação elétrica.
Modo de carga 4
Ligação do VE à instalação de alimentação em corrente alternada por meio de um carregador externo onde a função piloto se estende aos aparelhos ligados em permanência à instalação.
Já fez as medições das tensões em casa fase por forma a entender qual a real flutuação ?
Tente perceber também se os vizinhos "sofrem" também de tais flutuações e quais os valores reais.
Supondo que utiliza o método de carregamento em monofásico, sabe se a fase disponível é a que se encontra menos em carga? (pois quando refere que utiliza outros equipamentos em simultâneo, é necessário tentar a distribuição equilibrada das 3 fases.
E por último, já consultou o manual do seu carregador?
O metodo de carregamento é o 2.
As 3 fases medidas ao mesmo tempo, numa determinada altura, tinham os valores de:
1ª Fase:230
2ª Fase:220
3ª Fase:225
Se os vizinhos sofrem do mesmo não sei dizer, suponho que sim.
Quando uso o carregamento em monofásico, a fase que estou a usar é a que se encontra com menos carga no momento do carregamento.
Pelo que percebo(pouco) as fases encontram se equilibradas, pois com vários equipamentos ligados a rede eléctrica, as fases mantém se a uma "distancia" igual entre elas.
O carregador não tem qualquer tipo de manual, sei que tem um conjunto de circuitos de protecção contra overvolting, undervolting, power leak, overcurrent e lightning protection.
Na traseira do carregador diz:
Input: 100V ~ 240V 6A - 32A
Output: 100V ~ 240V 6A - 32A
No site da marca do carregador fornecem mais estas informações:
Insulation Resistance: 500MOhms
Contact Resistance: 0.055+-0.005Ohms
Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Com essa potência contratada e ainda por cima em trifásico, nunca vais conseguir carregar a 32A, nem mesmo a 16A. Se possível aumenta a potência contratada e/ou altera de trifásico para monofásico, isto caso não tenhas equipamentos trifásicos (esta alteração vai exigir alterações no quadro elétrico).
Tenta perceber se os vizinhos têm queixas. Parece que o carregador entra em proteção, possivelmente por a tensão cair conforme aumenta a potência de carga. O site da marca não indica nada? Não há manuais? Quem vendeu o equipamento no forneceu os manuais? Não presta assistência/apoio?
Tenta perceber se os vizinhos têm queixas. Parece que o carregador entra em proteção, possivelmente por a tensão cair conforme aumenta a potência de carga. O site da marca não indica nada? Não há manuais? Quem vendeu o equipamento no forneceu os manuais? Não presta assistência/apoio?
Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
O espaço encontra se alugado e o senhorio não permite mexer nem no sistema trifásico nem na potencia contratada. Existe algum tipo de conversor/transformador em que possa ligar as 3 fases juntas(400V) e passar para 230V? Para ver se dessa forma consigo carregar nem que seja a 10A...joao-pt Escreveu: 30 dez 2019, 11:07 Com essa potência contratada e ainda por cima em trifásico, nunca vais conseguir carregar a 32A, nem mesmo a 16A. Se possível aumenta a potência contratada e/ou altera de trifásico para monofásico, isto caso não tenhas equipamentos trifásicos (esta alteração vai exigir alterações no quadro elétrico).
Tenta perceber se os vizinhos têm queixas. Parece que o carregador entra em proteção, possivelmente por a tensão cair conforme aumenta a potência de carga. O site da marca não indica nada? Não há manuais? Quem vendeu o equipamento no forneceu os manuais? Não presta assistência/apoio?
O site só indica sobre as protecções que tem e input/output, nada mais. Nem manual online disponibiliza. Quem vendeu não forneceu manuais e diz que não existe. Presta apoio que é substituir equipamento caso se verifique que tem defeito(coisa que eu acho que não tem!).
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Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Para poder utilizar o sistema trifasico como monofásico basta utilizar apenas um dos 3 condutores de fase e o neutro, deixando devidamente isolado os outro dois condutores.
Lembrando que a potência que tem contratada (6.9 kVA), corresponde a 16A por fase.
Cumprimentos
Lembrando que a potência que tem contratada (6.9 kVA), corresponde a 16A por fase.
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Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Compreendo que assim seja, que é essa a maneira que eu estou a usar, mas a minha ideia/questão seria se através de um conversor/transformador, seria possível distribuir a carga pelas 3 fases e reduzir a tensão de 400V para 230V.maxxis Escreveu: 30 dez 2019, 14:39 Para poder utilizar o sistema trifasico como monofásico basta utilizar apenas um dos 3 condutores de fase e o neutro, deixando devidamente isolado os outro dois condutores.
Lembrando que a potência que tem contratada (6.9 kVA), corresponde a 16A por fase.
Cumprimentos
Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
O senhorio não permite alterar a potência contratada? Quem paga as faturas é o senhorio ou o inquilino?K1ck09 Escreveu: 30 dez 2019, 14:17O espaço encontra se alugado e o senhorio não permite mexer nem no sistema trifásico nem na potencia contratada. Existe algum tipo de conversor/transformador em que possa ligar as 3 fases juntas(400V) e passar para 230V? Para ver se dessa forma consigo carregar nem que seja a 10A...
O site só indica sobre as protecções que tem e input/output, nada mais. Nem manual online disponibiliza. Quem vendeu não forneceu manuais e diz que não existe. Presta apoio que é substituir equipamento caso se verifique que tem defeito(coisa que eu acho que não tem!).
Se o equipamento foi comprado em Portugal, quem o vendeu é obrigado a fornecer manual de instruções/utilização em português. Tenta saber a marca e modelo, pode ser que alguém tenha experiência nele e possa avançar com mais ajuda.
O problema não é o sistema ser monofásico, o problema é da rede/da potência disponível ou do carregador. 6,9kVA não correspondem a 16A por fase.maxxis Escreveu: 30 dez 2019, 14:39 Para poder utilizar o sistema trifasico como monofásico basta utilizar apenas um dos 3 condutores de fase e o neutro, deixando devidamente isolado os outro dois condutores.
Lembrando que a potência que tem contratada (6.9 kVA), corresponde a 16A por fase.
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Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
6.9KVa em trifásico corresponde a 10A por fase.maxxis Escreveu: 30 dez 2019, 14:39 Para poder utilizar o sistema trifasico como monofásico basta utilizar apenas um dos 3 condutores de fase e o neutro, deixando devidamente isolado os outro dois condutores.
Lembrando que a potência que tem contratada (6.9 kVA), corresponde a 16A por fase.
Cumprimentos
Se tem o contrato em seu nome consulte a pma ou potência máxima admissível e veja se é possível aumentar o contrato para uma potência superior.
Se não for. Possível terá que fazer uma nova ficha electrotécnica e posteriores intervenções que respeitem as rtieb e termo de responsabilidade do técnico para inspecção.
Penso que a partida está entendida a origem do problema que é falta de potência
Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
joao-pt Escreveu: 30 dez 2019, 16:06O senhorio não permite alterar a potência contratada? Quem paga as faturas é o senhorio ou o inquilino?K1ck09 Escreveu: 30 dez 2019, 14:17O espaço encontra se alugado e o senhorio não permite mexer nem no sistema trifásico nem na potencia contratada. Existe algum tipo de conversor/transformador em que possa ligar as 3 fases juntas(400V) e passar para 230V? Para ver se dessa forma consigo carregar nem que seja a 10A...
O site só indica sobre as protecções que tem e input/output, nada mais. Nem manual online disponibiliza. Quem vendeu não forneceu manuais e diz que não existe. Presta apoio que é substituir equipamento caso se verifique que tem defeito(coisa que eu acho que não tem!).
Se o equipamento foi comprado em Portugal, quem o vendeu é obrigado a fornecer manual de instruções/utilização em português. Tenta saber a marca e modelo, pode ser que alguém tenha experiência nele e possa avançar com mais ajuda.
O problema não é o sistema ser monofásico, o problema é da rede/da potência disponível ou do carregador. 6,9kVA não correspondem a 16A por fase.maxxis Escreveu: 30 dez 2019, 14:39 Para poder utilizar o sistema trifasico como monofásico basta utilizar apenas um dos 3 condutores de fase e o neutro, deixando devidamente isolado os outro dois condutores.
Lembrando que a potência que tem contratada (6.9 kVA), corresponde a 16A por fase.
Cumprimentos
O senhorio não permite alterar a potencia contratada pois é ele que paga a luz.
Sim foi comprado em Portugal. O equipamento é um Khons 32A.
O estranho é que mesmo desligando tudo e usar a melhor fase para a ficha no qual ligo o carregador, mesmo a 10A, o carregador bloqueia passado alguns minutos. Supostamente se não há qualquer tipo de carga na rede excepto o carregador, e se a potencia contratada da 10A por fase, ele deveria conseguir manter se sempre ligado e sempre a carregar, ou nao?
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Re: Carregar Veiculo Eléctrico...
Apesar de não conhecer a sua instalação elétrica nem que tipo de tomada e/ou cabo alimenta esse circuito há algo no seu discurso que também me faz ficar confuso...
Ora se tem uma tomada de 32A monofásica, como vai escolher a melhor fase? Vai ao quadro mede com uma pinça qual a fase que tem menos carga e muda o cabo desse circuito?
Repare numa coisa que à partida é uma limitação e sem a alterar nada poderá fazer.... se a sua potência contratada é de apenas 10A por fase nunca irá conseguir ter 16A em nenhuma tomada, pelo menos não continuamente.. poderá eventualmente ter durante algum tempo até que o DCP limite e corte.
Em circuitos com tomadas de 16A o seu carregador irá andar na ordem dos 12A.
Com 10A por fase não há muito a fazer e por mais que o repitam é o seu limite!! Ponto!
Só tem duas alternativas:
ou tenta o aumento de potência e garante a potência necessária para realizar tal carregamento.
ou então eu nem devia dizer isto mas é o que às vezes apetece dizer e desde já peço desculpa a todo o fórum, tem que "fugir" ao seu DCP, pois de outra forma nunca terá mais do que os 10A disponíveis.
Recomendo que experimente o seu carregador numa outra instalação que tenha disponível mais do que 16A e confirme se realmente funciona a 100%.
Ora se tem uma tomada de 32A monofásica, como vai escolher a melhor fase? Vai ao quadro mede com uma pinça qual a fase que tem menos carga e muda o cabo desse circuito?
Repare numa coisa que à partida é uma limitação e sem a alterar nada poderá fazer.... se a sua potência contratada é de apenas 10A por fase nunca irá conseguir ter 16A em nenhuma tomada, pelo menos não continuamente.. poderá eventualmente ter durante algum tempo até que o DCP limite e corte.
Em circuitos com tomadas de 16A o seu carregador irá andar na ordem dos 12A.
Com 10A por fase não há muito a fazer e por mais que o repitam é o seu limite!! Ponto!
Só tem duas alternativas:
ou tenta o aumento de potência e garante a potência necessária para realizar tal carregamento.
ou então eu nem devia dizer isto mas é o que às vezes apetece dizer e desde já peço desculpa a todo o fórum, tem que "fugir" ao seu DCP, pois de outra forma nunca terá mais do que os 10A disponíveis.
Recomendo que experimente o seu carregador numa outra instalação que tenha disponível mais do que 16A e confirme se realmente funciona a 100%.