Duvida na Potência para uma instalação

Responder
afoafo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 jul 2007, 12:31
Contacto:

Duvida na Potência para uma instalação

Mensagem por afoafo »

Bom dia.

Conheço este forum já lá vai algum tempo, mas nunca o usei para tirar dúvidas. E hoje vou tentar usar o forum nesse sentido.

Sou projectista à pouco tempo. Recentemente elaborei um projecto de uma salsicharia e alguém que não é da especialidade, mas lida com estes assuntos, admirou-se com o valor da potência prevista por mim cálculado.
A salsicharia tem sistemas de frio, motores para maquinas de desmancha, etc etc.....

No final deu-me cerca de 200 kVA. É muito para este tipo de industria?? Usei um coeficiente de simultaneadade de 1 em todos os circuitos (excepto nos da tomadas).

E por falar em tomadas..... Qual o valor da potência que uso para calculo de circuitos de tomadas?? Em monofásico 3500 kVA e para trifásico 9000 kVA??

Não sei se é da minha folha de Excel ou não. Alguém tem uma folha de cáculo para isto??

Obrigado e cumps a todos.

P.S. - Se quiserem os valores da potência da maquinaria eu forneço, só para serem mais precisos nas vossas opiniões.
P.S. - Não sabia bem onde enquadrar este tópico, pelo que peço desculpa se este não for a melhor secção para expor o problema.
http://JetPro.com.pt - Projecto Eléctrico
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Duvida na Potência para uma instalação

Mensagem por amoreira »

afoafo Escreveu:Bom dia.

Conheço este forum já lá vai algum tempo, mas nunca o usei para tirar dúvidas. E hoje vou tentar usar o forum nesse sentido.

Sou projectista à pouco tempo. Recentemente elaborei um projecto de uma salsicharia e alguém que não é da especialidade, mas lida com estes assuntos, admirou-se com o valor da potência prevista por mim cálculado.
A salsicharia tem sistemas de frio, motores para maquinas de desmancha, etc etc.....

No final deu-me cerca de 200 kVA. É muito para este tipo de industria?? Usei um coeficiente de simultaneadade de 1 em todos os circuitos (excepto nos da tomadas).

E por falar em tomadas..... Qual o valor da potência que uso para calculo de circuitos de tomadas?? Em monofásico 3500 kVA e para trifásico 9000 kVA??

Não sei se é da minha folha de Excel ou não. Alguém tem uma folha de cáculo para isto??

Obrigado e cumps a todos.

P.S. - Se quiserem os valores da potência da maquinaria eu forneço, só para serem mais precisos nas vossas opiniões.
P.S. - Não sabia bem onde enquadrar este tópico, pelo que peço desculpa se este não for a melhor secção para expor o problema.
Acho que em relação ás tomadas querias dizer W e não KVA certo?

Para alguém poder dizer com alguma certeza se a potência em causa é muito ou
não terás mesmo de disponibilizar o quadro de potências que te serviu de base, ou
ou quadros eléctricos, que até podem ser em formato PDF.

Em relação á folha de cálculos existem imensas aqui no fórum, faz o download
e adapta uma delas á tua instalação.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Na realidade, e como diz o amoreira, para sabermos o melhos é disponibilizar as potência, mas já fiz um levantamento de um local onde procediam ao abate de aminais e ao processamento da carne e sei que lá tinha um PT de 400kVA.
Cpt

Rebelo Cruz
afoafo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por afoafo »

OI.

Sim é Watt e não Volt-Ampere.

Sinceramente, a minha duvida surge pq ainda estou um pouco inseguro. É como sairmos do carro e caminharmos 500 metros e alguem perguntar se fechei o carro.... tenho sempre de voltar atras e confirmar :-).

Mas acho que a potência está bem calculada. Só queria era confirmar. Quando tiver tempo eu disponho aqui no painel as cargas principais (excluo a iluminação e as tomadas).

Tenho a sensação que atribuo um valor de potencia prevista muito alto para os circuitos de tomadas. Não sei...

Obrigado.
elektron21
Curioso
Curioso
Registado: 24 jan 2008, 15:05

Mensagem por elektron21 »

Pelo que me ensinaram nao se deve atribuir um coeficiente de simultaneidade de 1 a todas as maquinas porque assim ta-se a prever que estejam a funcionar todas as maquinas ao mesmo tempo e a plena carga o que nao costuma acontecer. Penso que deverias ter uma informaçao mais detalhada sobre o funcionamento da salsicharia na questao das maquinas. Por ex o sistema de frio nao funciona continuamente.
afoafo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por afoafo »

Bom dia!!

Desculpem só responder agora, mas aproveitei o feriado de 22 para passar uns dias fora. Pena o tempo tar bera, mas adiante....

Vou colocar o grosso das potências a usar na salsicharia:

Equipamento FRIO:

Central - 20,5 kW
Secador - 25,5 kW
Unidade Bitzer 2.2 - 3,25 kW
Unidade Bitzer 3.2 - 10 kW
Unidade Bitzer 4.2 - 7,25 kW
Evaporador - 0,33 kW
Evaporador - 1,32 kW

O que dá um total de 68,15 kW

Equipamento Carnes:

Electrocutores de Insectos - 1,4 kW
Braço articulado - 2,2 kW
Cortadora - 15 kW
Picadora - 17,9 kW
Misturadora - 5,5 kW
Enchedora - 7,5 kW
Embaladora - 4 kW

O que dá um total de 53,15 kW

Isto ronda os 120 kW

A isto ainda soma a iluminação e as tomadas. Isso somado dá uns 220 kW.

A minha dúvida é mesmo nas tomadas e no coeficiente de simultaneidade ( tou a achar 100 kW de iluminação e tomadas um pouco demasiado)

Que valor por circuito de tomadas devo eu prever?? O máximo que o cabo aguenta? ou os 16A da protecção como bitola?

E o coeficiente de simultaneidade?? Alguém sabe como funciona estes sistemas de frio/calor??

Obrigado

Cumps
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

afoafo Escreveu:Bom dia!!

Desculpem só responder agora, mas aproveitei o feriado de 22 para passar uns dias fora. Pena o tempo tar bera, mas adiante....

Vou colocar o grosso das potências a usar na salsicharia:

Equipamento FRIO:

Central - 20,5 kW
Secador - 25,5 kW
Unidade Bitzer 2.2 - 3,25 kW
Unidade Bitzer 3.2 - 10 kW
Unidade Bitzer 4.2 - 7,25 kW
Evaporador - 0,33 kW
Evaporador - 1,32 kW

O que dá um total de 68,15 kW

Equipamento Carnes:

Electrocutores de Insectos - 1,4 kW
Braço articulado - 2,2 kW
Cortadora - 15 kW
Picadora - 17,9 kW
Misturadora - 5,5 kW
Enchedora - 7,5 kW
Embaladora - 4 kW

O que dá um total de 53,15 kW

Isto ronda os 120 kW

A isto ainda soma a iluminação e as tomadas. Isso somado dá uns 220 kW.

A minha dúvida é mesmo nas tomadas e no coeficiente de simultaneidade ( tou a achar 100 kW de iluminação e tomadas um pouco demasiado)

Que valor por circuito de tomadas devo eu prever?? O máximo que o cabo aguenta? ou os 16A da protecção como bitola?

E o coeficiente de simultaneidade?? Alguém sabe como funciona estes sistemas de frio/calor??

Obrigado

Cumps
Boas

Relativamente ao equipamentos de frio acho que deves utilizar o coeficiente 1, pois existe sempre a possibilidade de trabalharem todos ao mesmo tempo
Nos equipamentos de carnes só o dono é que te pode confirmar ou não se os equipamentos vão funcionar todos ao mesmo tempo ou não.
Quanto à iluminação támbem me parece que esta vai estar sempre ligada, por isso C.S.=1
Já agora qua a potência só da iluminação instalada?
Relativamente às tomadas elas são circuitos de usos gerais?
Cpt

Rebelo Cruz
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Boas,

Convém esclarecer se estamos a falar em KW ou em KVA, porque no inicio do tópico
referes KVA agora apresentas as cargas em KW.

Em relação aos circuitos de tomadas monofásicas para usos gerais podes considerar
3KVA por circuito com um CS=0,6.

Já agora qual é a área em m2 da instalação, é que a mim a potências prevista para
as tomadas e iluminação tb me parece exagerada, mas isto de comentar sem elementos
mais precisos é sempre um problema.
Última edição por amoreira em 28 mai 2008, 11:21, editado 1 vez no total.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

também concordo
afoafo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por afoafo »

Viva!!!

A minha tabela de excel trata os valores em WATT logo podemos falar em potência útil.

Eu dimensionei os circuitos monofásicos para 3000 Watt e os trifásicos 9000 Watt (3000 por fase). Respeitando o máximo de 8 pontos por circuito. Quanto à iluminação tem uma potência de cerca de 8500 Watt (exterior e interior).

A área é de cerca de 900 m^2 (de entre escritórios, produção e armazéns).

Com o que já aqui se falou, posso concluir que o disparate está, ou não, nas tomadas. Ou uso demasiado circuitos de tomadas ou então é mesmo normal. Como ainda não estou maduro nisto, sinto duvidas nas quantidades valores.

Assim por alto, somando, tenho 36000 Watt previstos para os circuitos trifásicos e 60000 Watt para os monofásicos.

Ainda entra o C.S., mesmo assim acho alto.

O melhor é mesmo usar os 25 VA/m^2, certo?

Abraços
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

afoafo Escreveu:Viva!!!

A minha tabela de excel trata os valores em WATT logo podemos falar em potência útil.

Eu dimensionei os circuitos monofásicos para 3000 Watt e os trifásicos 9000 Watt (3000 por fase). Respeitando o máximo de 8 pontos por circuito. Quanto à iluminação tem uma potência de cerca de 8500 Watt (exterior e interior).

A área é de cerca de 900 m^2 (de entre escritórios, produção e armazéns).

Com o que já aqui se falou, posso concluir que o disparate está, ou não, nas tomadas. Ou uso demasiado circuitos de tomadas ou então é mesmo normal. Como ainda não estou maduro nisto, sinto duvidas nas quantidades valores.

Assim por alto, somando, tenho 36000 Watt previstos para os circuitos trifásicos e 60000 Watt para os monofásicos.

Ainda entra o C.S., mesmo assim acho alto.

O melhor é mesmo usar os 25 VA/m^2, certo?

Abraços
Como já tens o projecto feito tens é que somar as potências e colocar
respectivo KS.

Não te esqueças de converter os KW para KVA.
Responder

Voltar para “Dúvidas”